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Home Ecommerce

Use as Landing Pages para vender mais na Black Friday

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
4 de novembro de 2021
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Landing Pages

Landing Pages

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As Landing Pages são páginas simples que têm como único objetivo converter um visitante em um lead ou um cliente. Se você quer saber como elas podem te ajudar a vender mais continue a sua leitura e descubra:

  1. O que são Landing Pages
  2. Como as Landing Pages influenciam no seu resultado?
  3. O que é essencial nas Landing Pages?
  4. Como utilizar as Landing Pages para vender mais na Black Friday
  5. Dicas para converter mais através das Landing Pages 
  6. Como as Thank You Pages podem ajudar nesse processo

Quando o mês de novembro se inicia todos nós já aguardamos ansiosamente pelas ofertas da Black Friday, que, todos temos que concordar, já se tornou um evento tradicional no Brasil. Para os consumidores a data é uma ótima oportunidade para realizar a compra de algo que deseja por um preço muito abaixo do convencional, já para quem tem um e-commerce essa é uma excelente oportunidade para alavancar os lucros de seu negócio. Mas será que é tão fácil assim vender apenas por ocasião da Black Friday? Quem já atua no ramo há algum tempo sabe bem a resposta: não.

Vender na Black Friday, assim como em qualquer outra época do ano, exige muito esforço, dedicação e estratégia. É preciso entender quem é o seu cliente, o que ele busca, onde ele está e, assim que conseguir a atenção dele, é preciso fazer com que ele decida comprar de você. E é aí que muitos e-commerces falham. Não que seja fácil, afinal, são muitos os fatores que influenciam nessa decisão de compra, mas, como qualquer bom vendedor sabe, existem diversas formas de tornar um curioso em um cliente. 

Causar uma boa primeira impressão é, com toda a certeza, um fator determinante nesse processo, ainda mais no meio digital onde o cliente pode apenas fechar a aba no navegador caso não goste da forma como seu negócio se apresenta e está tudo resolvido. 

Se você já tem certa familiaridade com o marketing digital, já deve ter ouvido falar das Landing Pages, talvez já tenha alguma noção do que é e, talvez, já até tenha uma no seu negócio. Mas você sabe do potencial que as Landing Pages têm de ajudar o seu negócio a vender mais na Black Friday? Continue lendo e entenda isso.

O que são Landing Pages?

Para começar, precisamos, primeiramente, entender o que é essa ferramenta que  poderá aumentar o lucro do seu negócio.

As Landing Pages ou “Páginas de Aterrissagem”, em português, são páginas que têm como objetivo principal converter  seus visitantes em leads. Por conta disso, as Landing Pages são páginas bem mais simples do que as demais páginas de um negócio e não costumam trazer alguns elementos bem comuns nas páginas de sites e e-commerces como menu de navegação, ofertas etc.

Apesar de serem mais simples, como dissemos anteriormente, não é exatamente fácil configurar uma Landing Page que consiga cumprir com esse propósito, mas acredite: se você seguir as dicas que vamos dar neste post,  seu negócio terá resultados muito mais positivos.

Como as Landing Pages influenciam nos seus resultados?

Você talvez possa estar se perguntando agora de que forma uma página com ainda menos informações do que as demais pode trazer melhores resultados para o seu negócio.

Confira então os 3 principais pontos onde você vai perceber essa evolução:

Lead Scoring

O Lead Scoring é uma métrica que ajuda a identificar quais leads são mais adequados para o seu negócio, quais leads têm um maior potencial para fechar com você, e qual lead deve ser priorizado.

Quanto mais no fundo do funil o seu lead está, mais valioso ele se torna para seu negócio, e uma Landing Page bem trabalhada ajuda muito a identificar qual o momento de compra desse visitante que está na sua página. 

Um lead que deixa o e-mail no seu formulário para recebimento da newsletter é importante, mas tem uma menor chance de se tornar um cliente do que um visitante que deixa seu contato num formulário para que um consultor entre em contato para tratar de um tema específico, por exemplo. Fazer essa separação de qual lead merece prioridade ajuda muito a equipe de vendas e a Landing Page com certeza vai te  auxiliar nesse processo.

Entenda mais sobre o funil de vendas.

Te ajuda a segmentar os Leads

Saber em qual momento da jornada de compra o seu lead está é apenas um primeiro passo no processo para transformá-lo em um cliente. Após entender isso é necessário criar uma estratégia para que essa jornada termine com uma concretização da venda, independente de qual estágio seu lead está.

Tendo claro onde o seu futuro cliente se encontra, fica muito mais fácil entender o que ele busca e, principalmente, como você vai ajudá-lo a encontrar isso. Com as informações coletadas na sua Landing Page você pode separar seus leads de acordo com o estágio de compra e com os interesses que cada um possui e então definir com maior precisão qual estratégia será adotada para se comunicar com eles.

Reduz os custos de aquisição de clientes

Como você já deve ter imaginado ao chegar até aqui, as Landing Pages permitem que você consiga informações sobre os seus leads que, sem elas, levariam muito tempo de conversas por telefone, e-mail, redes sociais etc. 

Contanto que a sua Landing Page chame a atenção dos visitantes, com apenas alguns cliques eles podem te fornecer todas essas informações que você e sua equipe precisam, reduzindo e muito o custo para aquisição de novos clientes para o seu negócio.

O que é essencial nas Landing Pages?

Bom, agora que você já viu alguns dos benefícios que uma boa Landing Page pode trazer para o seu negócio, vamos passar para uma parte mais prática e entender o que você precisa ter na sua.

Títulos que geram curiosidade

Como já falamos anteriormente, para fechar uma venda é necessário que, primeiramente, você capture a atenção do seu cliente para que ele venha até você, ou até a sua Landing Page, e entenda o que você tem a oferecer.

Atrair a atenção de uma pessoa, ainda mais na internet, onde tantas coisas competem pela atenção, não é nada fácil. Por isso é importante que a sua Landing Page tenha um título que chame a atenção de seu cliente.

Mas não adianta apenas colocar um título chamativo apenas por colocar. O título precisa ter relação com o seu produto, com o seu negócio e com a sua oferta. Quando um visitante acessar a sua página ele precisa saber o que vai encontrar, caso contrário, ele apenas vai sair da sua página sem gerar nenhuma conversão.

Imagens que representem bem a sua oferta

Outro ponto fundamental, ainda pensando em capturar a atenção dos visitantes da página, é a utilização de imagens. Na sua Landing Page, se preocupe em escolher uma imagem com boa definição, que seja bem reproduzida em qualquer dispositivo e, principalmente, que tenha a ver com a oferta que você está fazendo. De nada adianta ter a imagem mais bonita disponível nos bancos de imagens se o visitante da sua página não conseguir compreender a sua mensagem.

No momento de decidir a imagem que será utilizada, olhe para ela e para o título, depois para o subtítulo da sua página e depois apenas para a imagem sozinha. Se nas três situações a mensagem passada for a mesma, então você escolheu a imagem correta.

Lembre-se também de compactar as imagens que for utilizar para que elas não fiquem muito pesadas e aumentem o tempo de carregamento da sua página. Uma página que demora para abrir também faz o visitante perder o interesse rapidamente.

Descrição da oferta que não deixa dúvida

Com título e subtítulo honestos e uma imagem que representa bem a sua oferta, chegou o momento de trabalharmos na descrição.

Como já falamos por aqui, as Landing Pages trazem bem menos elementos e informações do que as outras páginas do seu site, logo, a descrição aqui não deve ser muito longa, mas apenas trazer algumas informações importantes para que os visitantes não tenham dúvidas sobre o que você está oferecendo.

Seja objetivo, direto e use frases mais curtas, focando em apresentar ao leitor os principais benefícios da sua oferta. 

Formulário para coletar informações dos Leads

Os formulários são muito importantes nesse processo pois são eles que permitem que você consiga as informações que você precisa sobre os seus leads.

Apesar de ser tentador pedir para que o lead coloque todas as informações relevantes sobre ele para que você possa fechar uma venda, é importante que o formulário seja simples e objetivo o suficiente para que o visitante não se sinta intimidado ou simplesmente desmotivado a preencher tantas informações.

Caixas caixas de seleção onde o lead escolhe apenas uma das opções é uma excelente escolha nesse processo já que é muito mais fácil para preencher e, ainda assim, te permite fazer o lead scoring e a segmentação dos seus leads.

Ah, não se esqueça de pegar as informações de contato deles!

Como usar as Landing Pages para vender mais na Black Friday

Agora que você já sabe o que é necessário colocar na sua Landing Page, vamos ver algumas coisas que você deve levar em consideração para aumentar suas vendas na Black Friday. Na verdade, não apenas na Black Friday. 

O que nós vamos falar agora são pontos que podem te ajudar em outras épocas do ano propícias às vendas também, como Natal ou Dia das Crianças, mas, ainda assim, são pontos que, contanto que sejam levados em consideração na hora de planejar uma estratégia de vendas, vão trazer resultados muito expressivos. Vamos começar então!

Entenda o perfil do seu consumidor

Por mais que as Landing Pages te permitam obter informações sobre seus leads é fundamental que você já tenha bem definido qual é o público que você busca para o seu negócio. De nada adianta levar para a sua página pessoas que não se identificam com a sua marca ou não têm interesse no seu produto.

Por isso é fundamental nesse processo que você sempre leve em consideração quem é o seu cliente ideal. Entendendo quem ele é e o que ele busca fica muito mais fácil gerar uma conversão, afinal de contas a sua página será toda estruturada pensando nesse cliente.

Caso você ainda não tenha elaborado uma persona para a sua empresa, acesse esse link e veja o passo a passo para criar uma que faça sentido e gere muitos resultados para o seu negócio.

Tenha uma oferta que faça sentido

Se você já sabe quem é o seu cliente ideal e o que ele procura, então está na hora de encontrar a melhor opção para ele dentro do que o seu negócio se propõe.

Apesar de não ser uma tarefa difícil, é importante que você se preocupe em fazer uma oferta que realmente tenha valor para o seu consumidor, então evite fugir de promoções genéricas ou apenas oferecer o mesmo que o seu concorrente está oferecendo.

Se coloque no lugar do seu cliente, pense naquilo que apenas o seu negócio é capaz de oferecer para ele, imagine o quanto você pode deixar o seu produto ainda mais atrativo com essa oferta.

Mas, é claro, não caia no erro de criar uma oferta que não trará nenhum retorno para a sua empresa. Utilizar as métricas fornecidas pelo Markup pode te ajudar muito nesse processo para evitar que você saia no prejuízo enquanto tenta alavancar as suas vendas. 

Esteja presente nas redes sociais

Agora que você já sabe quem é o seu cliente, o que ele busca e já tem algo de valor para oferecer a ele, é preciso que ele te encontre, correto?

Com certeza essa não é a primeira vez que você lê sobre a importância de estar presente nas redes sociais e, se você já acompanha as dicas do nosso blog, com certeza já está fazendo um bom trabalho por lá.

Além de utilizar as redes sociais para se conectar com o seu público, você também pode utilizá-las para direcioná-los para a sua Landing Page. Faça postagens no Facebook ou LinkedIn, publique stories no Instagram com links para a sua página e incentive seu público a conferir o que você tem preparado para eles por lá.

Outra forma de usar as redes sociais ao seu favor é incentivando seu público a compartilhar suas publicações, a deixar comentários ou marcar os amigos. Além de aumentar o engajamento também pode te trazer novos clientes.

Dicas para converter mais através da Landing Page

Além de tudo o que já vimos até aqui, existem outros pontos que valem a pena ser mencionados e que podem te ajudar a ter melhores resultados com a sua Landing Page. Listamos 5 deles abaixo:

Trabalhe as imagens com cuidado na sua página

Como já falamos anteriormente, as imagens são de fundamental importância nas Landing Pages, na verdade, toda a parte visual da sua página deve ser muito bem pensada para proporcionar a melhor experiência possível para o seu visitante e aumentar as chances de uma conversão.

Existem diversos estudos que comprovam que as pessoas prestam muito mais atenção em imagens do que em textos na internet. Então escolha imagens que realmente tenham a ver com o seu produto, que realmente entregue a mensagem que, talvez, seja ignorada no texto.

É importante também escolher com muito cuidado onde colocar seu formulário e como ele vai ser visualizado dentro da página. Lembre-se de que as informações que serão coletadas no formulário é o que realmente importa aqui, então busque destacar o seu formulário do restante da página, respeitando, é claro, a identidade visual proposta.

Tenha um bom copyrighting

Você já viu aqui o quanto é importante você saber se comunicar com o visitante da sua página e passar a mensagem de uma forma clara para que aconteça a conversão.

Não adianta você trabalhar todo o layout e deixar a aparência do seu site impecável se você não conseguir convencer ninguém a dar um próximo passo nessa jornada de compra.

Nesse momento você já conhece seu cliente bem o suficiente para entender o que ele deseja. Seja persuasivo quando estiver elaborando sua Landing Page. Utilize gatilhos mentais no seu texto, como o da escassez ou então da prova social.

Temos um conteúdo completo no nosso blog para você se aprofundar no copyrighting e aplicar da melhor forma no seu negócio, que você pode conferir clicando aqui.

Apresente provas sociais

As provas sociais, como mencionamos anteriormente, são gatilhos muito úteis para convencer o seu cliente, afinal, elas vão evidenciar que a sua oferta realmente é vantajosa para quem decide fechar contigo.

Colete depoimentos positivos de outros clientes reais e reproduza-os em sua Landing Page e o visitante se tornará muito mais aberto a se tornar um cliente ao ver a opinião de outras pessoas que estavam na mesma posição que ele.

Além disso, as provas sociais, ainda que não gerem um lead imediatamente, ajudam a construir a autoridade da sua marca.

Crie um CTA que engaje

CTA, abreviação de Call To Action, são os botões que convidam o usuário a tomar uma ação, seja preenchendo um formulário, seja deixando um comentário, seguindo nas redes sociais etc.

O CTA deve ser encontrado numa posição estratégica dentro da sua página e deve ser chamativo o suficiente para que o usuário decida atender à sua solicitação. O copyrighting também deve ser aplicado aqui para convencer o visitante de que realmente vale a pena fornecer as informações de contato para avançar a uma nova etapa no relacionamento com a sua empresa.

Novamente, se coloque no lugar do seu cliente e pense “por qual motivo eu deveria fornecer essas informações?” Quando conseguir responder a essa questão, coloque essa resposta de uma forma clara e objetiva no seu CTA e aguarde as respostas.

Fique de olho nas métricas

Outro fator fundamental, não apenas nas Landing Pages, mas em qualquer coisa que envolva fazer negócios pela internet, é analisar as métricas para saber se a estratégia que você está implementando realmente está trazendo os resultados desejados e, caso não esteja, é necessário identificar o que não está funcionando e buscar melhorar isso.

No caso das Landing Pages existem 5 principais métricas que você precisa manter atenção constante, são elas:

Taxa de Cliques

A Taxa de Cliques, ou Click Through Rate (CTR), nada mais é do que um indicador que te permite saber quantas das pessoas que visualizaram o link para a sua página realmente clicaram nele.

No geral, ter uma Taxa de Cliques acima de 3% já é suficiente para obter sucesso no marketing digital, mas quanto maior esse número melhor para o seu negócio. Se o seu CTR estiver muito baixo, reveja quais as palavras-chave você vem utilizando e procure outras formas de introduzi-la no seu texto e, se for o caso, no título do seu anúncio 

Taxa de Rejeição

Lembra que dissemos anteriormente que se a sua página não traz uma boa experiência  de navegação o usuário pode perder o interesse por ela? A taxa de rejeição mostra exatamente isso.

A Taxa de Rejeição, ou Bounce Rate,  aponta a porcentagem de pessoas que clicaram no seu link mas ficaram por pouco tempo na sua página e saíram.

Normalmente, uma página lenta, que demora a carregar as informações disponíveis ou que não condiz com o que o título apresentava, tem uma taxa de rejeição muito alta. Por isso é muito importante estruturar todo o conteúdo da sua Landing Page seguindo os passos que mostramos a você nesse texto.

Taxa de Conversão

Essa métrica é provavelmente a métrica que você mais vai dar atenção quão a sua Landing Page estiver no ar. Isso porque a Taxa de Conversão mostra a proporção de pessoas que visitaram a sua página e avançaram para uma próxima etapa, se tornando leads ou clientes. Na maioria dos casos, essa taxa vai apresentar a quantidade de pessoas que preencheram o formulário com as informações solicitadas, mas, dependendo do objetivo da sua Landing Page, essa pode ser a porcentagem de visitantes que baixaram seu e-book, por exemplo.

Assim como nas demais métricas, é importante se atentar para que o número de conversões não fique muito baixo em relação ao número de visitantes. Se for caso, também é necessário reavaliar o conteúdo da sua página e identificar o que não está funcionando e fazer alterações para despertar mais o interesse dos seus visitantes.

Taxa de saída

Apesar de, a princípio parecer com a Taxa de Rejeição, a Taxa de Saída revela a proporção de usuários que acessaram a sua página, permaneceram nela por um tempo e depois saíram sem realizar a conversão.

Essa métrica está diretamente relacionada com a métrica anterior e o mesmo critério para melhorar a taxa de conversão deve ser aplicado para  melhorar a sua Taxa de Saída.

Se os usuários estão interagindo com a sua página mas indo embora sem avançar para um próximo passo pode ser que você não tenha sido muito claro na sua proposta ou talvez não tenha sido convincente o suficiente para ganhar a confiança do visitante. Em muitos casos, o simples fato de o CTA não ter sido colocado numa boa posição dentro da página faz com o visitante acabe saindo sem saber onde deveria ter clicado. Portanto, sempre tenha muito cuidado com a forma como apresenta as informações na sua página.

Custo por Lead

Por fim, outra métrica que você sempre deve observar é a do custo por lead. O Custo por Lead (CPL) permite saber o valor que custa para conquistar cada lead. Por exemplo, se você investiu 1000 reais e conquistou 250 leads, você teve um custo de 4 reais para cada lead.

Não existe um custo por lead ideal que vale para qualquer negócio. Por exemplo, pode ser que você tenha um custo de poucos centavos mas consiga apenas leads que não são o que você está buscando.

O ideal é que você sempre analise se dentro do orçamento estipulado para a sua campanha esse custo realmente faz sentido, sem trazer leads pouco qualificados e sem comprometer todo o valor que você está investindo sem trazer o retorno desejado.

Como as Thank You Page podem ajudar nesse processo

Agora, vamos levar em consideração que a sua Landing Page está no ar, está gerando leads, você está vendendo bem com ela e as métricas estão dentro do esperado. Por que parar por aí?

As Thank You Pages, ou Páginas de Agradecimento, são páginas para onde o usuário é levado após a conversão na sua Landing Page. É uma página onde ele vai ter a confirmação de que a ação do CTA foi realizada com sucesso, receber novas instruções, ter acesso a um download etc.

Essas páginas são bem importantes porque, além de gerar mais conexão com o seu lead também te permite apresentar outros materiais, outros produtos ou serviços do interesse dele, ou então direcioná-lo para o seu site, blog ou rede social, enfim, te permite aumentar o contato entre você e o seu cliente e gerar novas oportunidades de negócio entre vocês.

Portanto, não perca a oportunidade e capriche também na Thank You Page para criar novas oportunidades.

Agora que você já sabe como criar e administrar uma Landing Page que realmente vai te ajudar a vender mais, está na hora de botar a mão na massa e implementar no seu negócio. Pode parecer um processo trabalhoso mas com certeza vale a pena.

Caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto deixe seu comentário aqui que a nossa equipe vai estar à sua disposição para te ajudar. Não deixe também de conferir os outros conteúdos do nosso blog que com certeza ajudarão o seu negócio a ser mais lucrativo.

Tags: e-commercefunil de vendaslanding pagesmarketing digital
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