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Como conseguir mais clientes com tráfego pago

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
22 de novembro de 2021
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Tráfego Pago
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Tráfego pago é a estratégia de realizar investimentos em plataformas de mídia, como redes sociais e buscadores, onde o conteúdo do anunciante é mostrado para o usuário que faz parte de uma segmentação previamente selecionada, e pode aumentar muito as vendas do seu negócio

Confira a seguir:

  1. O que é o tráfego pago?
  2. Por que vale a pena investir em tráfego pago?
  3. Quanto custa investir numa campanha de tráfego pago?
  4. Modalidades de tráfego pago
  5. Principais ferramentas de tráfego pago
  6. Como investir em tráfego pago para o seu negócio

Impulsionar o seu negócio na internet parece uma boa ideia, não é mesmo?

Entre as alternativas possíveis para fazer isso está o investimento em mídias que geram o conhecido tráfego pago. Por mais que essa estratégia pareça complexa, é importante conhecer as possibilidades e os recursos que podem ser utilizados para gerar mais resultados em vendas para sua empresa. 

A PwC realizou um estudo e publicou na Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia Brasil 2019-2023, que verificou os investimentos feitos por anunciantes em publicidade digital. Entre os dados levantados pela pesquisa, está o crescimento do valor movimentado em publicidade digital via internet fixa e móvel: a projeção é de que, em 2023, sejam movimentados U$ 2.32 bilhões em internet fixa e U$ 2.74 bilhões em internet móvel. E esses valores expressivos refletem nos formatos de mídia e no crescimento previsto por ano: display em vídeo tem um aumento ao ano em 19%, outros displays em 13%, busca paga em 11% e classificados em 3%. 

O cenário de expansão de mídias pagas reflete na necessidade das empresas investirem em estratégias de tráfego pago para seus canais digitais. É uma maneira de mostrar seu conteúdo aos usuários e apresentar seu produto ou serviço como a solução que o seu potencial cliente estava buscando na internet. Ao investir em tráfego pago, sua marca é divulgada para as pessoas certas que passarão a consumir seus produtos ou serviços. 

Mas é claro que apenas gerenciar as ferramentas de mídias não é suficiente, é preciso desenvolver boas estratégias para atrair o tráfego ideal para o seu negócio. 

Quer entender mais sobre tráfego pago, suas principais vantagens e como utilizar as principais ferramentas de mídia? Neste artigo, você confere mais detalhes sobre mídia paga e porque investir em tráfego pago pode te ajudar a impulsionar seu negócio e conseguir mais clientes. Confira! 

O que é o tráfego pago?

O que é tráfego pago?
O que é tráfego pago?

É a estratégia de realizar investimentos em plataformas de mídia, como redes sociais e buscadores, onde o conteúdo do anunciante é mostrado para o usuário que faz parte de uma segmentação previamente selecionada. Dessa maneira, essas plataformas entregam anúncios das marcas e os usuários são impactados pelas comunicações.

Uma das primeiras plataformas de tráfego pago foi o Google Adwords, hoje conhecido como Google Ads. Em 2000, o Google lançou o sistema de anúncios Adwords, que, na época, contava com 350 anunciantes. O lançamento representou um importante marco para o marketing digital já que o próprio anunciante que criava e postava o anúncio – diferente do que acontecia com outras mídias impressas, por exemplo; o valor do anúncio era determinado pelo mercado, com a lógica de leilão de palavras-chave; os anúncios eram feitos em tempo real, o que permitia dar mais inteligência de negócio para otimizações nas campanhas. 

Atualmente, o Google Ads não é mais a única plataforma utilizada para geração de tráfego pago. Desde então, surgiram diferentes ferramentas que atuam em distintas frentes e que podem potencializar seus resultados em vendas. 

Um ponto importante para destacar é que não é obrigatório que o seu negócio esteja presente em todos os canais e plataformas de tráfego pago. É fundamental que os canais sejam selecionados de acordo com o seu segmento de atuação e o perfil dos seus potenciais clientes – afinal, não é assertivo que a sua marca não esteja presente na plataforma de preferência do seu futuro cliente. 

Principais diferenças entre pago e orgânico

Existem duas possibilidades de um usuário ter acesso ao seu conteúdo, seja ele no site do seu negócio ou perfil em uma rede social. Ele pode chegar através do tráfego pago, como agora você já sabe, quando um anunciante paga para que esse conteúdo chegue até o usuário. A outra maneira é de forma orgânica, ou seja, quando uma empresa não precisa investir em anúncios para impulsionar seus conteúdos. 

A partir dessa diferenciação, é possível entender os principais pontos que separam as estratégias pagas e orgânicas. Um importante aspecto que diferencia as estratégias é a possibilidade de segmentação: enquanto é possível direcionar os anúncios de mídia paga para segmentações específicas, ou seja, encontrar pessoas que atendam aos critérios previamente estabelecidos, o tráfego orgânico acaba não filtrando a audiência. Dessa maneira, é importante que os conteúdos orgânicos sejam criados de acordo com a estratégia que também possa atrair as pessoas ideais e que podem ser seus potenciais clientes. 

Os resultados orgânicos e pagos também acontecem em velocidades diferentes. Enquanto os anúncios nas plataformas pagas trazem resultados mais imediatos e que podem ser acompanhados em tempo real, os resultados orgânicos tendem a demorar um pouco mais. Um anúncio de um produto, por exemplo, tende a levar o potencial consumidor a fechar a sua compra do que um artigo em um blog que é resultado de uma busca orgânica. 

É importante reforçar que o tráfego pago e o tráfego orgânico não são antagonistas – seu negócio não precisa escolher entre um ou outro. O ideal para desenvolver uma estratégia robusta é aliar as duas frentes de atuação e assim potencializar seus resultados em vendas. 

Entenda mais sobre as diferentes estratégias para gerar tráfego para o seu negócio. 

Por que vale a pena investir em tráfego pago?

Quando você deseja comprar um produto ou serviço, você faz pesquisas em buscadores, certo?

Os seus potenciais clientes também têm esse comportamento. Quando as pessoas querem saber algo antes de uma compra, elas utilizam os buscadores, especialmente o Google e, por isso, o seu investimento em mídia é importante para que sua marca esteja entre os primeiros resultados de pesquisa. 

Além disso, o brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Esse dado da pesquisa Global Digital Overview 2020, realizada pela We Are Social em parceria com o Hootsuite, também mostra a importância da mídia paga nas redes sociais para que a sua marca tenha visibilidade nas principais plataformas. 

Todos os dias, recebemos estímulos de todas as fontes e fica claro que é importante que as marcas sejam notadas pelas pessoas certas e que tenham potencial de se tornarem clientes da empresa. Por isso, seja em buscadores ou em redes sociais, vale a pena investir em tráfego pago para garantir que os usuários certos conheçam sua marca, criem vínculo com ela e, consequentemente, comprem seus produtos ou adquiram seus serviços. 

Maior visibilidade em menos tempo

Por depender diretamente de plataformas de mídia paga, os seus anúncios pagos serão veiculados a partir do momento em que eles forem publicados nas ferramentas. A partir desse momento, ele aparecerá para a segmentação selecionada e, com o tempo, o algoritmo desenvolve uma inteligência para encontrar mais usuários com as características previamente selecionadas. 

Esse é um grande diferencial das mídias orgânicas já que elas tendem a demorar mais para performar – um blog post, por exemplo, pode demorar semanas até alcançar uma boa posição em buscadores como o Google. 

Melhores taxas de conversão

A velocidade para iniciar suas campanhas de mídia paga beneficia especialmente a melhora na taxa de conversão. Além disso, os resultados podem ser acompanhados em tempo real, então uma campanha que não esteja performando bem – com um alto custo por clique, por exemplo -, pode ser otimizada a partir de novas configurações. 

É importante reforçar que o tráfego pago depende de otimizações constantes a partir de análise de resultados de dentro das plataformas e também dos seus resultados em vendas. Para isso, é fundamental que todos os dados sejam coletados de maneira correta para que as suas análises sejam feitas de maneira assertiva. 

Facilidade de segmentação

Diferente de estratégias off-line e orgânicas, suas campanhas de tráfego pago podem ser direcionadas para segmentações específicas e estão de acordo com o seu negócio. Esse é um recurso oferecido pelas plataformas de mídia paga, e que deve ser aproveitado de maneira estratégica para identificar o perfil de cliente ideal e assim usar para ampliar o alcance da sua marca e, consequentemente, seus resultados em vendas. 

Melhora a reputação do seu negócio

Investir em tráfego pago aumenta o alcance da sua marca. Isso porque o seu número de seguidores nas redes sociais ou a qualidade orgânica do seu site, por exemplo, não são fatores decisivos para que os usuários sejam impactados pelos seus anúncios. 

Além disso, a estratégica de tráfego pago também contribui para que novos usuários conheçam a sua marca e, consequentemente, passem a acompanhar seus conteúdos e assim consolidem a visão sobre a sua empresa. Por isso, é importante considerar as diferentes etapas do funil de vendas nas suas campanhas: as ações voltadas à conversão são importantes, é claro, mas também investir em comunicações voltadas à questão institucional e da marca se torna importante para o seu negócio. 

Quanto custa investir numa campanha de tráfego pago?

Quanto custa investir em tráfego pago?
Quanto custa investir em tráfego pago?

A resposta é: depende. Na etapa de planejamento da sua campanha de tráfego pago, é fundamental estabelecer dois pontos que acabam direcionando os esforços ao longo da campanha: objetivo e investimento. 

A partir dessas duas definições estratégicas, você deve entender qual canal é mais vantajoso para cumprir com o objetivo da campanha. Se o público-alvo está presente no LinkedIn, por exemplo, não faz sentido investir a maior parte da sua verba no Instagram. E isso já cria a primeira variação entre preços – existem canais que podem ser mais baratos e outros que tendem a ser mais caros, e a escolha de cada um deve ser feita considerando qual é o propósito da campanha. 

Definir o valor do investimento também é uma boa maneira de fazer uma gestão estratégica das suas campanhas. A principal dica é criar testes e aplicar valores reduzidos da sua verba total. Isso contribui para que você tenha mais informações sobre a campanha que performa melhor para determinado público-alvo. Assim que você tiver uma boa performance nas suas campanhas, é possível aumentar o investimento para que, assim, consequentemente, seus resultados sejam potencializados. 

E lembre-se: não existe uma resposta única sobre o valor ideal para investir em tráfego pago. Cada segmento de mercado tem suas particularidades, cada grupo de consumidor tem características que influenciam nas comunicações, e tudo isso deve ser levado em consideração no momento de criar sua estratégia de tráfego pago.  

Modalidades de tráfego pago

Nas principais ferramentas de tráfego pago, a cobrança pode ser feita de diferentes maneiras. É fundamental que você conheça elas para que, assim, selecione aquela que está em conformidade com o objetivo da sua campanha. 

CPC (custo por clique)

O CPC é um dos métodos de precificação mais utilizados dentro do marketing digital. Com ele, você paga pelo número de cliques realizados pelos usuários, que são direcionados para a página de destino da campanha. 

Esse modelo é utilizado no Google Ads e em algumas plataformas de redes sociais. É bastante recomendado para empresas que estão iniciando suas estratégias de tráfego pago porque são campanhas que podem ser facilmente controladas e monitoradas. 

Para fazer o cálculo de CPC, basta dividir o total do investimento pelo número de cliques no seu anúncio. 

CPC = custo totalnúmero de cliques

CPM (custo por mil)

O CPM é a métrica que mostra o custo por mil impressões, ou seja, quanto o seu anúncio custou a cada mil impressões. Uma impressão é quando um usuário é impactado pela sua comunicação, então esse método faz a cobrança a cada mil vezes que seu anúncio é visto por alguém. 

Esse método de cobrança é bastante apropriado para campanhas de alcance, onde o objetivo é que mais pessoas sejam impactadas pelo anúncio. Ao anunciar em grandes portais e com segmentações mais amplas e não tão específicas, suas campanhas podem ser cobradas por CPM. Por isso, os tipos de campanhas mais comuns são as de branding e não as de conversão. 

O cálculo é feito com a seguinte fórmula:

CPM = custo totalvisualizações1.000

CPV (custo por visita)

Uma visita é contabilizada quando um usuário acessa um site, blog, ou o perfil  da sua marca nas redes sociais. É uma métrica um pouco mais complexa porque acaba mesclando tráfego pago e orgânico, já que muitos usuários acabam acessando o site da sua empresa de maneira orgânica, por exemplo, logo depois de ter sido impactado por um anúncio pago. 

Um comportamento padrão bastante frequente entre os usuários é que ele veja o anúncio da marca e, logo em seguida, faça uma pesquisa diretamente no seu navegador. Por isso é considerado o número de visitas totais, porque é preciso considerar as visitas totais, já que o anúncio serviu de gatilho, mas não contabiliza aquela visita.

CPC = custo totalvisitas totais

Principais ferramentas de tráfego pago

Google Ads

Nesta plataforma de anúncios do Google, as empresas podem fazer seus anúncios que aparecem nos resultados de busca do Google. Como o Google é o principal buscador, o alcance é bastante significativo e tem um recurso muito importante para segmentação. 

Facebook Ads

É a plataforma de publicidade do Facebook, semelhante aos anúncios do Instagram. Portanto, ele pode exibir anúncios nessas duas redes sociais. Esta é outra plataforma interessante que pode trazer clientes ao seu site corporativo e aumentar o reconhecimento da sua marca. Ele também fornece alguns recursos que permitem ajustar o público que deseja alcançar por meio da publicidade.

Se você tem interesse em investir em campanhas nessa plataforma, não deixe de conferir nosso post completo sobre Facebook Ads.

Instagram Ads

Para obter tráfego pago no Instagram, você pode utilizar o Instagram Ads. Uma ferramenta que permite criar anúncios no Instagram, sejam fotos, vídeos, dinâmicas ou stories.

Youtube Ads

YouTube Ads é a plataforma de publicidade do YouTube. Portanto, permite a criação e veiculação de anúncios nesta rede social , sejam eles dentro do próprio vídeo ou como sugestão que é apresentada para o usuário. Caso seu negócio trabalhe com a criação de vídeos, é possível utilizá-los para atrair e engajar sua audiência, já que esse este formato tende a performar bem e gerar tráfego online.

LinkedIn Ads

A melhor opção para empresas B2B é anunciar no LinkedIn Ads, uma plataforma de publicidade em mídia social voltada para negócios. Por meio de diferentes formatos de publicidade no LinkedIn, o LinkedIn Ads oferece a possibilidade de anunciar na linha do tempo, barra lateral da plataforma e mensagens na caixa de entrada. Além disso, um grande diferencial da plataforma é a segmentação por cargo, posição, nível de experiência, indústria, tamanho da empresa, etc.

Pinterest Ads

Pinterest Ads é a plataforma de publicidade da rede. Lá, além de definir públicos-alvo específicos e medir os resultados dos investimentos, o pin também pode ser patrocinado nos formatos de imagem, vídeo, carrossel e aplicativos de pin.

Taboola

Taboola é uma plataforma de publicidade nativa que ajuda a atrair e limitar públicos. Os anúncios nativos são aqueles que o público não percebe que são anúncios, e isso ocorre porque ele usa diferentes formas de conteúdo. Então, ele se parece com qualquer outra postagem de blog, com o objetivo de fazer o visualizador agir.

Como investir em tráfego pago para o seu negócio

Agora que você já conhece as principais plataformas de tráfego pago, confira dicas práticas para iniciar e otimizar suas campanhas de mídia:

Entenda qual o perfil de cliente você procura

Conheça a jornada de compra do seu cliente, e saiba identificar o momento ideal de trazer a comunicação certa. Para isso, analise os dados e verifique o tempo médio de tomada de decisão, quais são as dúvidas mais frequentes de seus leads e que conteúdos podem contribuir para acelerar as etapas prévias à compra. 

Além disso, saiba qual será a plataforma e qual representa maior potencial para atingir o objetivo esperado com as campanhas. Entender o comportamento do seu público-alvo, onde ele dedica mais de seu tempo e qual formato de conteúdo ele prefere consumir são algumas informações importantes e que orientam a construção das campanhas de mídias pagas. Esse detalhamento pode potencializar suas campanhas de uma maneira bastante significativa, trazendo resultados cada vez mais expressivos para sua empresa. 

Seja claro no seu anúncio

O objetivo com sua campanha de mídia paga também é fundamental para orientar a construção do seu anúncio. Aumentar a visibilidade da marca, impulsionar o número de visitas no site ou mesmo a conversão em um formulário específico são algumas das possibilidades. Essa etapa é fundamental porque ela pode direcionar a mídia paga, seja na escolha do formato ou mesmo na configuração dentro das plataformas de Google Ads ou da rede social escolhida para veiculação da campanha.

Utilize os gatilhos do copywriting

Os anúncios precisam aliar elementos visuais que chamam a atenção dos usuários, e potencializar seus resultados, é fundamental explorar estratégias de copywriting, ou seja, criar textos persuasivos e que dão suporte para as imagens da campanha. 

Existem inúmeros recursos, conhecidos como gatilhos mentais, que contribuem para que o usuário tome uma ação mais rapidamente. Anúncios que falam sobre os últimos lugares disponíveis no avião, por exemplo, utilizam o gatilho mental da escassez – com medo de perder a oportunidade de comprar sua passagem, o usuário tende a acelerar a decisão de compra. 

Invista em campanhas de remarketing

Identifique os usuários que tomam ações recorrentes no seu site ou rede social e crie anúncios para acelerar o processo de tomada de decisão. Quando uma pessoa visita sua página de produto por várias vezes, é possível presumir que ela esteja interessada neste mesmo produto. Portanto, as campanhas de remarketing podem cumprir o papel de “lembrete”, já que o usuário é impactado em diferentes canais por anúncios daquele mesmo produto, o que contribuiu para que a conversão seja realizada. 

Gostou das dicas? Agora é colocar a mão na massa, testar os formatos e analisar quais trazem os melhores resultados para a sua empresa. 

Tags: gestão de tráfegotráfego pago
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