Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais se usa as redes sociais no mundo? Principalmente Instagram e o Facebook. O brasileiro fica em média 3h42 por dia conectado. Esse estudo foi conduzido pela plataforma Cupom Válido e reuniu dados da Hootsuite e We Are Social. Por fim, se constataram que o nosso país perde apenas para as Filipinas, onde a população gasta cerca de 4h15 por dia em redes sociais e a Colômbia, onde ficam em torno de 3h45 conectados.
É um percentual considerável e condiz com os próximos passos das empresas e do e-commerce, ou seja, a sua presença cada vez maior no meio digital e dentro do cotidiano dos usuários conectados em redes sociais. Neste texto você vai conhecer a profissão social media; quais são as suas funções; e como ajudam o Instagram, Facebook e LinkedIn de muitos negócios a se desenvolver e aumentar ainda mais performances de vendas.
Você está pensando em seguir carreira na área? Então você chegou até o conteúdo certo. Queremos que você entenda o que é um social media na prática e como ele é completamente necessário para o atual cenário de mercado, principalmente para o Instagram. Continue aqui com a gente e boa leitura.
O que é um social media?
Com a ampliação do marketing digital, muitos profissionais estão se especializando em diversas áreas como conteudistas, SEO, desenvolvedores e muitos outros. O social media é apenas mais um deles. E não se engane, ele é tão importante quanto qualquer outro. Afinal, é com o social media que muitas empresas e marcas conseguem provar a sua qualidade e autoridade no assunto.
O profissional de social media é responsável por cuidar de cada função dentro das redes sociais de uma empresa. Ele conhece técnicas de marketing e publicidade para acionar gatilhos mentais, entender qual é o melhor horário para postar (o que é o caso de algumas redes como o Instagram) e estudar quais são os meios pelo qual a rede está ganhando mais engajamento, por exemplo. É o caso do Instagram, onde temos os Reels, Story e Feed. O social media fica responsável por cada um deles e por descobrir (e testar) quais são os mais poderosos para aquela conta.
Resumindo, o social media é importante para publicar um conteúdo na rede, monitorá-lo e entregá-lo com bons resultados. Mas não se engane, ser um profissional social media não é apenas criar uma conta, enchê-la de publicações e esperar a mágica acontecer. Na teoria parece bastante fácil, mas é uma profissão desafiadora como qualquer outra.
Todos os lugares encontramos especialistas enfrentando altos e baixos com suas performances, principalmente dentro da comunicação e da tecnologia. Saber usar as redes sociais não forma um social media, é necessário conhecer métricas, estratégias que vão impulsionar o desenvolvimento e estabelecer uma relação próxima com o cliente.
Confira a seguir quais são as 6 principais funções de um social media e busque se identificar com elas.
Quais são as funções do social media?
Planejamento
O erro de muitos profissionais iniciantes é acreditar que para postar no Instagram, ou em qualquer outra rede social, não é preciso um planejamento. Alguns elaboram um conteúdo na correria, apenas por postar ou para não perder o melhor horário, e acabam declinando.
Esse erro pode fazer o profissional perder tempo desnecessariamente, ou pior, pode ser um entrave para a empresa ou fazer com que ela não cresça rapidamente. Para um bom profissional de social media conseguir alcançar os seus objetivos, o primeiro passo é o planejamento.
É essencial construir pautas; relacioná-la com o nicho de mercado da empresa; estudar os perfis análogos; e descobrir se você está seguindo o caminho certo, mais fácil ou trilhando um percurso sinuoso. E como planejar? Procure por plataformas que vão te ajudar a organizar as pautas de conteúdo, veja qual é a frequência necessária para se postar e estude a persona da empresa.
Conhecer o público-alvo é tão importante quanto começar e, esse processo, faz parte do planejamento. Antes de um social media ganhar o campo de ação, ou seja, colocar a “mão na massa”, ele precisa agir na teoria e estudar bastante. Só assim podemos conhecer as falhas e encontrar meios de melhorá-las.
Produção de conteúdo
Um social media é responsável por produzir o conteúdo de uma página. Esse material é o potencial que precisamos para fazer com que empresas e pequenas empresas cresçam com por meio do tráfego orgânico. A sua função primordial é no enriquecimento de leads, na difusão dos saberes – seja por textos, infográficos, áudio ou vídeo.
Sem uma boa e intensa produção de conteúdo, um social media quase não existe. Podemos dizer que o conteúdo é um condutor? Sim. Ele transmite uma mensagem, e ela precisa cativar e envolver o usuário. No Instagram, por exemplo, o social media fica responsável por interagir com os seguidores através dos comentários, caixinhas de perguntas, enquetes, direct, curtidas e compartilhamentos.
O seu conteúdo precisa despertar a curiosidade do usuário ao ponto de fazê-lo seguir a página. É na produção de conteúdo que muitos profissionais pecam. Elaboram um material fraco, pouco persuasivo e, em alguns casos, sem uma identidade visual, o que é muito necessário para o desenvolvimento orgânico de uma empresa.
Monitoramento de concorrência
Outro ponto importante do profissional social media é o monitoramento e mapeamento de perfis que fazem exatamente o mesmo que você faz. A busca por perfis análogos precisa entrar no planejamento e te direcionar pelo melhor caminho. Não queremos que você faça igual a concorrência, queremos que você faça melhor.
O monitoramento de perfis parecidos ajuda no direcionamento de pautas de conteúdos e a entender o que faz tal perfil mais evidente do que o outro. É por meio dessa função que o social media vai descobrir o poder das cores, ou seja, ele vai estudar quais são os melhores elementos para aparecer na sua identidade visual, o que a concorrência faz de padrão e como se destacar de forma criativa.
Relacionamento com o público da marca
Em outros meios a aproximação com o público pode não ser tão próxima, conectada e informal como nas redes sociais. Afinal, é a sua empresa que está entrando na vida e no lazer do usuário. A outra função do social media é fortalecer esse relacionamento com o público da forma mais descontraída e alegre possível.
No caso do Instagram, esse relacionamento acontece por meio dos comentários, direct ou compartilhamento de stories. É necessário que o profissional se alinhe com a cultura da empresa e forneça uma aproximação mais personalizada. A nossa dica para os empreendedores de plantão é: para conseguir um engajamento de sucesso é importante encontrar um social media comunicativo, criativo e versátil.
Elaboração de relatórios
Além do planejamento, o ideal é estruturar relatórios de pesquisa, execução e testes. Um profissional de social media fica responsável por acompanhar as métricas de crescimento das redes sociais, no caso do Instagram, ele precisa acompanhar os Insights. Por lá, é possível ver o crescimento da página; o número de contas alcançadas; contas com engajamento; conteúdos compartilhados; e o total de novos seguidores nos últimos 7 dias.
Desenvolvimento de novas estratégias
Depois de construir um planejamento e segui-lo, é responsabilidade do social media desenvolver novas estratégias. Algumas delas são: ampliação no setor de atendimento ao cliente; aumento do tráfego; melhoria nas vendas; e fidelização de clientes. É papel desse profissional encontrar as melhores abordagens para o crescimento da empresa dentro das redes sociais.
Principais ferramentas do social media
Para análise de concorrência
O SimilarWeb é uma ferramenta gratuita voltada para o monitoramento da concorrência. Ele ajuda a encontrar diversos perfis análogos e, consequentemente, a construir e abordar ideias que vão auxiliar a página a se desenvolver de acordo com o seu nicho de mercado. SEMRush também é uma das ferramentas indicadas para análise e monitoramento da concorrência. Ele é ideal para o social media que inclui estratégias de SEO na sua produção de conteúdo e estudo de mercado.
Para criação de conteúdo visual
O Canva é o queridinho do momento, e não é à toa. Ele oferece uma quantidade imensa de elementos, fotografias e artes já prontas para postar nas redes sociais. Ele é um grande parceiro do social media que está começando e pode ajudá-lo a se aproximar do universo da criação visual.
O Powtoon é ideal para a elaboração do conteúdo audiovisual. É uma ferramenta gratuita que ajuda o profissional social media a elaborar diversos vídeos e a compactá-lo para as redes sociais. E o melhor, não é difícil, assim como o Canva, é ideal para quem está no início da carreira.
Para agendamento e acompanhamento de posts
O mLabs é uma ferramenta de gerenciamento e acompanhamento de posts. Com ele, o social media pode agendar os conteúdos para diversas redes sociais, inclusive para o Instagram. Com ele o profissional também pode acompanhar o desempenho da concorrência; gerar relatórios; conhecer performances da página. Além de tudo, ele possui uma funcionalidade conhecida como “workflow”, que ajuda no controle do fluxo de criação de posts juntamente com a aprovação do cliente.
Outra ferramenta é o Etus Social. Ele é especialmente voltado para o gerenciamento de redes sociais, possui um teste gratuito e, por meio dele, é possível agendar e gerenciar publicações. Ele fornece relatórios completos; captação de leads; análise de SEO e Instagram; é um aplicativo para Android e IOS além de possuir outras funções.
Vale a pena conhecer todas essas ferramentas e investir em uma profissão que está crescendo cada dia mais no mercado digital. Ainda mais se você já for um natural usuário de redes sociais e, principalmente, um apaixonado pelo Instagram. Você quer ser um social media de sucesso? Continue estudando. Aqui no nosso blog você encontra uma variedade de conteúdos voltados para o marketing digital e para o e-commerce.