Um sistema ERP é uma ferramenta essencial para otimizar a gestão da sua loja virtual.
Não é novidade que o e-commerce adquiriu grande popularidade global nos últimos anos.
O comércio virtual representa uma grande rede de comercialização de produtos pela internet, o que proporciona praticidade e conforto para os clientes que realizam suas compras pela web.
As demandas envolvidas no desempenho das atividades do e-commerce estão intimamente relacionadas com o uso da tecnologia, afinal o catálogo de exposição dos produtos no site, o marketing, a divulgação da marca, o pagamento do produto, entre outros processos que envolvem o e-commerce, são feitos de forma virtual.
Isso sem considerar processos internos de gestão, como a gestão financeira e de estoque, que são fundamentais para o negócio.
Assim, é de suma importância que seu negócio disponha das ferramentas para que todos os processos que envolvem os arranjos do e-commerce sejam feitos com segurança para o cliente, e com praticidade para sua organização.
O que é um sistema ERP
Enterprise Resource Planning (ERP), ou em tradução livre, planejamento de recursos empresariais, é um sistema responsável por unificar processos e informações de uma empresa.
Em função de sua característica modular, o sistema ERP possibilita operar com interdependência dos departamentos, ao mesmo tempo em que figura como um agente unificador de dados.
Deste modo, integrar um sistema ERP ao seu e-commerce torna a tomada de decisão e os processos de gestão consideravelmente mais fáceis e seguros, diminuindo drasticamente o risco de erros no desempenho de todas as atividades.
Sistema ERP para e-commerce
Para otimizar a gestão da sua organização, e torná-la apta para enfrentar a competitividade que envolve o mercado de e-commerce, é primordial aliar-se a softwares de gestão.
Ter um sistema ERP integrado a sua plataforma de e-commerce permitirá o controle das informações, e a unificação dos dados da sua organização em um só lugar.
Isso favorece a tomada de decisões estratégicas para a melhoria do negócio e na automatização de processos burocráticos. Com dados e informações mais precisos, é possível evitar erros e o retrabalho!
O sistema ERP permitirá que não só os processos do seu e-commerce estejam conectados, mas também uma ligação entre todos os departamentos, que terão todas as informações do negócio em mãos, aperfeiçoando a gestão da organização.
Por exemplo, com um software de gestão como o Areco ERP é possível precificar o seu produto, através dos recursos de análise que o sistema oferece, por meio de uma estrutura de custos associada ao cadastro de imagens e especificação do item.
Vantagens de integrar um sistema ERP ao e-commerce
Centralização de processos e informações
Com o auxílio de um sistema ERP, é possível fazer com que o processo após a venda do produto, o cadastro do cliente e o seu pedido estejam em sincronia com a linha de trabalho interna da sua organização.
Isso se deve ao fato de que a lista de separação, packing list, faturamento e expedição podem ser automatizados.
O ERP centraliza não só dados e informações, mas também unifica os setores de compras, atendimento, financeiro e faturamento do seu negócio de forma mais sinérgica e rentável. O universo de canais fica integrado e nítido para todos os envolvidos.
Isso evidencia mais uma vez a automatização e a transparência que o sistema ERP garante ao seu negócio e ao cliente.
Deste modo, uma sequência de operações, antes burocráticas e manuais, poderão ser automatizadas, economizando recursos e expandindo a produtividade do seu negócio!
Controle de Estoque
Uma vez que as informações estão unificadas, a logística também é facilitada, visto que a partir das informações que partem do estoque, é possível programar o transporte dos produtos com agilidade.
Gestão financeira
Por unificar todas as transações do seu e-commerce em um único lugar, o sistema ERP torna a gestão financeira do seu e-commerce muito menos complicada, o que facilita também os processos de contabilidade para e-commerce.
Comments 1