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Home Marketing Digital

Aprenda como aumentar as conversões com Remarketing

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
6 de abril de 2022
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Remarketing

Remarketing

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O remarketing consiste basicamente em desenvolver/produzir anúncios que sejam pensados naqueles visitantes que já tiveram contato com a sua marca, seja pela compra de um produto ou contratação de um serviço em determinado momento.

Confira a seguir:

  1. O que é Remarketing?
  2. Qual a função do remarketing?
  3. Como é feito o remarketing?
  4. Formas de remarketing

Quando pensamos em Marketing uma enxurrada de definições inundam nossa mente, como por exemplo Marketing Digital, Marketing para atrair clientes, Marketing de conteúdo, Marketing focado em vendas, dentre outras, afinal, todas elas estão corretas, não é mesmo?

O intuito do Marketing no mercado é apresentar um produto a um cliente e dessa forma despertar o seu interesse pelo mesmo, o marketing se trata de um conjunto de estratégias que visam vender, encantar, conquistar, fidelizar etc.

Realmente existem várias formas de se definir o marketing, assim como existem diversas formas de fazê-lo.

Com o passar dos tempos, as estratégias de marketing vão mudando e se adaptando ao novo mercado, assim como as novas gerações de consumidores e clientes que vão assumindo o mercado, consumidores esses que estão cada vez mais exigentes e focados no que querem e como querem, então utilizar estratégias de marketing tradicional nem sempre será um grande benefício para o seu negócios.

Conseguir novos clientes para o seu negócio pode ser mais difícil, desgastante e custoso do que se esforçar para manter aqueles que você tem fiéis a sua marca, ou aqueles que já tiveram contato com o seu produto, por isso, o conteúdo de hoje será sensacional para você que busca fidelizar seus clientes, além de trazer aqueles que já foram compradores de volta.

Então como fazer Marketing sem parecer obsoleto? Uma boa resposta para essa pergunta seria o Remarketing. Você já ouviu falar nessa estratégia? Sabe como utilizá-la? Fique de olhos bem abertos pois no decorrer deste artigo iremos te apresentar ao remarketing, destacando a sua função e importância para o seu negócio, além de te explicar como é feito, para que assim você possa adaptá-lo para o seu negócio e conseguir BOMBAR!

O que é Remarketing?

O remarketing, em tradução livre, basicamente significa “fazer marketing de novo”, e o mesmo consiste no ato de desenvolver/produzir anúncios que sejam pensados naqueles visitantes que já tiveram contato com a sua marca, seja pela compra de um produto ou contratação de um serviço em determinado momento. E, se realizado da forma correta, por meio de materiais bem direcionados, você pode conseguir trazer aquele visitante de volta, além de fazer uma grande diferença em sua experiência e decisão de compra, conseguindo manter a sua imagem BEM FRESCA na memória desse cliente.

Essa estratégia é muito utilizada no mercado digital e é dificilmente perceptível aos olhos dos consumidores; diariamente podemos ver diversas pessoas sendo impactadas por essas ações sem sequer se darem conta disso. 

Um exemplo que vai te ajudar a contextualizar melhor essa estratégia: imagine que um consumidor entre em sua loja virtual e visite um de seus produtos, que é particularmente interessante para ele, porém ele, por algum motivo, não finaliza essa compra. O remarketing permite que você capture a atenção desses usuários novamente, e isso pode ser feito por meio de anúncios pagos enquanto ele estiver aleatoriamente navegando por páginas de notícias na internet ou até por suas próprias redes sociais, por exemplo.

Sabe quando você acessa um site ou pesquisa um produto específico no Google apenas por curiosidade, mas depois de algumas horas rodando o feed do Instagram ou do Facebook aparece um anúncio personalizado sobre aquele produto específico que você comprou? Pois bem, te apresento ao remarketing.

Pensar em estratégias de marketing, ainda mais envolvendo o remarketing, é essencial para quem quer obter sucesso empreendendo. Ter um bom plano de marketing faz toda a diferença para as etapas de vendas do comércio, seja desde a concepção do negócio, até a divulgação dos produtos ou serviços oferecidos.

Então saiba, os dados do remarketing são obtidos por meio dos cookies, então toda vez que entramos em um site e aceitamos os cookies dessas páginas, os sites recolhem  essas informações e aprendem sobre os interesses dos usuários, podendo assim criar esses anúncios personalizados.

Qual a função do remarketing?

  • Reengajamento de potenciais compradores: Diversas vezes podemos observar que a quantidade de cliques em determinados produtos ou a quantidade de vezes que eles são colocados nos carrinhos não batem com a quantidade dos mesmos que são vendidos, dessa forma podemos deduzir que os usuários estavam apenas olhando o produto/anúncio ou até simulando uma compra, mas que no fim decidiu por não seguir com a compra. O remarketing tem como função absorver as informações e os interesses de um possível comprador quando o mesmo acessa o site ou clica em determinado anúncio, então assim que ele desiste daquela compra por motivos inimagináveis para você, o remarketing entra em ação e dispara anúncios trazendo de volta na memória daquele possível comprador o anúncio/produto ao qual ele estava de olho, dessa forma o influenciando a finalizar a compra. Ele encaminha esses anúncios por cerca de 1 mês, e é nesse período que ocorre o reengajamento do usuário para aquela determinada compra.
  • Aumento das conversões: Um dos principais objetivos do remarketing é o aumento das conversões, por isso precisamos ter em mente que raramente o comprador finaliza uma compra logo em sua primeira pesquisa. Segundo dados coletados por meio de ferramentas como o Google Ads, apenas uma taxa de 3% dos visitantes de um e-commerce fazem essa conversão imediata, podendo ser muito menor quando falamos sobre vendas mais complexas e que exigem solicitações de orçamento. Sendo assim, o remarketing ajuda a deixar o anúncio fresco na memória dos seus possíveis clientes, não deixando que a intenção de compra seja eliminada por completo, convencendo intimamente que o cliente faça essa compra. Em uma pesquisa realizada pela AgilOne, foi constatado que 58% das pessoas gostam de receber e-mail as notificando sobre produtos que ela visitaram em sites e que agora estão com promoções, outros 51% afirmaram que gostam de e-mails personalizados e tratamentos VIP, enquanto 41% dos adultos entre 25 e 34 anos apreciam os e-mails sobre abandono de carrinhos de compras.

Como é feito o remarketing?

  • Mapeamento do estágio de compra: No momento em que o possível cliente acessa o seu site e aceita os cookies, o remarketing coleta esses dados desses clientes, acompanhando todo o seu estágio de compra no site. Por isso, antes de iniciarmos uma campanha de remarketing precisamos entender os estágios de compra, que são consciência, momento quando o usuário pesquisa sobre o assunto sem ter a consciência da intenção de compra; consideração, é o momento quando está pensando em comprar; compra, é o momento quando ele efetua a compra e, por fim, fidelização, que é quando temos a intenção de conquistar novas conversões no futuro. Entendendo os estágios de compra você consegue identificar onde o usuário teve determinada dificuldade e ajudá-lo a seguir para a próxima etapa. 
  • Definição do público-alvo: Definir o seu público-alvo ideal é necessário e essencial para qualquer campanha que você vá fazer, além do mais, não faz sentido lançar uma campanha de anúncios de brinquedos infantis para as crianças, já que o seu público-alvo na verdade são os pais, que realmente tem condições financeiras para finalizar a compra do brinquedo. Por isso estabilizar e ter noção de quem é o seu público-alvo, além de saber sobre os seus desejos, dificuldades e interesses também é muito importante, assim você consegue desenvolver campanhas e atingi-los no exato ponto em que tem uma necessidade, tendo assim uma chance maior de conversão final. 
  • Criação de campanhas específicas para cada segmento: Assim como seus clientes são uns diferentes dos outros e normalmente precisam de uma abordagem diferente para enfim finalizar uma compra em sua loja, entender e criar campanhas diferentes para cada segmento te faz ser único e inovador, além do mais, não faz sentido utilizar a mesma campanha de um segmento de produtos de limpeza para um segmento de produtos alimentícios, por isso use sua criatividade e busque desenvolver suas campanhas com um toque diferente para cada segmento, seja isso direito no anúncio, nas especificações das campanhas dentro da ferramenta que você utiliza, como também no visual da campanha, que é a parte em que o cliente mais terá contato, incitando seu interesse e crescente necessidade para que o mesmo finalmente converta em sua campanha.
  • Criação de listas negativas: Da mesma forma que há uma crescente necessidade para que você crie listas de pessoas/públicos-alvo que irão receber as suas campanhas e anúncios, é importante que você desenvolva listas de pessoas que não devem recebê-los. Essa é uma ótima forma de você evitar gastos desnecessários anunciando para quem não tem interesse algum em comprar determinado produto ou serviço, e também evitar de perturbar aquele cliente, que provavelmente possa ter interesse por outro produto/serviço seu, e que pode decidir não comprá-lo por ter recebido aquele anúncio chato que acabou estressando-o. 
  • Desenvolvimento de landing page: As landing pages são aquelas páginas em que os clientes entram quando clicam em seus anúncios, por isso, essas páginas precisam ser tão atrativas quanto seus próprios anúncios, já que não adianta muito o cliente se deparar com um anúncio incrível e depois ser encaminhado para uma landing page mal feita, com pouca responsividade e lenta, isso afeta e muito na decisão de compra do cliente, já que demonstra que você é um amador, ao invés de um vendedor experiente que garantirá a ele uma compra segura. Além do mais, se você conseguiu despertar a curiosidade e o interesse desse cliente por meio de um anúncio, incitando-o a clicar no mesmo, já que você teve todo o cuidado e dedicação para fazê-lo bem, não pode deixar que uma landing page sem graça e mal estruturada faça com que todo o seu trabalho árduo vá por água abaixo.
  • Definição da quantidade de impressões: Após definir suas listas de remarketing, desenvolver landing pages, entre outros detalhes, vale a pena pensar em definir a sua quantidade de impressões, antes de finalmente disparar os seus anúncios, então pense bem na quantidade de vezes que esses anúncios serão exibidos para cada usuário. Da mesma forma que a produtividade aumenta quando você anuncia novamente para quem já demonstrou interesse no produto, o tiro pode sair pela culatra se você fizer anúncios demais. Receber muito anúncios repetidamente pode ser frustrante, ainda mais quando você tinha um interesse gigante no produto, esse tipo de marketing muito invasivo pode fazer com que os seus usuários desistam de fazer a compra, já que a quantidade de vezes que os seus anúncios aparecerem pra ele pode ultrapassar os limites do bom senso.

Formas de remarketing

Remarketing no Google Ads

O Google Ads é hoje uma das maiores ferramentas de anúncios online. Ele funciona como um leilão de palavras-chave que te ajuda a distribuir seus anúncios de forma que os farão impactar adequadamente o seu negócio, a ferramenta também te ajuda na definição de público-alvo, além de segmentação de mercado, o que vai beneficiar e muito você na hora de fazer os seus anúncios. Portanto, na plataforma existem duas formas de você fazer um bom remarketing, sendo elas:

  • Remarketing na rede de display: Como já dissemos, o Google Ads é uma das formas mais populares de se fazer um bom anúncio, mas você sabia que ele tem uma rede de display que pode te ajudar em remarketing? Pois é, sabe quando você está visitando um site e nele encontra aqueles banners com anúncios de produtos ou serviços? Essa é a rede de display. Como uma forma de lucrar com publicidade, muitos sites disponibilizam a exibição de anúncios de terceiros por meio de cadastros no Google Ads, dessa forma, empresas que desejam exibir anúncios podem utilizar esses espaços e cabe aos anunciantes escolherem como irão pagar por eles, podendo ser por CPC (número de cliques) ou CPM (número de vezes em que são exibidos) nos sites parceiros. E claro, para fazer remarketing pelo Google Ads você precisará se cadastrar na plataforma e seguir o passo a passo disponibilizado. 
  • Rede de pesquisas: Essa é uma outra forma de fazer remarketing pelo Google Ads, onde, diferente dos anúncios da rede de display, a rede de pesquisas faz com que os anúncios apareçam na página de resultados do Google. É considerada uma forma muito vantajosa de fazer remarketing no Google, pois assim os seus anúncios podem aparecer também em outras ferramentas para os usuários. Por serem parte da mesma empresa, um anúncio que aparece na própria página de pesquisa do Google, ele também pode aparecer no Google Maps, no Google Shopping etc. Na rede de pesquisas também é comum um anúncio aparecer quando o usuário busca por algo com as palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço ao qual o anúncio foi feito. Já parou para pensar na conveniência que é buscar por determinado assunto no Google e receber de bandeja um anúncio de um serviço ou produto que resolva aquele exato problema que você teve? É assim que o seu anúncio pode atingir o consumidor ideal que você busca e gerar um aumento grotesco nas taxas de conversões para a sua empresa.

Remarketing no Facebook

É impossível que em algum lugar do mundo uma pessoa não conheça o Facebook, que hoje é considerado uma das maiores redes sociais já criadas. É uma plataforma extremamente flexível, onde você pode vender, comprar, assistir a vídeos, lives, conversar com seus amigos e ainda acompanhar a vida das pessoas que você segue/tem adicionadas. 

E, assim como a rede de display, também vemos muitos anúncios no feed do facebook, que é quando você está rolando pela plataforma acompanhando as postagens dos seus amigos e do nada aparece uma promoção de um produto que minutos antes você deu uma pesquisadinha. O Facebook tem quase 2 bilhões de usuários ativos por mês, que cá entre nós, é um número MUITO grande de pessoas, e também é uma rede social onde a grande maioria desses usuários passa muito do seu tempo livre.  Logo, ela se torna uma vitrine excelente para os seus produtos e serviços, não acha?

O Facebook disponibiliza o Facebook Ads, que nada mais é do que o sistema de anúncios remunerados do Facebook, em que a plataforma permite segmentar anúncio de várias formas, cruzando localizações, interesses, idades e gêneros, entre outros dados, assim como o Google Ads faz para anúncios lançados no Google.

E lembre-se, como o Facebook e o Instagram funcionam como uma rede integrada, por serem derivados da mesma empresa, seus anúncios feitos no Facebook Ads também poderão aparecer no Instagram e impactar ainda mais pessoas para a sua empresa.

E-mail Marketing

Assim como uma boa forma de fazer marketing de conteúdo, anúncios de promoções ou derivados, o e-mail marketing é uma ótima forma de se fazer remarketing. Essa estratégia consiste basicamente na utilização do próprio e-mail para uma campanha de marketing digital, com o objetivo de criar, nutrir e manter um relacionamento duradouro com a sua base de clientes atuais, futuros clientes, ou aqueles que já foram seus clientes.

No caso, para o remarketing, é comum utilizar o e-mail marketing como um lembrete para os usuários que abandonaram os produtos no carrinho de compra, aqueles que entraram em um produto e o colocaram em sua lista de desejos etc. Você pode incluir também cupons de desconto e outras ofertas nesse tipo de e-mail, já que o intuito é atrair de volta esse cliente, não há motivos para não lhe dar um empurrãozinho para finalizar essa compra.

Enfim, existem diversas formas de se trabalhar o remarketing na sua empresa, assim como existem diversos passos a serem seguidos, que cá entre nós, não são nada comparados aos benefícios que você terá ao conquistar seus clientes. Lembre-se, conquistar um novo cliente para a sua marca pode ser muito mais caro do que conseguir que aquele cliente que já teve contato com a sua empresa antes retorne para uma nova compra, priorize despertar o interesse desses clientes com anúncios criativos e que sejam certeiros em suas necessidades, sem contar que deixar uma primeira impressão é sempre bom, e caso você não tenha tido êxito nessa etapa, tente reconquistar esse cliente pois sempre podemos dar uma segunda chance a uma boa experiência.

E aí, o que achou do conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo que será um prazer falar contigo!

Não deixe também de conferir mais dicas de marketing digital no nosso blog.

Tags: email marketingfacebook adsgoogle adsmarketing digitalremarketingtráfego pago
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