Com o aumento constante do número de empresas presentes no mundo digital, a preocupação com o Search Engine Optimization (SEO) tem sido cada vez maior. Se você pretende aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, um bom buscador de palavras-chave é ferramentas essencial para otimizar o conteúdo do seu site para os motores de busca.
Além disso, a partir da pesquisa de palavras-chave é possível identificar tendências e assim selecionar os temas mais relevantes para criar conteúdo para sua audiência.
Atualmente existem diversas opções de ferramentas de pesquisa de palavras-chave, gratuitas e pagas, com diferentes funcionalidades que podem auxiliar na sua estratégia de Marketing Digital.
Para te ajudar a encontrar a ferramenta que melhor te atenda, escolhemos x ferramentas que você precisa conhecer. Confira!
Qual o melhor buscador de palavras-chave?
Ubersuggest
Ferramenta desenvolvida pelo italiano Alessandro Martin em 2013 e adquirida em 2018 por um dos maiores especialistas do mundo em SEO, Neil Patel, o Ubersuggest oferece 3 buscas gratuitas por dia, com algumas informações limitadas, e possui opções pagas no formato de assinatura ou compra de licença.
É um ótimo buscador de palavras-chave de cauda longa e também oferece insights de conteúdos relacionados com a Keyword pesquisada.
A ferramenta era associada somente à busca de palavras-chave, e ficou conhecida principalmente por seu visual clean e por ser extremamente simples de usar.
Porém, atualmente em sua versão 3.0, é possível fazer análise de domínios concorrentes, mapear sites similares, identificar as páginas mais acessadas de um domínio e quais palavras-chave ele ranqueia.
Além disso, a atualização mais recente ainda oferece funcionalidades de análise de SEO, desde a auditoria do desempenho do seu site até a análise de backlinks.
Semrush
Criada em 2008, é de longe uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado.
Além da funcionalidade de busca de palavras-chave, a ferramenta oferece recursos muito completos de análise de SEO, onde é possível monitorar o retorno de seus concorrentes a partir do tráfego pago e orgânico.
Também oferece relatórios muito precisos que permitem acompanhar backlinks e as palavras-chave ganhas dentro de um período.
Assim como o Ubersuggest o SEMrush também possui uma versão gratuita com recursos limitados, mas sua versão paga possui apenas planos de assinatura
Google Keyword Planner (Ferramenta de palavras-chave do Google)
Totalmente gratuito, é a ferramenta de palavras-chave do Google, e por ser desenvolvido pelo buscador mais utilizado no mundo, é uma fonte extremamente confiável de informações.
Justamente por ser gratuito, é natural que o Keyword Planner não ofereça muitos recursos elaborados, mas é importante frisar que desempenha com excelência aquilo que se propõe a fazer: busca de palavras-chave.
Além da lista com as palavras-chave, a ferramenta fornece a média de buscas mensais, a concorrência pela keyword e uma estimativa de custo por clique.
Google Trends
O Google Trends é ótimo para ser utilizado junto do Keyword Planner, e também é totalmente gratuito.
Com o Google Trends é possível analisar os assuntos mais buscados na internet, a ferramenta oferece dados sobre o volume de busca e a região em que o assunto é mais pesquisado, além do período em que houve mais busca sobre aquela palavra-chave.
A ferramenta ainda oferece alguns insights com os principais termos relacionados à palavra-chave que foi pesquisada e também com assuntos relacionados que apresentaram aumento no volume de buscas.
Ahrefs
Criado em 2011 e é uma ferramenta extremamente completa. A princípio era voltado totalmente para a criação de estratégias de linkbuilding, mas com o tempo passou a oferecer outros recursos.
A ferramenta possui uma estrutura semelhante à do Google Keyword Planner, porém é muito mais precisa. Além de dados como o volume de busca, custo por clique e quantidade de resultados, o Ahrefs oferece também recursos avançados de linkbuilding que permite mapear seus concorrentes por termos muito disputados.
Possui apenas uma versão paga, no formato de assinatura e, para demonstrar o quanto a ferramenta é eficaz, o Ahrefs disponibiliza em seu canal no YouTube diversos vídeos com tutoriais de como utilizar as diversas funcionalidades da ferramenta.
Moz Keyword Explorer
Esse buscador de palavras-chave é um dos mais conhecidos no mercado.
Seu principal diferencial é o ranking de dificuldade de alcance orgânico, uma pontuação de 0 a 100, quanto maior a pontuação maior a dificuldade de ranquear a palavra-chave.
Além disso o Moz conta com funcionalidades analíticas de SEO para o domínio, como o Page Authority e o Domain Authority, que ficaram extremamente populares em 2016 quando o Google deixou de divulgar o PageRank, uma das métricas mais importantes na estratégia de SEO.
O Moz permite um número limitado de pesquisas por dia em sua versão gratuita, e possui a opção de assinatura paga para utilização dos recursos sem restrições.
Keyword Tool
O buscador de palavras-chave é uma excelente opção e se destaca por ser extremamente intuitivo e fornecer dados sobre diversas redes de busca como YouTube, Play Store, Bing, Amazon, Ebay e até redes sociais como Twitter e Instagram.
O Keyword Tool funciona com base no autocomplete do Google, e posiciona como uma alternativa mais confiável para o Keyword Planner.
Em seu plano gratuito oferece até 750 variações da palavra-chave pesquisada.
Extensões de navegador com buscador de palavras-chave
Se você já lida com SEO, sabe que não é nada fácil conciliar todas as tarefas relacionadas a otimização para motores de busca. Algumas tarefas tomam muito tempo e a maioria das ferramentas demanda que você esteja com uma guia aberta para realizar as buscas de palavras-chave.
As extensões para navegador são uma boa opção para poupar algum tempo e obter insights diretamente na página de resultados, sem precisar abrir nenhum link.
Além disso, a maioria possui vários recursos em seu plano gratuito, excelente opção para quem está começando a se aventurar no mundo do SEO.
Separamos algumas que podem ser úteis, confira!
Moz Bar
A extensão oferece dados instantâneos ao visualizar uma página na web ou até os resultados de busca.
A ferramenta permite destacar palavras-chave dentro de uma página, além de fornecer métricas gerais de SEO como Page Authority e o Domain Authority, que permitem mapear quais páginas e domínios possuem relevância e merecem ser analisados.
Além disso a versão gratuita do Moz Bar ainda oferece insights sobre Backlinks dentro de uma página, diferenciando se os links são Follow, NoFollow, Internal ou External
SEOQuake
Assim como o Moz Bar, o SEOQuake oferece dados instantâneamente ao visualizar a SERP ou uma página específica.
Possui uma função para avaliar a quantidade total de palavras e a densidade de palavras-chave.
Além disso, a ferramenta permite fazer um diagnóstico de SEO on page, fornecendo dados como as Heading tags, meta description, URL e entre outros.
Ubersuggest
A extensão do Ubersuggest fornece dados não apenas no Google, mas também em sites como YouTube, Amazon e mais.
Depois de instalada, basta realizar uma busca e a extensão irá fornecer dados sobre o Volume de buscas mensal, custo por clique e concorrentes para todas as suas pesquisas.
A ferramenta também conta com gráficos e tendências que detalham o volume de buscas mensal de cada palavra-chave em dispositivos móveis e em desktop.
Keywords Everywhere
Provavelmente a extensão mais conhecida para busca de palavras-chave.
Fornece volume mensal de busca, custo por clique e a competição pela palavra-chave buscada.
Possui várias ferramentas integradas para encontrar palavras-chave de sua busca original e para mostrar as palavras-chave para as quais qualquer página ou domínio está ranqueado nas SERPs.
Além disso, permite exportar rapidamente as palavras-chave que você achar mais relevante em uma lista no formato .CSV
Keyword Surfer
O Keyword Surfer é uma extensão gratuita que permite analisar os resultados de pesquisa do Google diretamente na SERP.
Basta digitar a palavra-chave pretendida e a ferramenta fornece o volume de pesquisa, sugestões de palavras-chave e termos relacionados.
A ferramenta também fornece métricas como o número de backlinks e o tráfego orgânico estimado para todos os resultados de pesquisa.
Agora que você já conhece algumas das principais ferramentas de busca de palavras-chave, pode escolher a que se adequa melhor a sua realidade e colocar a mão na massa!
Tem alguma dúvida? Deixe um comentário, ficaremos felizes em responder.