Você sabe o que mais de dois bilhões de usuários têm em comum? Equivalente a um terço de toda a internet, esse é o número de usuários do YouTube. Diariamente, mais de um bilhão de horas de vídeo são assistidas, resultando em bilhões de visualizações.
Esse cenário demonstra o potencial que o YouTube representa para a sua marca: dentro desses mais de dois bilhões de usuários, certamente há um grupo expressivo e que tem um grande potencial para se tornar cliente da sua marca.
Mas como a sua empresa pode ser encontrada pelo usuário certo e que atende aos critérios para ser seu cliente?
A oferta de vídeos no YouTube é grande e intensa. São diversos produtores de conteúdo, de grandes empresas a pessoas que estão iniciando uma carreira dentro da plataforma. Uma pesquisa simples pode resultar em milhares de vídeos: sejam eles diretamente relacionados com sua busca ou sejam relacionados de forma mais ou menos direta. Para isso, é preciso estar bem posicionado nas páginas de resultado de busca, e entender quais são as palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio e para o seu potencial cliente.
Neste artigo, você vai entender como definir as palavras-chave certas para os seus vídeos e como aplicá-las na prática. Confira!
Como descobrir a Palavra-chave para YouTube?
Você já deve ter ouvido falar que “quem não é visto não é lembrado”. No YouTube, essa frase pode ser adaptada para “quem não tem palavra-chave não é visto”. Para ser lembrado pelas pessoas e ser conhecido pelos seus futuros clientes, é fundamental definir palavras-chave e fazer as otimizações necessárias para que o seu vídeo seja encontrado pela audiência esperada.
As palavras-chave são termos, que podem aparecer como palavras únicas ou em conjunto, e que são identificadas pelo algoritmo do YouTube para assim entregar os conteúdos mais relevantes para os usuários que fazem buscas na ferramenta.
A importância das palavras-chaves não acaba por aí: não basta incluí-las no vídeo, é preciso entender qual é a palavra-chave usada pelo seu futuro cliente, suas variações e como você pode usá-las até mesmo na produção dos seus conteúdos.
Existem alguns métodos para entender quais são as palavras-chave ideais para os seus vídeos. Além das ideias originais para criação de conteúdo, é importante verificar o volume de busca dos termos: em plataformas gratuitas, você verifica quantas pesquisas são feitas para cada termo e a dificuldade de ter uma boa posição em cada uma delas.
Termos mais genéricos, os chamados head tails, costumam ter mais volume de busca, mas também são mais difíceis de emplacar uma posição na primeira página. Em contrapartida, termos mais longos e específicos, os chamados long tails, apresentam um volume de busca reduzido mas são mais fáceis de posicionar.
Imagine que você esteja buscando como escolher a palavra-chave para o seu próximo vídeo. Você pode fazer uma busca com o termo “palavra-chave YouTube”, que apresentará resultados mais genéricos. Já em uma pesquisa como “como encontrar a palavra-chave ideal para o meu canal sobre vendas em um e-commerce” vai trazer mais resultados específicos e com mais probabilidade de ser uma empresa com um produto ou serviço que faça sentido para essa dor inicial.
Agora que você notou a importância de ter palavras-chave estratégicas no seu conteúdo, saiba como encontrá-las.
Faça pesquisa de palavras-chave para o YouTube nas ferramentas específicas
Diante das diversas opções de palavras-chave, as ferramentas são importantes para localizar as possibilidades de rankeamento dentro do YouTube.
Existem duas principais métricas que devem ser analisadas antes de escolher uma palavra-chave: o volume de busca e a tendência do termo (se existe um período específico do ano em que ele apresenta um volume maior), e o nível de dificuldade de SEO, ou seja, o nível aproximado de concorrência para aquela palavra-chave.
Como citamos anteriormente, é preciso analisar quais palavras fazem mais sentido para sua audiência, adequando o conteúdo e assim otimizando o alcance do seu vídeo no YouTube.
Confira uma relação das principais ferramentas de busca:
Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que está incluída nas contas do Google Ads. É uma plataforma bastante utilizada para campanhas de mídia paga, mas que também é usada para estratégias orgânicas de conteúdo e mesmo para o YouTube.
Por ser uma ferramenta do Google, os dados apresentados são assertivos e podem contribuir significativamente para a sua estratégia de palavras-chave no YouTube. O primeiro passo para usar a plataforma é criar uma conta no Google Ads. Depois, você configura as palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio e para suas personas, analisa suas possibilidades e tem insights para seus próximos vídeos.
Google Trends
Assim como o Google Keyword Planner, o Google Trends também é uma ferramenta gratuita e que oferece dados sobre as tendências de busca. Ao determinar um termo, você verifica o volume de busca e a evolução no interesse dos usuários sobre o termo em questão.
Ubersuggest
Neil Patel, um dos principais nomes do marketing digital do mundo, é o responsável pela Ubersuggest. A plataforma também é gratuita e traz informações relevantes sobre a palavra-chave e seu volume de buscas por mês, interesse dos usuários, nível de dificuldade da palavra-chave.
Além disso, existe um recurso de sugestões de palavras-chave, ou seja, termos que estão relacionados com aquele pesquisado e que também podem ser usados nos seus vídeos no YouTube.
Como saber qual é a palavra-chave certa para o meu canal?
Uma das principais vantagens do marketing digital é justamente o alcance que sua marca pode ter e como a internet permite que diversos clientes em potencial cheguem até sua empresa buscando seu produto ou serviço.
Mas, para otimizar esse processo e garantir que a sua audiência é o público ideal e que pode se tornar seu cliente, é fundamental determinar o objetivo do seu canal do YouTube e qual é a persona a ser impactada pelos seus conteúdos.
Defina o seu objetivo com o canal
Educar o seu lead até o momento em que ele se torna cliente, atrair novos leads com conteúdos de topo de funil, tornar-se autoridade do setor de atuação, entre tantas outras possibilidades de objetivo:entender o propósito do seu canal do YouTube é fundamental para desenhar o tipo de conteúdo a ser produzido.
Cada objetivo traz especificidades e boas práticas específicas. Se seu objetivo é atrair novos leads, é aconselhado trabalhar com conteúdos de topo de funil e não com conteúdos de detalhamento técnico do seu produto ou serviço, por exemplo.
Defina sua persona
Tão importante quanto saber o que falar é saber com quem falar. Usadas em todas as estratégias de marketing digital, as personas orientam a comunicação e direcionam os esforços para alcançar a segmentação desejada.
É comum ter de 3 a 5 personas dentro do seu planejamento de marketing. No seu canal do YouTube, é possível criar conteúdos direcionados para cada uma delas ou mesmo selecionar aquela que está mais presente na plataforma.
Onde se coloca as palavras chaves?
Depois de produzir seu vídeo a partir da definição do objetivo do seu canal e da seleção da persona, existem aspectos técnicos do YouTube que podem otimizar o seu vídeo na plataforma.
Ao colocar a palavra-chave ideal no título, descrição e tags, por exemplo, você pode aumentar expressivamente o alcance do seu vídeo. Entenda a função de cada um desses pontos e boas práticas para aplicar suas palavras-chave em cada um deles:
Título
É um dos principais critérios para o algoritmo do YouTube fazer a indexação dos vídeos nas primeiras posições de busca. Para otimizar a performance do seu vídeo, garanta que o título está o mais próximo possível da busca do seu usuário, assegurando que a palavra-chave esteja presente.
O título é o primeiro contato do usuário com o seu vídeo, por isso, é importante ser sucinto e direto. Dessa maneira, ele saberá do que se trata o vídeo. O número de caracteres também é um fator que deve ser analisado. Uma pesquisa da Briggsby mostrou que, em média, os vídeos nas primeiras posições têm de 47 a 48 caracteres, sendo que o máximo permitido é 100.
Esses dois pontos não são regras, mas são boas práticas aconselhadas para as empresas otimizarem o alcance de seus vídeos.
Descrição
Com limite de 5.000 caracteres, a descrição também é um elemento relevante para rankeamento no YouTube. Além do algoritmo fazer a leitura desse conteúdo, o texto preparado para a descrição pode servir para persuadir o usuário a ver seu vídeo – e quanto mais views, mais relevante se torna o seu vídeo.
Na descrição, você pode utilizar as palavras-chave com mais frequência, mas sempre lembrando que o conteúdo deve ser escrito para o usuário, e não apenas repetindo as palavras-chave. Além disso, é possível incluir links para seu site e redes sociais, por exemplo, facilitando o acesso do usuário às suas outras frentes de comunicação.
Tags
As tags também são um importante fator considerado pelo YouTube para o rankeamento. Elas são usadas para a identificação dos assuntos tratados no seu vídeo, o que é utilizado para incluir o seu vídeo nas sugestões de conteúdos relacionados.
Dessa maneira, um usuário pode chegar até o seu conteúdo por meio de uma recomendação de vídeo relacionado. Por isso, faça um levantamento de assuntos relacionados ao seu conteúdo e que tenham ligação direta com o seu negócio, e sempre inclua as tags nos seus vídeos.
SEO para Youtube
Assim como as demais estratégias de SEO, as otimizações no YouTube são orgânicas e não trazem resultados imediatos. A longo prazo, porém, podem fazer toda a diferença nos seus resultados.
Para fazer otimizações nos conteúdos que você já tem no seu canal do YouTube, analise as palavras-chave e faça os ajustes necessários no título, descrição e aplicação das tags. Ao acompanhar as métricas, é possível que essas simples mudanças otimizem os seus resultados.
Quer crescer seus resultados pelo YouTube? Aplique essas dicas nos seus próximos vídeos e analise seus resultados a partir das boas práticas.