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Home Ecommerce

Qual o melhor gateway de pagamento para e-commerce?

Redator 3MIND Content by Redator 3MIND Content
24 de setembro de 2021
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gateway de pagamento
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Um bom gateway de pagamento é essencial para garantir a segurança das transações financeiras do seu e-commerce.

Confira a seguir:

  1. O que é gateway de pagamento
  2. Melhores gateways de pagamento
  3. Como escolher o melhor gateway de pagamento

Marcado como o ano de virada de chave para o e-commerce, 2020 trouxe um crescimento de 27,6% em vendas quando comparado a 2019, fazendo com que o e-commerce mundial alcançasse a marca de US$ 4,28 trilhões em faturamento, segundo um estudo realizado pelo eMarketer. 

Além das empresas que já atuavam com este modelo de negócio antes da pandemia, muitos empreendimentos precisaram se adaptar e ingressar no e-commerce para atravessar este período turbulento e que exigia inúmeros ajustes de rota. 

A verdade é que, para muitos empreendedores, o e-commerce era uma novidade e foi preciso mobilizar esforços para garantir uma experiência positiva de compra para os consumidores e assim ter bons resultados em vendas. Entre esses esforços, estão os métodos de pagamento e a proteção de dados para o usuário fazer uma compra segura. 

O método de pagamento deve ser um ponto de bastante atenção em todo e qualquer e-commerce. E se o seu site pode ter melhorias na etapa final da compra, é importante entender mais sobre as possibilidades de pagamento. Isso porque mesmo que o crescimento em 2020 tenha sido atípico nas compras online, um relatório da Ebit|Nielsen mostrou que 59% dos novos clientes continuem comprando pela internet: ou seja, é preciso garantir uma jornada cada vez mais segura para seus consumidores.

Se você ainda tem dúvida em como garantir uma experiência de pagamento positiva para o seu cliente no seu e-commerce, neste artigo você vai entender mais sobre como escolher a melhor tecnologia para pagamento digital e se vale a pena investir em um gateway de pagamento para o seu site. Confira! 

O que é gateway de pagamento

Um gateway de pagamento é uma tecnologia que conecta sua loja online com as operadoras de cartão de crédito e bancos. Dessa maneira, o processo de checkout e finalização da compra é facilitado e permite que a experiência do seu cliente seja positiva no momento de fechar o carrinho de compra. 

A lógica do gateway de pagamento é a mesma das máquinas de cartão de crédito nas lojas físicas: é uma ferramenta para a finalização de uma compra na loja física, integrando o cliente e as operadoras para viabilizar a compra em uma transação financeira. Ao finalizar uma compra e chegar na página de checkout, o gateway envia as informações e dados do seu cliente e repassa para a empresa financeira, seja um banco ou a operadora do cartão de crédito. 

Essa troca de informações entre o seu site e as instituições financeiras com os dados informados pelo cliente acontece em pouquíssimo tempo, entre 2 a 3 segundos. Logo após esse período, o pagamento indicado pelo seu cliente pode ser aprovado ou negado e o pagamento é recebido diretamente pela sua empresa.  

Ter um gateway de pagamento no seu e-commerce traz inúmeras vantagens. Entre elas, podemos destacar: ter acesso a todas as transações financeiras em um único ambiente, ter integrações com funcionalidades como serviços antifraude, opções de crédito e débito, além de ter o valor da venda diretamente enviado para sua conta, sem a necessidade de esperar os dias necessários para que o pagamento seja feito. 

E o gateway de pagamento não é a única solução para receber os pagamentos das suas vendas virtuais. Se você já tem familiaridade com as possibilidades de pagamento para o seu e-commerce, é provável que você já tenha ouvido falar sobre adquirente, subadquirente e intermediador de pagamento. 

Para esclarecer as diferenças entre eles e como escolher a melhor alternativa para o seu e-commerce, é importante compreender o conceito de cada um deles. 

O que é adquirente

Adquirente ou credenciadora é a empresa que faz a intermediação e o processamento das operações financeiras que são feitas por meio de cartões de débito e crédito. Para isso, esta empresa faz a ligação e comunica as informações entre o e-commerce e a instituição financeira que operacionaliza o pagamento, seja ela um banco ou a operadora do cartão. 

Apesar de apresentarem custos menores para o seu e-commerce em cada transação, a empresa adquirente é quem recebe o valor da venda. O prazo médio para envio do valor para o e-commerce é de 30 dias. Além disso, o adquirente não oferece soluções de antifraude para o e-commerce, e essa necessidade fica sob responsabilidade do próprio e-commerce, que precisa terceirizar ou desenvolver a sua própria solução de segurança para o site. 

O que é subadquirente

A empresa subadquirente, também conhecida como intermediador de pagamento, tem uma função bastante semelhante à empresa adquirente. Assim como a adquirente, a subadquirente também faz a comunicação entre o e-commerce e as instituições financeiras. A diferenciação se dá na intermediação e na liquidação dos pagamentos feitos por meio de cartões, que ficam sob responsabilidade da subadquirente. 

Mesmo com a facilitação permitida pela integração e com o sistema antifraude oferecido pelas subadquirentes, a principal desvantagem da subadquirente é que a página de checkout é direcionada para uma página de fora do site do seu e-commerce. Essa inserção de uma página de fora do seu site pode contribuir expressivamente para o aumento das taxas de abandono de carrinho, já que desestimula a jornada de compra do seu cliente ao criar uma nova etapa na navegação. 

Intermediador de pagamento

Também conhecido como subadquirente, o intermediador de pagamento faz a conexão de um e-commerce às instituições financeiras. O ponto que diferencia o intermediador financeiro e o gateway de pagamento é que um vendedor não precisa ter vários contatos separados com os bancos. 

Isso porque o intermediador de pagamento apresenta um único contrato com o e-commerce, o que facilita a operacionalização para os comércios online que estão começando. A contrapartida é que a cobrança é feita com taxas fixas por vendas, o que pode tornar a cobrança mais elevada. 

Além disso, os intermediadores de pagamento costumam fornecer todos os protocolos e proteções de segurança de dados exigidos nas transações financeiras realizadas do site do e-commerce. 

Melhores gateways de pagamento

Com o crescimento do e-commerce, é comum que o número de soluções disponíveis no mercado também registre um aumento expressivo. Por isso, mesmo diante de tantas alternativas, é importante que você conheça as principais empresas que fornecem gateways de pagamento e assim entenda qual se adequa melhor às suas necessidades e faz mais sentido para o momento do seu negócio. 

Para te ajudar a entender as características de cada uma das tecnologias disponíveis no mercado, criamos uma lista com os 5 principais gateways de pagamento:

Mercado Pago 

Utilizado por empresas dos mais diferentes segmentos e portes, o Mercado Pago é um dos mais conhecidos gateways de pagamento. A tecnologia oferecida é recomendada para todos os tipos de comércio online, independentemente do volume de vendas ou mesmo do tamanho do e-commerce. 

A principal vantagem do Mercado Pago é a possibilidade do seu cliente gerar links de pagamento, que podem ser compartilhados por redes sociais como o WhatsApp e até mesmo por e-mail. Outro importante aspecto oferecido pelo Mercado Pago é que, depois de recebido, o valor da venda fica rendendo enquanto estiver na plataforma, assim como também fica disponível para uso, seja por meio de transferência bancária ou mesmo para saques. 

PayPal

O PayPal também é um dos gateways mais conhecidos mundialmente e foi um dos pioneiros no desenvolvimento de tecnologia de pagamento para e-commerces. Sendo uma plataforma utilizada no mundo todo, ele permite que os pagamentos sejam enviados e recebidos em qualquer lugar do mundo. Isso permite que sua loja aceite diversas bandeiras de cartões, além de viabilizar o pagamento diretamente por PayPal, que também funciona como uma carteira digital. 

Além disso, o PayPal conta com uma política de proteção ao vendedor, que garante mais segurança para o seu negócio, assim como a proteção antifraude que proporciona uma experiência mais segura para seu cliente. 

PagSeguro

Uma solução viável para lojas online e físicas é o PagSeguro, que oferece diversas soluções de meios de pagamento. Dentro do seu e-commerce, você pode criar botões de pagamento com o PagSeguro, o que permite que o cliente faça pagamentos via e-mail marketing, blog, mídias sociais ou mesmo em diferentes páginas de finalização de compra no seu site. 

O PagSeguro oferece sistema antifraude para garantir uma experiência segura para seus clientes, além de evitar que a sua loja online seja prejudicada com tentativas de fraudes. Outro importante ponto oferecido pelo PagSeguro é o checkout transparente, que não direciona o cliente para uma página fora do seu site na hora de finalizar a compra. Isso reduz as taxas de abandono de carrinho e ainda oferece uma experiência mais positiva para o seu consumidor. 

Cielo

Diferente de outros gateways, a Cielo tem taxas de transações de acordo com o setor de atuação do seu e-commerce e também variam de acordo com o pagamento, seja ele cartão de débito ou crédito. 

A alternativa de criação de links para pagamento também é disponibilizada e pode contribuir para o aumento do alcance das suas vendas também pelo WhatsApp, por exemplo. Outra vantagem da Cielo é que o cálculo de frete é integrado, garantindo mais agilidade para o seu cliente e tornando sua experiência de compra mais positiva. 

PicPay Pro 

Bastante conhecido como um método de pagamento, o PicPay conta com uma solução voltada para empresas receberem os pagamentos de seus clientes. O PicPay Pro é uma ferramenta nova no mercado mas que tem sido bastante aceita justamente pela popularização das demais soluções oferecidas pela empresa. 

Como gateway para e-commerce, o PicPay Pro tem taxas fixas por transação e oferece um período de carência com a taxa zero para as operações na sua loja virtual. Para utilizar a solução, é preciso que você tenha uma carteira dentro da plataforma, que pode ser gerida por meio do aplicativo. 

Como escolher o melhor gateway de pagamento

Agora que você já conheceu as principais alternativas disponíveis no mercado e a importância de se contratar a melhor opção de gateway de pagamento, preparamos uma lista de critérios que você deve analisar antes de escolher o gateway para o seu e-commerce. 

  • Faça um comparativo entre taxas fixas e variáveis cobradas pelo gateway de pagamento, analise qual se adequa ao momento financeiro do seu e-commerce e entenda qual é o gateway mais adequado. 
  • Opte por gateways de pagamento que tenham sistemas de proteção de dados e que garantam a segurança para o seu cliente e também para o seu e-commerce. Para isso, confirme se são utilizados padrões de segurança de dados, como o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS). 
  • Verifique se a disponibilidade do gateway é compatível com a sua área de atuação. Caso você realize vendas fora do país, por exemplo, confira se o gateway de pagamento abrange essa região. 
  • Analise as opções de pagamento disponíveis pelo gateway. Quanto maior o número de emissores e cartões aceitos, maior é o alcance e a possibilidade de venda entre seus clientes. 

Além de analisar todos os pontos citados, é fundamental que você analise as propostas dos gateways disponíveis no mercado e entenda qual se adequa ao momento do seu e-commerce. Compreender as necessidades atuais e as projeções do seu negócio é determinante para a escolha assertiva do gateway de pagamento e que vai impulsionar seu negócio e seus resultados em vendas. 

Gostou de saber mais sobre gateways de pagamento? Deixe um comentário, ficaremos felizes em responder!

Tags: e-commercegateway de pagamento
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