Advindo do inglês, o termo ‘’fulfillment’’ pode ser traduzido para “cumprimento” ou até mesmo, “realização”.
Dentro do universo da logística, fulfillment é a ideia de ser responsável por organizar as operações que são importantes para atender necessidades dos consumidores. O fulfillment também necessita de uma atuação conectada entre vários setores que garantem o bom funcionamento do serviço, como a logística, a tecnologia, o atendimento e o marketing.
O que é Fulfillment
Já sabemos que o fulfillment é como um elo fundamental na cadeia de suprimentos.
Entendendo que todos os negócios precisam estar atentos à experiência do cliente, sem um procedimento de atendimento bem alinhado e funcional, junto do processamento de pedidos os clientes provavelmente não ficarão satisfeitos.
É fato que um dos maiores problemas que os clientes enfrentam ao realizar uma compra online, são os atrasos, afinal, ninguém gosta disso. Alguns clientes preferem pagar até mais caro em serviços de fretagem a fim de receber os produtos com maior velocidade.
Em um sentido mais genérico, o fulfillment é o processo por completo, desde o início da consulta, no ponto de vendas, até a efetiva entrega do produto para o cliente.
Porque se preocupar com o Fulfillment
Se você atua no e-commerce, com certeza precisa se adequar ao conceito de fullfilment. Muitas empresas, especialmente as líderes do mercado, como a Amazon, têm decidido adaptar a sua logística com o método de Fulfillment Centers, diferente dos tradicionais centros de distribuição, são feitas operações para o atendimento de pedidos de e-commerce e suas eventuais devoluções, os novos centros possuem níveis de estoques de curto prazo.
Muitos deles, possuem tamanho reduzido e estão posicionados em centros urbanos e também são conhecidos por “micro fulfillment centers urbanos” e “hyperlocal fulfillment centers” uma das novas possibilidades que estes novos centros dão, é a “entrega same day” onde o produto comprado chega a casa do consumidor no mesmo dia.
Etapas do Fullfillment
O fulfillment abarca todo o procedimento dentro de um e-commerce, a partir do estoque do produto até a entrega ou sua devolução pelo cliente. O fulfillment é dividido em 5 principais etapas. Falaremos delas a seguir.
Estoque
O estoque é o início de tudo. O procedimento de armazenamento dos produtos que vão ser vendidos é extremamente importante para a experiência final do consumidor. O estado em qual o produto chegará e seu prazo, são fatores cruciais na fidelização do cliente.
Dentro desta etapa, são divididos em dois procedimentos; O Picking (Separação) e o Packing (Embalagem)
Separação (Picking)
Uma vez armazenados e processados, é necessário que se localize os objetos comprados pelos clientes, antes de enviá-los. A organização interna é a chave nessa etapa e, sem dúvidas, uma boa gestão aqui, fará com que seu processo seja muito mais rápido e menos desgastante para sua equipe.
Embalagem (Packing)
Agora que o produto já foi localizado e separado para o envio, existe a necessidade de embalá-lo, um bom packing garante que a sua mercadoria não sofra danos na viagem. Isso, de fato, impacta diretamente na experiência final do seu cliente.
Transporte
Agora que seu produto já está selecionado e embalado, a próxima etapa garante que ele chegue até o consumidor final. É essencial a pontualidade e garantir a integridade da mercadoria.
Pós-entrega
É aqui que muitos comércios falham. Após o produto chegar às mãos do cliente, sua operação ainda não acabou.
É extremamente importante receber um feedback do seu consumidor sobre a experiência que ele teve com sua empresa. Nessa parte do procedimento, também cabem todas as reclamações e até devoluções do produto. E sempre vale lembrar que, de acordo com a legislação Brasileira, não se pode cobrar frete na devolução de produtos para o cliente, pense nisso antes de estabelecer o preço do seu frete.
Como otimizar o Fulfillment do seu e-commerce.
São três os principais passos para otimizar o seu fulfillment, sendo eles; classificação dos seus produtos; integração do seu sistema e automatização do seu procedimento interno.
Classifique seu inventário
É interessante depositar os produtos mais vendidos do seu comércio, em uma área central do depósito, de fácil acesso e retirada, afinal, isso irá facilitar muito a organização do depósito. Classifique todos os produtos e disponha eles de maneira estratégica de acordo com as suas vendas. Os produtos de baixo volume de vendas podem ser deixados em uma região separada.
Integre os seus sistemas
A fim de atender mais rapidamente um cliente e uma compra, é ideal que você tenha visão em várias áreas; previsão de demanda, vendas, estoque e logística, por exemplo.
O ideal aqui é que você tenha integração entre o sistema de gerenciamento de pedidos e o sistema financeiro, além da logística e inventário.
Automatize processos
Automatização não significa robotização. Não é necessário investir em máquinas e sistemas de inteligência artificial para se ter uma boa automação de procedimentos.
Um simples investimento em “Scanners” já pode ser entendido como uma boa automação, afinal, são eles que te ajudam a inserir com mais facilidade, o inventário dentro do sistema ou até mesmo, registrar sua saída.
Existem ainda alguns aplicativos de smartphone que podem te ajudar na tarefa da automação da sua empresa.