O comércio eletrônico veio para ficar. Acelerado pelo isolamento social em função da pandemia, ninguém duvida que os consumidores encontraram soluções práticas e inteligentes ao comprar online, além de este ter sido o meio de diversas empresas sobreviverem diante da crise.
Em 2020, o crescimento nas vendas pela internet foi de 68% quando comparadas ao ano anterior, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust. Além disso, o estudo mostrou que mais de 20 milhões de consumidores realizaram compras pela internet pela primeira vez e que 150 mil lojas passaram a vender seus produtos e serviços de forma digital.
Com esse cenário tão positivo, você sabe como a sua empresa pode aproveitar e também aumentar suas vendas online?
Existem diferentes técnicas e estratégias de negócio que podem ser utilizadas para assim vender mais, e são muitos fatores que podem influenciar na sua decisão. Se a sua empresa ainda não tem tanta experiência em vendas online, optar por soluções como dropshipping pode ser uma boa saída.
Neste artigo, você vai entender mais sobre o que é o dropshipping, como funciona e como ele pode ser aplicado no seu negócio. Confira!
O que é dropshipping?
Dropshipping é um método de vendas em que o vendedor não mantém estoque, ou seja, a venda é feita pela loja, e a entrega do produto é feita diretamente do fornecedor para o cliente final.
Em uma tradução literal, dropshipping significa “livre de remessa”. Nesse modelo de venda, a empresa não é responsabilizada pelos custos operacionais de distribuição e entrega dos produtos, que são realizados pelo fornecedor.
Esse é um dos principais aspectos que atraem cada vez mais os empreendedores a adotarem o dropshipping. Empreendedores que importam produtos do exterior e os revendem em uma página ou aqueles que negociam os produtos por redes sociais são exemplos de lojistas que praticam o dropshipping.
Como funciona o dropshipping?
Por não necessitar do estoque e não ser responsável pelos processos logísticos, a empresa acaba atuando como uma “vitrine”, já que os passos relacionados à entrega e reserva de produtos são realizados pelo fornecedor.
Para entender melhor como funciona o dropshipping, considere uma loja de vestidos que é adepta desse modelo de venda. A loja faz a venda para o cliente final por meio de uma plataforma online. Por não ter um estoque sob sua responsabilidade, essa loja entra em contato diretamente com a empresa fornecedora que tem os produtos e assim ela mesma faz o processo de entrega dos vestidos.
Nesses casos, são necessários poucos recursos, mas estes são importantes para realizar a gestão da sua loja virtual. É fundamental ter um computador para atuar na plataforma de venda e criar estratégias e esforços de marketing para se destacar entre seus concorrentes, por exemplo.
Além disso, os fornecedores têm grande importância para as empresas que adotam o dropshipping. Por isso, é fundamental contar com uma rede de confiança e de fornecedores de qualidade para vender produtos para seus clientes, oferecendo a melhor experiência para seu consumidor final.
Dropshipping é legal?
Sendo uma prática mais comum entre as empresas de menor porte, é importante estar atento à legislação e assim evitar complicações jurídicas na prática do dropshipping.
O dropshipping é considerado legal sim, desde que não seja realizado por meio de pessoas físicas e sim por empresas que atuam como intermediadoras de importação. Não existem enquadramentos que cumpram com essa definição na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para microempreendedor individual (MEI) e, por isso, o dropshipping só pode ser formalizada com micro ou pequena empresa.
Esteja bastante atento às especificações e evite problemas relacionados ao assunto! Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu contador ou mesmo com a sua assessoria jurídica.
5 principais vantagens do Dropshipping
Como citamos no início do artigo, o dropshipping tem se tornado um modelo de negócio de venda online bastante atrativo para empreendedores. Mas é importante reforçar que não é um método fácil e que não exige esforços por parte da sua empresa.
É necessário bastante empenho nas estratégias de marketing, por exemplo, para o posicionamento da sua marca no mercado e assim o destaque entre os principais competidores do setor.
Isso não significa que esse modelo não tenha diversas vantagens para quem é empreendedor e quer investir nesse método para realizar suas vendas online. Confira 5 principais e quais são os seus reflexos no seu negócio:
- Com custos e despesas mais baixos pela não necessidade de estoque, o investimento em um capital inicial não é tão grande quando comparado aos modelos de negócio que exigem estoques e operações logísticas para entrega dos produtos. Esse fator se torna um dos principais incentivos para quem quer começar um empreendimento;
- Além do custo mais baixo na operação do seu negócio, o dropshipping também oferece uma estrutura física mais enxuta. Não é necessário galpões para estoque ou distribuição de mercadoria, o que permite que você trabalhe de casa, por exemplo, ou mesmo de um escritório simples;
- Se a gestão de estoque e da distribuição das mercadorias parece um desafio para o seu negócio, o dropshipping facilita a gestão do seu negócio. Isso porque as atribuições do estoque ficam sob responsabilidade do fornecedor, e sua empresa faz apenas o monitoramento para verificar se tudo está respeitando as conformidades;
- Por não precisar centralizar o estoque, sua empresa pode atuar com diferentes produtos e, se necessário, com mais de um fornecedor. Isso amplifica sua variedade de produtos, o que pode tornar seu negócio mais atrativo para mais clientes;
- Ao retirar a gestão de estoque dos custos operacionais do seu negócio, o seu capital de giro pode ser concentrado em outras atividades essenciais, como o marketing, ou até mesmo ser reduzido de maneira mais expressiva. Essa distribuição favorece a saúde financeira da sua empresa, o que é muito importante em momentos de recessão econômica como o que estamos vivendo atualmente.
Desvantagens para considerar antes de começar o Dropshipping
Além das vantagens do dropshipping, é muito importante saber também das desvantagens eavaliar se esse método de venda é compatível com o seu modelo de negócio e o momento em que a sua empresa vive.
Entre as principais desvantagens, podemos destacar:
- Uma vez que a entrega e distribuição é de responsabilidade do fornecedor, sua empresa acaba não tendo controle da rapidez no envio do produto;
- Por ser um processo de intermediação, os sistemas entre sua empresa e o fornecedor precisam funcionar corretamente. Caso eles tenham algum atraso, você pode vender um produto para seu cliente que não consta mais no estoque do seu fornecedor, por exemplo;
- Mesmo selecionando fornecedores de confiança, sua empresa não é responsável pela qualidade nos processos e isso impacta diretamente na experiência do seu cliente. Se o produto é enviado sem a embalagem correta, por exemplo, a mercadoria pode chegar danificada para seu consumidor;
- Os cálculos de custos devem ser bem feitos para assim garantir uma margem de lucro vantajosa. Por ter a participação do fornecedor, o lucro pode ser menor se não for bem calculado.
Dropshipping Nacional
O cenário de vendas online mostra que tanto empresas quanto consumidores entenderam as facilidades desse modelo de compra e, certamente, o hábito de compras pela internet está se consolidando como um padrão entre os mais diferentes setores de atuação e também perfis de clientes.
Isso já demonstra que a tendência é o modelo dropshipping permaneça entre os empreendedores. Ao reduzir custos operacionais e tornando os negócios mais enxutos, as empresas conseguem operar com mais eficiência quando comparado com o modelo tradicional de e-commerce.
As operações do Dropshipping Nacional envolve apenas empresas brasileiras – tanto o fornecedor como as operações logísticas.
A principal vantagem é a segurança oferecida pela operação ser realizada inteiramente em território nacional. Os riscos de extravio de mercadoria ou problemas gerais no transporte são reduzidos de maneira bastante significativa, além de evitar altas taxações de importação de produtos. A operação logística também favorece a experiência do cliente: ao transportar mercadorias em território nacional, o prazo de entrega tende a ser menor e o valor é consideravelmente mais baixo.
4 passos para começar no Dropshipping
Agora que você já sabe o que é dropshipping, como funciona e já avaliou se esse método faz sentido para o seu negócio e é compatível com o momento da sua empresa, é hora de iniciar a metodologia.
Diferentes de outros modelos de negócios, adotar o dropshipping não exige processos complexos e ter muitos recursos disponíveis para dar o pontapé inicial. Mas, relembrando, isso não significa que o processo não demanda esforço, estratégia e muito trabalho.
Tudo pronto para começar o seu negócio com dropshipping? Confira os 4 passos que preparamos para você iniciar os processos na sua empresa:
Escolher nicho de mercado
Identificar o seu cliente ideal é o primeiro passo para definir o seu produto e assim determinar qual será a mercadoria a ser vendida pela sua empresa. Ao entender quem é essa pessoa e o perfil de consumo, você garante mais assertividade nas vendas.
Para isso, estabeleça um nicho de mercado e foque seus esforços de marketing para alcançar esse público. Lembre-se: quem quer falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém. É fundamental que você escolha seu nicho e tenha clareza de qual é ele.
Um exemplo prático da importância do nicho é nas estratégias de marketing digital. Ao criar campanhas de mídia paga, você precisa criar segmentações para que as ferramentas identifiquem os públicos e assim veiculem sua comunicação. Para otimizar o seu investimento, é importante ter clareza de quem é seu público e qual é o produto que eles terão interesse.
Encontre fornecedores confiáveis
Assim como já citamos, os fornecedores são peça fundamental para o processo de dropshippingo. Quando o seu cliente compra com a sua empresa, ele está interessado em ter uma experiência com o seu negócio. Por isso, sua marca tem o desafio de proporcionar a melhor experiência para seus consumidores.
Mantenha uma rede confiável de fornecedores e esteja sempre atento aos feedbacks de seus clientes. Caso um fornecedor apresente problemas recorrentes, como atrasos na entrega das mercadorias, busque substitutos que tenham boas referências e tenham preços compatíveis com seu negócio.
Registre um domínio
Já que o dropshipping consiste em uma venda online, ter um site e se posicionar na internet é um passo fundamental para sua estratégia de marketing e vendas. Busque o domínio de site e use a sua marca para registrar, que é feita em plataformas como Locaweb e Hostinger.
Uma dica importante: caso o nome da sua empresa não esteja disponível para registro, encontre alternativas com a combinação de outros termos. Mas lembre-se que o link da sua empresa precisa ser amigável, ou seja, deve ser facilmente compreendida pelo seu consumidor, além de ser lembrada sem dificuldade.
Escolha uma plataforma para loja online
Com o aumento do comércio online, o número de plataformas que oferecem soluções para as empresas não para de crescer. Antes de selecionar a ideal para o seu negócio, faça pesquisas sobre os recursos disponíveis, principais benefícios e diferenciais daquela plataforma, a opinião de quem usa e se ela é compatível com as suas necessidades.
Um ponto relevante e que pode ser determinante para a escolha da plataforma é o recurso que você tem disponível. Se você tem uma equipe completa para desenvolver sua loja online, a necessidade de uma plataforma que ofereça uma solução praticamente pronta se torna reduzida. Já se você está iniciando o negócio sozinho, uma plataforma que traga uma solução quase pronta acaba otimizando o seu tempo.
3 erros comuns ao começar no Dropshipping
Hora de colocar a mão na massa! Mas antes de você começar sua estratégia de dropshipping e aumentar as vendas do seu negócio, separamos 3 erros comuns e que você deve evitar no início. Confira:
Nicho muito amplo e sem conhecer o público-alvo
Como já citado no artigo, entender o seu cliente e conhecer suas necessidades é fundamental para qualquer negócio se desenvolver e alavancar em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, estruture o perfil do seu consumidor e quais problemas são solucionados com o seu produto.
Além de ser importante para sua estratégia de negócio, entender o seu público-alvo faz com que seus consumidores se sintam mais próximos da sua empresa. Isso contribui para a recompra e a fidelização dos seus clientes, além da indicação – fatores muito importantes para quem está começando um negócio.
Não desenvolver estratégias de marketing adequadas
A internet é um ambiente muito competitivo e milhões de compras online são feitas: só em 2020, de acordo com o mesmo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, foram mais de 301 milhões de compras.
Para se tornar uma marca conhecida e que é considerada na hora da tomada de decisão, sua empresa precisa estar presente na vida do seu futuro consumidor. E, no meio digital, isso só acontece com estratégias assertivas de marketing digital. Por isso, antes de criar diversos canais de comunicação com o seu público, entenda o objetivo de cada um deles e como eles podem contribuir para que o consumidor opte pelo seu produto.
Não monitorar os fornecedores
A experiência do consumidor é com a sua empresa. Se, no início, o seu fornecedor não proporcionar uma boa experiência para o seu cliente, o consumidor sairá insatisfeito e demonstrará isso para sua rede de contato – o que pode ser muito prejudicial para seu negócio.
Por isso, crie pesquisas e pergunte para o seu cliente como foi a sua experiência e a percepção sobre os processos logísticos de entrega, além da qualidade do produto comprado. Isso é um excelente meio de monitorar seus fornecedores e garantir que eles estejam de acordo com a sua empresa, comprometidos a entregar a melhor mercadoria para o consumidor.
Gostou de saber mais sobre dropshipping? Se possuir alguma dúvida deixe um comentário, ficaremos felizes em responder!
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