Blog 3MIND Content
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato
No Result
View All Result
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato
No Result
View All Result
Blog 3MIND Content
No Result
View All Result
Home Marketing de Conteúdo

Newsletter: tudo o que você precisa para começar agora

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
7 de março de 2022
0
Newsletter

Newsletter

Compartilhe no Facebook

A newsletter (Boletim de Notícias), é um modelo de comunicação muito eficiente e de baixo custo. Elas são responsáveis por fazer o marketing de conteúdo do seu e-commerce circular. Elas fornecem uma aproximação mais humana e menos mecanizada através do e-mail marketing.

Em outras palavras, a newsletter consegue se comunicar facilmente com clientes e leads sem invadir a privacidade e prejudicar a imagem do seu negócio, afinal só vão chegar os boletins aos usuários que permitiram tal acesso. Com baixo custo e sólida performance de conversão, a newsletter é uma boa estratégia para ajudar o seu negócio a começar com o pé direito. Segundo um estudo realizado pelo Content Marketing Institute, a newsletter é considerada uma das estratégias mais significativas para alcançar o sucesso com o marketing de conteúdo.

Nesse texto vamos te apresentar os benefícios e os motivos necessários para investir em uma newsletter; os tipos de conteúdos e como criá-los; e o melhor, vamos te ajudar a tomar os cuidados para chegar nos resultados com uma newsletter de sucesso. Separamos uma série de dicas que vão te ajudar a construir uma estratégia de e-mail marketing perfeita. Continue lendo.

  1. O que é uma newsletter?
  2. Por que vale a pena investir em uma newsletter para o seu negócio?
  3. Tipos de conteúdos para newsletter
  4. Como criar a sua newsletter
  5. Cuidados necessários para criar uma newsletter

O que é uma newsletter?

Para entender o que é uma newsletter é importante entender qual é a estrutura que vai fazer com que ela exista. Estamos falando do e-mail marketing. Ele representa uma estratégia dentro do marketing digital que faz com que clientes fidelizados e leads recebam, com uma certa frequência e constância, e-mails estratégicos que vão gerar novas visitas ao site e, possivelmente, novas compras.

O e-mail marketing consegue nutrir e reter clientes através de uma comunicação mais direta, personalizada e totalmente voltada para os interesses do consumidor. Só pode receber um e-mail marketing o indivíduo que permite esse acesso, ou seja, quando o cliente ou lead visita o site e efetua o cadastro do e-mail pessoal. Isso acontece porque, provavelmente, ele sente afinidade com o seu marketing de conteúdo, produtos ou até mesmo o seu estilo.

Os motivos pelo qual uma pessoa pode se atrair por uma marca são infinitos, mas talvez o mais importante ainda seja a maneira como ela se encontra ali dentro, ou como ela se alinha e se identifica com o propósito do negócio ou os valores mais evidentes.

De uma forma didática, podemos entender o e-mail marketing em 3 aplicações diferentes:

  • E-mail de rotina: e-mails enviados de maneira automática pela empresa para esclarecer ou informar alguma mudança ou qualquer outro assunto.
  • E-mail de suporte: voltado para atendimento ao cliente. É por ele que algumas empresas estabelecem formas de contato para solucionar um problema ou responder alguma dúvida.
  • E-mail de mala direta: envio de campanhas publicitárias que constam o produto e preço. Geralmente são enviados como estratégias para clientes que já realizaram uma compra ou que tiveram curiosidade em algum produto dentro do site.
  • O seu objetivo é chamar a atenção do usuário para realizar uma ação imediata, ou seja, uma compra.
  • E-mail newsletter: voltado para estabelecer um relacionamento com leads e clientes. Representa uma comunicação regular com o intuito de informar e também oferecer novidades e novos produtos.

O seu objetivo está na criação de vínculos para gerar conhecimento e confiança. Essa relação pode abrir portas e conduzir o leitor a ação desejada que é a compra de algum produto ou serviço. Essa relação permite ações a longo prazo, o que se difere das campanhas de venda direta.

A sua eficácia é maior quando aplicada no e-mail, por isso ela faz parte do quebra cabeça do e-mail marketing.

A newsletter, por sua vez, é uma peça fundamental dentro dessa “engrenagem” chamada e-mail marketing. Isso acontece porque é através dela que se estabelece a comunicação com foco na informação e enriquecimento de valores à marca. Neste caso, a newsletter não está completamente voltada para vendas, pode acontecer, mas a sua função principal é na construção e alimentação da visibilidade da empresa.

Te digo, a funcionalidade estratégica da newsletter está na consolidação de uma relação entre clientes, ou leads, com a sua empresa. Através desse fortalecimento, é possível fazer com que o usuário não se esqueça da sua marca, trazendo bons resultados para o setor de vendas, por exemplo. Portanto, não se esqueça, a sua função está mais ligada à nutrição do que à oferta, mas pode oferecer bons caminhos para o campo de vendas.

Os boletins informativos podem ser enviados dentro de uma periodicidade pré-estabelecida pela empresa, ou seja, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. O importante é que façam envios de conteúdos interessantes e forneçam algum enriquecimento cultural ou informativo ao leitor. Assim, o público-alvo reconhecerá a importância e o sentido da sua marca para a vida dele e para o mundo.

Quanto ao segmento, a newsletter atende vários formatos, nichos e temas diferentes. Ela contempla um público diversificado como um assíduo visitante de Museus e Galerias; um jovem apaixonado por games e cultura geek; ou um empreendedor dono de padarias, por exemplo. Claro, para cada grupo necessita de um marketing de conteúdo específico, valioso e acolhedor.

Confira agora 4 dicas que vão fazer você considerar o investimento em uma newsletter no seu e-commerce.

Por que vale a pena investir em uma newsletter para o seu negócio?

Construção de um relacionamento

Newsletter é sinônimo de boa relação e transparência entre marca e cliente. É adequada para empresas que valorizam e prezam pela boa experiência do consumidor. Essa construção é também para negócios que buscam uma visão de longo prazo, ou seja, que trabalham com a ideia da famosa frase “você conhece, você confia”.

O marketing de conteúdo é fundamental para fazer uma newsletter funcionar. Por isso, é necessário que essa construção de relacionamento contemple uma troca entre experiência e interesses. Só podemos chegar no bom relacionamento depois de oferecer uma série de conteúdos inteligentes e relevantes para a vida do leitor.

Os conteúdos responsáveis por fortalecer os laços acompanham um forte sentimento de respeito e reciprocidade, geralmente oferecendo algo muito importante para quem está lendo, seja uma novidade, curiosidade, ou uma produção criativa e interativa. Por exemplo, digamos que você tenha um e-commerce especializado na venda de Ecobags (bolsas ecológicas). Um determinado nicho de pessoas que, na sua maioria, se preocupam com o futuro do planeta, vão se identificar e alinhar-se com negócios como o teu. Existe uma grande chance dessa persona deixar o e-mail dela com você, assim você pode enviar periodicamente conteúdos que norteiam o universo das Ecobags, o uso consciente do capitalismo, valorização do ecossistema e outros. Com essa prática, você fortalece o relacionamento através da confiança, afeição e as chances de fidelização são duplicadas.

Promoção dos seus produtos e serviços

Apesar de não ter um foco totalmente voltado para vendas diretas, a newsletter pode incluir dentro do seu marketing de conteúdo as novas tendências do seu negócio ou promoções de produtos e serviços. O intuito do boletim informativo é fazer com que a relação estabelecida entre cliente e empresa permaneça, mas nada impede de incluir uma escrita criativa que direcione o leitor para o site ou blog.

Dentro da newsletter você pode incluir alguns URL já predestinado para produtos ou novos serviços que contemplarão o conteúdo pensado. Digamos que você esteja enviando um material explicando que acaba de chegar um novo modelo de garrafa térmica no Brasil. É possível inserir neste informativo meios que façam o leitor entender que o seu negócio já existe esse novo produto no estoque.

Aumento do tráfego

O uso de um boletim informativo pode ajudar o seu negócio a aumentar o número de visitas no site. Isso acontece porque o e-mail funciona como um espaço para convites. Quando você dispara uma newsletter, simbolicamente é como se estivesse convidando o leitor, que está dentro do seu espaço pessoal, a visitar um novo lugar, neste caso, o seu negócio.

Quanto mais visitas, melhor. Se o usuário iniciar a jornada de compras dentro do seu próprio e-mail através de uma newsletter e finalizar no seu site, podemos dizer que o seu e-commerce está melhorando as taxas de conversão.

Aumento no número de vendas

Confiança é um dos pilares mais importantes que sustentam a relação entre um cliente e a marca. Com o uso de boletins informativos você pode transmitir ao leitor domínio sobre o tema; pode mostrar que está atualizado quando o assunto é o produto que vende; e fornecer ainda mais confiança para que ele procure o seu negócio quando aparecer o problema.

Não é uma tarefa nada fácil ampliar o número de vendas no mercado on-line, mas também não é impossível. Aumentar o número de vendas condiz com o nível de confiança que o seu negócio consegue transpassar através do conteúdo que atribui valor à marca e ao produto. A newsletter consegue acompanhar estratégias de venda e inteligência de mercado quando o assunto é aumento de vendas, afinal para “vender o peixe” é importante fazer com que o cliente confie no seu produto.

Tipos de conteúdos para newsletter

Materiais gratuitos

Você pode elaborar um conteúdo que forneça materiais gratuitos para assinantes. Um guia prático, eBooks e infográficos criativos que vão enriquecer a experiência do cliente dentro da sua empresa. Essa estratégia é ótima para startups que oferecem serviços.

Atualizações do blog

É possível engajar o seu blog corporativo com o uso de newsletter. Assim como no boletim informativo, os blogs tratam diretamente de um público leitor acima de tudo. Caso o seu e-commerce já faça uso do blogpost como estratégia de marketing de conteúdo, aproveite as newsletters para manter leads e clientes cientes sempre que aparecer uma nova atualização ou quando surgir aquele material incrível que merece ser lido por todos.

Lançamento de novos produtos e serviços

Tire um tempo para elaborar um conteúdo chamativo e curioso envolvendo texto, elemento visual e os novos produtos ou serviços. Você pode inclusive enviar novos lançamentos de acordo com a segmentação do seu público-alvo, ou seja, caso seja um produto que vá interessar apenas uma parcela dos clientes e leads cadastrados, você pode enviá-lo para quem possivelmente vá gerar mais conversões. Assim você consegue controlar os novos lançamentos e garantir que ele chegue na hora certa e no público certo.

FAQ

O FAQ (Frequently Asked Questions) é uma página destinada a reunir as dúvidas mais frequentes apresentadas pelo público consumidor de uma empresa. Resumindo, é o “perguntas mais frequentes”. É um meio de autoatendimento, ou pré-atendimento antes do cliente de fato contactar um representante da empresa para ajudá-lo na dúvida.

Dentro de uma newsletter, o FAQ pode auxiliar clientes e leads a entender um pouco como funcionam as resoluções de problemas do seu negócio. E pode ajudar clientes dentro do pós-venda com dúvidas de uso, por exemplo. Com o FAQ os consumidores conseguem resolver problemas simples e comuns com mais agilidade e autonomia.

Enquete

Você pode aproveitar o boletim informativo para enviar enquetes ao seu público-alvo. Inclua um título chamativo e assertivo e, no conteúdo, insira textos e imagens que vão ajudar o leitor a entender a proposta da enquete em questão. Você pode inclusive usar a pesquisa de opinião como parte de um teste para lançar novos produtos ou até uma nova campanha publicitária. As enquetes também podem ser enviadas quando quiser ouvir a opinião do público relacionada às pautas postadas, ou seja, o que gostariam de ver com mais frequência no seu blog ou no próprio newsletter.

Convite para eventos

Estilos e perfis de materiais que podem ser difundidos através dos boletins informativos são infinitos. E um deles são os convites para uma diversidade de coisas. Pode enviar convites para seminários no espaço virtual (Webinar) ou físico. Convites para conhecer um novo site ou um novo serviço; convites para aproveitar uma viagem; convites para participar de um grupo no WhatsApp; convite para acompanhar uma live, são alguns exemplos. Mais uma vez não se esqueça, você pode segmentar os convites e direcioná-los para clientes e leads que irão corresponder melhor à proposta dos convites.

Pesquisas de satisfação

Com uma boa relação fortemente estabelecida com o público leitor, você pode aproveitar as newsletters para estudar quais são as expectativas e perspectivas do seu público enquanto consumidor. Elabore um marketing de conteúdo que permita clientes e leads se interessar a votar de 0 a 10, por exemplo. Estimule os assinantes a responder pesquisas de satisfação para encontrar falhas ou pontos fortes que podem ser ampliados. Não se esqueça, investir no relacionamento com o cliente é o mesmo que investir na qualidade do seu serviço, portanto demonstre para o consumidor que você está consciente e preocupado em ouvi-lo sempre.

Declarações e depoimentos de outros clientes

O uso das newsletters também é importante para acompanhar estratégias de conteúdos que envolvam os gatilhos mentais da aprovação social e autoridade. Você pode usar esse espaço para mostrar os feedbacks positivos que o seu e-commerce recebeu e, consequentemente, trabalhar a confiabilidade e seriedade da marca nos leads indecisos. Não esqueça de combinar um bom texto, belas imagens e um título realmente instigante.

Informações relevantes sobre a empresa

O seu negócio pode implementar o uso de newsletters para repassar ao público leitor e consumidor informações importantes sobre a empresa. Um bom boletim informativo é aquele que transfere notícias claras e de grande proveito. Já parou para pensar quantos potenciais clientes você já perdeu por não vincular com clareza informações super importantes sobre a sua empresa ao marketing de conteúdo?

Como criar a sua newsletter

Separamos 9 dicas para começar o quanto antes uma newsletter de sucesso, confira.

Determine objetivos e metas

Antes de considerarmos os objetivos e as metas é importante definir quais serão os produtos e a missão da empresa; encontrar o perfil da persona; segmentar o público-alvo; definir os pontos fortes e fracos do seu campo de mercado.

O objetivo condiz com o que o seu negócio almeja, por exemplo, aumento do tráfego ou de vendas, etc. As metas são até onde o seu negócio consegue chegar, considerando diversos fatores limitantes como: baixo orçamento, pouco espaço e a existência de um time capacitado ou não.

Portanto, construa objetivos, metas e uma metodologia de trabalho que contemple sua newsletter. Faça um levantamento de temas mais relevantes; elabore enquetes ou faça uma pesquisa de mercado. É importante que qualquer estratégia comece teorizada em papéis ou planilhas. Objetivos e metas ajudam a entregar o “caminho das pedras” além de iluminar o ponto de saída e chegada.

Segmente o público-alvo

Quem são os seus clientes? O que atrai eles no seu negócio? Quais são os hábitos de cada um? Você consegue olhar para o seu e-commerce e responder essas perguntas? Se a resposta for sim, parabéns, você consegue identificar o público-alvo.

E quando não se identifica? Geralmente os negócios que não estão preocupados em encontrar pontos fortes e fracos dentro do seu grupo de clientes estão mais inclinados a vender o produto apenas por benefício próprio. Sabemos que no atual contexto a não valorização do cliente não leva a empresa muito longe. Portanto, caso você ainda não tenha tempo de segmentar o público-alvo, faça isso o quanto antes.

Para usar uma estratégia de e-mail marketing é fundamental que você separe cada grupo de clientes e leads de acordo com especificidades, hábitos, personalidade e comportamento. Sabemos que cada pessoa é única e com uma visão de mundo muito particular, mas alguns pontos interligam grupos e comunidades, como, por exemplo, os viciados em games, os veganos, apaixonados por leitura, mães e pais, executivos, universitários, artistas, etc.

E como fazer? Você pode estudar o comportamento de cada um na jornada de compras; como se relacionam com o site; quais produtos se interessaram mais; quais conteúdos ganharam mais acessos. Essa segmentação é super importante para conseguir uma newsletter de sucesso, afinal esse relacionamento só é possível após entender o que o cliente ou lead quer de fato da sua empresa.

Um e-commerce especializado na venda de roupas possui vários públicos-alvo. Algumas pessoas compram mais roupas de verão, outras preferem a moda formalizada e, um outro grupo só compra peça para criança. Na prática, uma newsletter vinculada à “moda infantil”, por exemplo, será interessante para um público-alvo de pais ou quem costuma comprar esse tipo de produto.

Não faz sentido enviar este conteúdo para quem não tem o hábito de comprar moda infantil, não acha? Por isso é importante segmentar o público-alvo antes de disparar conteúdos no formato de newsletters.

Planeje a frequência de envio

Não esqueça de elaborar uma periodicidade para o envio do seu e-mail marketing. Você pode optar por newsletters semanais, quinzenais ou mensais, desde que consiga conciliar bom conteúdo e experiência do leitor. Empresas que não fazem um planejamento de periodicidade costumam enviar pouco ou saturar a caixa de entrada do usuário, ambos não funcionam como estratégia de marketing.

O ideal é que o seu planejamento equilibre entre visibilidade, qualidade e bom senso. Mesmo que você envie diariamente um boletim informativo de qualidade, as chances de cansar o leitor são altas. O e-mail é um espaço particular e precisa ser respeitado, a newsletter de sucesso segue, à risca, um planejamento de envio após realizar algumas pesquisas e entender até que ponto o cliente ou lead se encontra acessível.

Escolha o tipo de conteúdo certo para o seu público

Costumamos dizer que existe o material certo para o grupo certo. Após segmentar o público-alvo e conciliar uma frequência de envios, chegou a hora de abusar da criatividade para construir conteúdos bacanas. O marketing de conteúdo é a base comunicativa entre o que a sua empresa quer transpassar e o que o cliente consegue absorver, portanto, independente do grupo de pessoas, é necessário escolher as palavras certas e o melhor caminho comunicativo, ou seja, com bastante clareza e coesão.

Utilize um layout simples e responsivo

É essencial que o seu e-commerce forneça conteúdos que valorizem a identidade visual que fortaleçam a personalidade da empresa. O layout é o cartão de visitas do seu e-mail marketing, logo da sua newsletter. Indicamos que ele seja bonito, mas simples. Assim você valoriza a leitura do material e não fornece uma série de elementos que podem distrair o usuário.

Indicamos também que o conteúdo siga uma responsividade, ou seja, que ele consiga alcançar bons resultados de fidelização e conversão dentro de outros aparelhos. Não podemos ignorar o fato de muitos usuários acessarem o e-mail através do celular ou tablet e, como o nosso objetivo é te ajudar a construir uma newsletter de sucesso, aconselhamos o uso de layouts simples e compatíveis com os demais dispositivos.

Invista em ferramentas de e-mail marketing

Sem as ferramentas do e-mail marketing, a newsletter quase não existe. Digo “quase” porque uma newsletter pode ser enviada ao cliente como material impresso, por exemplo. Mas na era do digital não precisamos focar no tradicional, não é mesmo?

Um estudo realizado pela Marketing Sherpa constatou que 72% dos consumidores preferem estabelecer uma comunicação com empresas via e-mail. Isso faz dele uma ferramenta indispensável para o marketing de hoje e para a construção e solidificação do relacionamento entre cliente e marca.

Desenvolva um CTA que chame a atenção

O CTA (call-to-action) é uma ferramenta utilizada pelo marketing para ajudar usuários na tomada de uma ação imediata. Geralmente o CTA acompanha estratégias de venda, como, por exemplo, uma landing page, ou nas últimas etapas do funil de vendas. Alguns exemplos mais comuns de CTA são os “clique aqui para finalizar a compra” ou “clique aqui para receber este material”. Normalmente acompanham estratégias de neuromarketing e copywriting. Um bom CTA pode ajudar a construir um boletim informativo de sucesso, afinal ele conduz o leitor às próximas etapas.

Faça um disparo como teste

Disparos de e-mail marketing representam vários materiais enviados ao mesmo tempo para um número de e-mails pré-selecionado, personalizado e segmentado. Realizar disparos de newsletters pode te ajudar a fazer alguns testes, como, por exemplo, qual o melhor horário e quais usuários engajaram mais com o material.

Dificilmente você acerta de primeira. O disparo como teste é justamente para ajustar algumas falhas e estudar os acertos para aprofundá-los. Indicamos que, antes de realizar um teste, refaça alguns planos e estude as metas para encaixá-las como etapas no seu e-commerce.

Analise as taxas de abertura e clique com frequência

Para acompanhar o desempenho da sua newsletter não deixe de analisar a métrica de taxa de abertura, ou seja, o número de pessoas que abriram o e-mail dividido pelo número total de pessoas que receberam o material. É quase impossível descobrir se clientes e leads de fato leram o conteúdo ou se só abriram a mensagem, mas é uma taxa importante para dar continuidade nos testes.

As taxas de abertura também auxiliam na descoberta do melhor horário e na identificação de algumas atividades da sua campanha. Para se chegar à taxa, faça o seguinte cálculo:

Taxa de abertura de e-mail = e-mails abertos / (e-mails encaminhados – e-mails ignorados).

Com o resultado você consegue elaborar novas estratégias (caso seja necessário) ou descobrir como anda o engajamento da sua newsletter em relação ao público segmentado.

Responda aos seus assinantes

Garanta um conteúdo emocionante, sensível e humano aos assinantes e não deixe de estabelecer um diálogo direto. Alguns materiais podem chegar na vida do leitor no melhor contexto e tocá-lo com bastante sensibilidade, portanto não esqueça de respondê-lo. A proposta inicial é transformar o contato via newsletter em um relacionamento de fato e, para que esse laço realmente funcione, é importante valorizar a troca, os feedbacks e a sinceridade através do e-mail marketing. No atual cenário digital, muitas pessoas valorizam os processos humanizados e costumam ignorar os processos que são, na sua totalidade, ou os automatizados.

Realize melhorias a cada novo e-mail

É essencial que o seu e-commerce consiga se renovar sempre. Afinal, é o formato e a qualidade do conteúdo que mede o engajamento. Uma newsletter de sucesso consegue driblar o clichê e reconquistar o público leitor a cada novo e-mail. Faça e refaça testes quantas vezes puder, só assim você vai conseguir transmitir um conteúdo de fato importante e significativo.

Cuidados necessários para criar uma newsletter

Confira 6 dicas necessárias para quando for criar a sua newsletter de sucesso.

Envie e-mail apenas para quem se cadastrou

Ninguém gosta de receber e-mails sem permissão, não é? Portanto, invista em meios que vão te ajudar a encontrar as pessoas certas e acessíveis para o seu marketing de conteúdo. É o caso do opt-in que ajuda o seu e-commerce a criar uma lista de contatos. Essa ferramenta ajuda a reduzir drasticamente as possibilidades da sua newsletter cair no spam. O opt-in também te ajuda a construir uma base sólida de contatos e auxilia na segmentação dos cadastrados.

Ofereça uma opção de descadastramento

Vários fatores podem fazer com que um usuário não queira mais receber as suas newsletters, isso é normal e não representa um perigo de fato. Mas é essencial que você valorize o tempo e a experiência do cliente, portanto ofereça uma opção de descadastramento acessível e rápido. Caso você não se preocupe com essa opção, o usuário pode se irritar e ter uma péssima opinião sobre a sua marca.

Envie uma mensagem de boas-vindas para cada novo assinante

Valorizar a experiência do cliente é a base para construir uma boa relação. Aproveite o gatilho da reciprocidade e demonstre felicidade em tê-lo com você. Envie uma mensagem receptiva e acolhedora, aproveite para inserir no usuário algumas vantagens para assinantes, por exemplo.

Crie um título chamativo para que seu e-mail não passe despercebido na caixa de entrada

A criatividade precisa acompanhar a sua newsletter do início ao fim, portanto não esqueça de se atentar para o título. Ele é o primeiro contato visual do usuário com o seu conteúdo, ou seja, seja breve e coeso, mas não deixe de abusar da originalidade, curiosidade e criatividade.

Utilize imagens

Não deixe de incluir imagens e gifs no seu conteúdo. Muitos usuários são mais visuais e se interessam mais por figuras ou representações. Claro que um boletim informativo precisa de um texto bacana, mas incluir só a escrita deixa o conteúdo frio e muito formalizado. Combine as imagens certas com o seu público-alvo.

Se certifique de que seu e-mail é mobile friendly

É essencial que a sua página consiga ser facilmente acessada, lida e navegável em dispositivos móveis. O mobile friendly garante essa acessibilidade e permite que o seu conteúdo alcance boas taxas de engajamento através de outros aparelhos além do notebook e computadores.

Tags: e-mail marketinginbound marketingmarketing de conteúdonewsletter
Share
Redação 3MIND Content

Redação 3MIND Content

Next Post
Brincadeiras para stories do Insta

Engaje seu público com brincadeiras para stories do Insta

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Como evitar carrinhos abandonados em sua loja online?

Como evitar carrinhos abandonados em sua loja online?

25 de maio de 2022

A taxa de carrinhos abandonados representam os clientes que selecionam produtos para compra no e-commerce, mas não finaliza o processo....

Vendas B2B: dicas e melhores práticas!

Vendas B2B: dicas e melhores práticas!

18 de maio de 2022

Empresas B2B (Business to Business, ou seja, aquelas que realizam vendas ou prestação de serviços para outras empresas) possuem peculiaridades...

Tecnologias para e-commerces: em quais investir e por quê?

Tecnologias para e-commerces: em quais investir e por quê?

11 de maio de 2022

Tecnologias para e-commerces vieram para otimizar o varejo online, porém preciso compreendê-las e ver o que mais funciona para o...

A 3MIND Content Blog é uma extensão da 3MIND Content que tem como objetivo trazer informações relevantes para quem pretende chegar a primeira página do Google, com informações sobre tráfego de dados na internet, dicas e esclarecer dúvidas nas mais variadas frentes.
Linkedin
Instagram
Youtube
Copyright 2021 – 3MIND Content.
No Result
View All Result
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato

© Copyright 2021 – 3MIND Content