Uma plataforma de e-commerce é uma ferramenta essencial se você pretende começar uma loja virtual, ou acelerar o crescimento do seu e-commerce.
A partir do momento que decidiu atuar neste mercado, acredito que você deve estar ciente de uma série de desafios que irá enfrentar, como por exemplo, a gestão de estoques, o processamento de pagamentos, atendimento ao cliente e etc.
No entanto, nada disso precisa ser um problema, desde que você possua uma boa plataforma de e-commerce.
O que é plataforma de e-commerce?
A plataforma de e-commerce é o software responsável pela criação de uma loja online. Por meio dela é possível incluir produtos, gerenciar estoques, promoções, preços e mais.
Atualmente existe uma grande variedade de opções no mercado, sendo muitas delas gratuitas. Mas em um universo de opções, quais aspectos devem ser avaliados ao escolher uma plataforma de e-commerce? Confira a seguir!
Como escolher uma plataforma de e-commerce

Conforme mencionamos antes, com tantas opções no mercado acaba ficando difícil escolher a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja virtual. Por isso, separamos os 5 principais aspectos para se avaliar ao escolher onde montar sua loja virtual.
Opções de integração
Por mais robusta e completa que seja uma plataforma, sempre será necessário realizar integração com outras plataformas para algumas funcionalidades, como por exemplo meios de pagamento.
Possuir uma variedade de opções de pagamento é um grande diferencial competitivo, e é um fator que não deve ser desconsiderado.
A integração com ferramentas de análise, como o Google Analytics, também é muito importante.
Esse tipo de ferramenta permite a visualização de dados importantes a respeito do tráfego na plataforma, seu desempenho e o perfil de compra do usuário, informações essenciais para a elaboração de estratégias e até para que sejam feitas melhorias na plataforma.
Além disso, é interessante optar por plataformas de e-commerce que possuem integração com ferramentas de gestão, como CRM’s e ERP’s. Desse modo é possível centralizar a gestão da sua loja virtual em um único sistema.
Segurança
A segurança é sem dúvidas um dos aspectos mais importantes ao escolher uma plataforma de e-commerce. Com o crescimento exponencial do e-commerce era de se esperar que pessoas mal intencionadas iriam acabar direcionando seus olhos para o mercado.
Práticas como o Chargeback (quando mal intencionado), SimSwap e sistemas geradores de cartão acabam tornando plataformas mal protegidas, alvos fáceis para os golpistas.
Desse modo, é importante prezar por uma plataforma que possua recursos antifraude e que assegure o sigilo dos dados e transferências entre a empresa e o cliente.
Domínio próprio
Caso você não esteja familiarizado, o domínio é basicamente o endereço virtual da sua página.
Possuir um domínio personalizado, ou seja, com o nome da sua empresa, demonstra profissionalismo e passa muito mais credibilidade para os seus clientes em potencial.
Portanto, opte por opções que ofereçam esse recurso.
Experiência do Usuário (UX)
Quanto mais opções existem no mercado, mais competitivo ele se torna e mais exigentes os clientes ficam.
O mercado de e-commerce é um dos que mais cresce no mundo, mesmo em meio à crises financeiras e o caos proveniente da pandemia de COVID-19 (Que na verdade, estimulou o crescimento do e-commerce).
Com base nisso, é essencial garantir que o usuário tenha uma boa experiência ao entrar em contato com a sua loja virtual, e nesse aspecto existem dois pontos principais a serem avaliados.
O primeiro é a velocidade de carregamento. De acordo com o Google, o tempo médio que os usuários aguardam pelo carregamento de uma página é de 3 segundos.
Desse modo, mesmo que o seu cliente tenha encontrado exatamente o produto que procurava, se houver lentidão no carregamento de páginas no seu e-commerce, as chances de que o carrinho seja abandonado é grande.
Principalmente em datas comemorativas como a Black Friday, quando o site já acaba sendo sobrecarregado por conta do número de acessos.
O segundo ponto a ser avaliado é a Navegabilidade. É importante que o layout do seu e-commerce seja intuitivo e fácil de navegar, além de possuir o design responsivo para dispositivos móveis.
SEO
Por último, mas definitivamente não menos importante, é essencial escolher uma plataforma de e-commerce que possua recursos de SEO, que é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, em tradução livre.
Afinal, possuir os melhores recursos, os melhores produtos e integração com infinitas formas de pagamento não serve de nada se sua loja virtual não aparecer nos resultados de busca.
Portanto, escolha uma plataforma que ofereça bons recursos de SEO para e-commerce.
As 10 Melhores plataformas de e-commerce
Loja integrada
Uma das opções mais populares do mercado, a Loja Integrada possui mais de um milhão e meio de lojas criadas.
Possui planos pagos e gratuitos e em nenhuma das opções cobra comissão sobre a venda de produtos.
Busca oferecer uma experiência intuitiva ao lojista, e conta com vários recursos de apoio como agências de confiança, loja de aplicativos, temas personalizados e bastante material para desenvolver a base de conhecimento sobre o funcionamento da plataforma.
Magento
Adquirida pela Adobe em 2018, a Magento Commerce é uma excelente opção para quem busca por liberdade.
A ferramenta oferece integração com diversas formas de pagamento, como cartões e boleto bancário e opção de relatórios no Google Analytics.
Além disso, a plataforma de e-commerce ainda oferece funcionalidades de SEO, cálculo de frete na página do produto, recuperação de carrinhos abandonados e seleção de especificações como cores e tamanhos.
Shopify
Um dos principais diferenciais da Shopify é a integração com ferramentas de marketing, o que possibilita um excelente desempenho em campanhas de anúncios.
Além disso, esta plataforma de e-commerce ainda possui uma grande variedade de templates para criação de layout, e oferece a funcionalidade de criar a sua marca com nome e logotipos.
Loja Virtual
A plataforma de e-commerce Loja Virtual é uma ótima opção tanto para quem está começando no mercado como para quem já possui uma loja física ou online. A ferramenta permite criar cupons de desconto, e possui integração com diversos ERPs e Marketplaces
Além disso, possui várias opções de layout, ferramentas de SEO excelentes funcionalidades de recuperação de carrinhos abandonados.
Tray
Na estrada há 16 anos, a Tray é uma plataforma muito robusta, e oferece suporte online ou por telefone, integração com marketplaces e ferramentas para conversão de clientes.
Além disso, a plataforma possui ferramentas para vendas mobile e é Open Source.
NuvemShop
Uma das plataformas de e-commerce mais utilizadas do mercado, a NuvemShop oferece integração com diversos marketplaces, formas de pagamento e redes sociais.
Além disso, a NuvemShop possui dashboards e um painel de aplicativos para fazer integrações com ferramentas para automatização de vendas, performance e conversão.
Linx
Com mais de 50 mil clientes no mercado, a Linx oferece integração com os principais marketplaces do mercado e funcionalidades voltadas tanto para vendas B2C como B2B.
Além de possuir um excelente atendimento de suporte com uma equipe sólida de desenvolvedores.
MercadoShops
Entre as principais ferramentas da plataforma de e-commerce do Mercado Livre estão: programa para fidelização de clientes, funcionalidades para acompanhar campanhas em diversas plataformas de anúncio e uma integração com o Mercado Livre que permite gerenciar as duas contas na mesma plataforma.
Além disso, o MercadoShops possibilita enviar os produtos pelo Mercado Envios.
E-commerce no WordPress (WooCommerce)
O Woocommerce é um plugin da plataforma WordPress, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Conta com um layout muito intuitivo, integração com o PagSeguro, Correios e funcionalidades de zoom para fotos, login de usuário e SEO. Além disso, possui recursos para acompanhamento individual de pedidos e carrinhos de compra, e controle do processo de check-out.
E-commerce no Wix
O principal diferencial do WIX é a simplicidade. Mesmo com pouquíssimo conhecimento é possível criar uma loja virtual, um site profissional ou até mesmo um portfólio online.
Os principais recursos para e-commerces são templates editáveis para o layout, opções de pagamento direto no site e recursos de SEO.
Vale mencionar que mesmo no plano gratuito o WIX já disponibiliza vários templates, além de contar com uma equipe de suporte e hospedagem segura!
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