Você já ouviu falar sobre as marcas que conseguem criar conexão com os seus consumidores a ponto dessa relação virar um caso de amor? São as chamadas lovebrands. Hoje, vamos explicar um pouco desse conceito, quais os benefícios de criar essa conexão com o público e apresentar as dez marcas mais amadas do mundo, segundo o último relatório da Talkwalker sobre o assunto. Vamos lá?
- O que significa Love Brand?
- Qual a importância de ser uma Love Brand?
- As 10 marcas mais amadas do mundo
- O que as Love Brands têm em comum?
- Como fazer da sua marca uma Love Brand
O que significa Love Brand?
O que define se uma marca é amada é a capacidade que ela tem de criar uma conexão emocional, que transcende a relação tradicional entre empresa e consumidor. Isso acontece quando nos identificamos com a personalidade, valores, crenças e estilo que a marca representa. Quando uma marca conquista essa relação com o seu cliente, ela se torna uma love brand.
Qual a importância de ser uma Love Brand?
Tornar-se uma marca amada pelos consumidores pode gerar muitos benefícios, quer ver?
Oportunidade de aumentar o preço dos produtos
Os consumidores não se importam em pagar mais pelos produtos das suas lovebrands. O relatório da Talkwalker revelou que 85% dos americanos estão dispostos a desembolsar mais com os produtos e serviços das marcas que amam.
Lealdade à marca
É mais provável que os consumidores permaneçam leais às marcas com as quais construíram fortes conexões emocionais. 39,5% dos consumidores que responderam a pesquisa da TalkWalker definem a fidelidade à marca como ter amor por uma marca.
Advocacia da marca (clientes promotores)
Sabe aquele ditado que diz que o boca-a-boca é a melhor propaganda? Então, os clientes que amam uma marca são mais propensos a recomendá-la a outros consumidores, ajudando a aumentar as vendas.
As 10 marcas mais amadas do mundo
A Talkwalker, especializada em análise e monitoramento de mídias sociais, realizou um estudo para identificar as marcas mais amadas do mundo em 2021. O cenário imposto pela pandemia foi levado em consideração na hora de fazer o levantamento.
A empresa comparou 1.228 marcas globais em mídias sociais, notícias, blogs e fóruns diversos para identificar quais as pessoas mais se envolveram, quais tiveram uma conexão alegre e quais as pessoas, simplesmente, disseram que amavam. O relatório destaca marcas com fortes conexões com as tendências de marketing, as que tiraram mais proveito das situações e as que tiveram uma estratégia mais flexível e alcançaram o sucesso, mesmo diante da crise.
Então, hora de conhecer o top 10:
Huda Beauty
Huda Beauty é uma marca internacional de cosméticos e cuidados com a pele. Criada por Huda Kattan, em 2013, tornou-se uma das marcas de cosméticos que mais cresce no mundo. Kattan começou como influenciadora de beleza e, hoje, ainda é o rosto da marca. Ela deixou o cargo de CEO em setembro, para se concentrar em produto e conteúdo. Ao fortalecer parcerias com outras marcas, eles geraram mais menções de PR através de várias notícias de co-branded. No ano passado, a marca entrou na lista de lovebrands da Talkwalker na 27ª posição e este ano alcançou o primeiro lugar.
Moulinex
A Moulinex é uma fabricante francesa de utensílios de cozinha que obteve sucesso com a pandemia. Com menos oportunidades para jantar fora, as pessoas começaram a cozinhar, o que gerou um aumento na procura por receitas culinárias. A Moulinex aproveitou a oportunidade para envolver influenciadores e clientes em postagens em seus canais de mídias sociais, gerando engajamento dos próprios consumidores.
M.A.C.
A MAC. Cosmétics saiu do 24º lugar, em 2020, para a 3ª posição, em 2021. Mais uma vez lucrando com o aumento da demanda por infoentretenimento na indústria de maquiagem. A empresa impulsionou seu engajamento com a ajuda do Blackpink, um grupo feminino sul-coreano que se tornou popular em todo o mundo. A M.A.C. viu nelas uma oportunidade de envolver essa base de fãs apaixonada, tornando a integrante Lisa (Lalisa Manoban) uma embaixadora global da marca. 9,2% das menções da M.A.C. e 9,15% dos engajamentos do período que analisamos vieram de sua associação com Lisa.
Benefit Cosmetics
A Benefit Cosmetics também subiu de posição, saltando do 11º lugar no ano passado para o 4º neste ano. No YouTube, a marca está criando conteúdo original para seus canais. Esse conteúdo envolve fortemente influenciadores e é produzido em um estilo episódico, que incentiva a interação regular com a marca. Pessoas como a influenciadora iraquiana Noor Stars e a youtuber americana Nikita Dragun já têm um público enorme e relevante, e esse conteúdo ajuda a conectar esses fãs à marca.
Tefal
Assim como sua marca irmã Moulinex, a Tefal (também conhecida como T-Fal) lucrou com a ascensão da comida caseira. Como um produtor global de utensílios de cozinha, as pessoas recorreram a eles para encontrar soluções práticas na cozinha. A Tefal se define como a marca número 1 em panelas, com muitos de seus produtos apoiados por garantias de qualidade. Isso ajuda a construir a confiança e a fidelidade da marca. Para sustentar isso, a marca costuma usar as mídias sociais como forma de manter o atendimento ao cliente, e não apenas como ferramenta promocional. Essa resposta proativa fornece uma conexão pessoal entre o consumidor e a marca.
Urban Decay
A Urban Decay é outra marca de cosméticos entre as top 10. A marca envolve usuários e influenciadores nas mídias sociais, trabalha com outras marcas e personalidades para gerar engajamento. Mas tem algo que faz a marca se destacar. A Urban Decay sempre foi uma marca que tem como público-alvo “meninas e meninos que querem transformar a noção do que é beleza e colocar sua própria marca nela”. Para isso, eles fazem parceria com uma gama diversificada de pessoas, ajudando-os a se conectar com um público mais amplo. Em janeiro de 2021, Monsta X foi anunciado como embaixador global da marca. Assim como o Blackpink, eles também são da Coreia do Sul. Mas como boyband, eles ajudam a encapsular os valores da marca de que maquiagem é para todos. Não é à toa que a marca saltou da 37ª posição no ano passado, para 6ª em 2021.
Universal Music Group
A Universal Music Group lucrou com a crescente necessidade de entretenimento doméstico – com a visualização geral do YouTube em alta e um aumento geral na audição de música devido ao trabalho em casa e à falta de entretenimento ao vivo. Isso levou a um aumento significativo no engajamento dos vídeos que a marca possui em toda a plataforma. A marca também embarcou em um crescimento significativo ao longo do ano, pois comprou mais direitos musicais de artistas como Bob Dylan e Lil Wayne. A escala das bases de fãs desses artistas fez com que esses propósitos gerassem muitas menções de notícias e, com elas, engajamento.
Kayo Sports
A Kayo Sports foi descrita como a “Netflix do esporte”, oferecendo um serviço de assinatura de streaming focado apenas no esporte na Austrália. No início da pandemia, a marca sofreu com uma queda no número de assinantes pagantes. Mas, à medida que as ligas reabriram, a situação mudou. Parte do sucesso da Kayo Sports se deve à conexão emocional que os consumidores têm com o esporte.
Swiss Airlines
O setor do turismo passou por momentos difíceis durante a pandemia. No entanto, a Swiss Airlines conseguiu se destacar mesmo em meio à crise. A empresa se destacou por manter níveis excepcionais de atendimento ao cliente. Além disso, a Forbes apontou a companhia como uma das mais seguras para voar durante a pandemia e o uso de influenciadores ajudaram a construir a imagem aspiracional da marca.
Deezer
O Deezer é um serviço de streaming de música francês, que também lucrou com o aumento da demanda por entretenimento. Em março de 2021, a marca lançou o #WomensVoices, uma iniciativa para elevar a voz das mulheres na música e nos podcasts. A campanha valorizou o compromisso da marca em se engajar nas questões que são importantes para seu público, como a de gênero. A ação pode ajudar na construção de conexões ainda mais fortes no futuro.
O que as Love Brands têm em comum?
CSR (Corporate Social Responsibility / Responsabilidade Social Corporativa)
A Corporate Social Responsibility (CSR) ou Responsabilidade Social Corporativa (RSE) é uma forma de as marcas se reconectarem com suas comunidades. O ano de 2020 destacou várias questões sociais e o zelo que as comunidades sentem por elas. Agora, mais do que nunca, você deve ser uma empresa orientada por propósitos, abordando os problemas que estão impactando seu público.
Patrocínio
Os fãs geralmente têm laços emocionais com seus hobbies, sejam esportes, jogos, música, etc. Os patrocínios vinculam uma marca a essas emoções, ajudando-os a construir conexões com novos públicos.
Nostalgia
O marketing de nostalgia depende de marcas que se conectam com os bons tempos do passado, para criar positividade agora. Mas cuidado, com a pandemia essa estratégia estava em declínio pois as pessoas passaram a olhar com mais otimismo e ansiedade para o mundo pós COVID.
Customer Experience
O atendimento ao cliente agora é mais importante do que nunca. A queda nas conexões presenciais significa que as interações online são a única maneira de os consumidores se conectarem com sua marca. A demanda pode ser difícil de gerenciar, mas priorizar a experiência do cliente online deve ser fundamental para sua estratégia de marketing
Marketing de Influência
A pandemia ampliou o poder dos influenciadores em nossas vidas. Eles construíram comunidades engajadas e bases de fãs que são combinações perfeitas para se conectar com sua marca. O caminho do sucesso é identificar quem são os influenciadores certos para gerar mais oportunidades para a sua marca.
Engajamento em tendências
Os consumidores estão muito focados no agora. Eles adoram o burburinho das tendências e estão sempre animados para se envolver com a última história ou meme da internet. Você deve sempre ter o dedo no pulso, saber exatamente o que está acontecendo no mundo e vincular sua empresa às histórias do dia.
Estratégia de mídia social
A melhor estratégia para seus canais digitais é o diálogo. As marcas de maior sucesso durante a pandemia usaram e abusaram de conteúdo criativo para manter as conversas vivas com os seus seguidores. A dica é: fale com seu público mais como amigos e menos como consumidores.
Confira também 10 exemplos de marketing de conteúdo que deram muito certo para se inspirar!
Relações públicas
O uso de estratégias de relações públicas aumentou desde 2020. Com menos conversas orgânicas online, as marcas se encarregaram de impulsionar as histórias. Por meio de narrativas criativas, ideias de conteúdo exclusivas e pesquisas originais, a presença online dessas marcas cresceu. Aproveite as oportunidades onde puder para criar histórias interessantes.
Fandoms
Os fandoms se tornaram mais importantes no ano passado, oferecendo conforto e distrações para as pessoas presas no confinamento. Você pode explorar esses fandoms por meio de parcerias para aumentar o amor pela marca, construindo conexões genuínas entre sua marca e grandes públicos em potencial.
Lifestyle Aspiracional
A aspiração é outro driver emocional. Não são apenas as marcas que um consumidor ama, mas o estilo de vida que eles oferecem. Não pense na sua marca como um produto, mas como uma oportunidade.
Como fazer da sua marca uma Love Brand
Já falamos sobre as marcas mais amadas do mundo. Será que é possível transformar a sua em uma lovebrand? Vamos conferir algumas estratégias que podem gerar resultados positivos, afinal nunca é tarde para encontrar o amor.
Seja centrada no consumidor
Entenda seu público. Não apenas o que eles significam para sua marca, mas pense além disso. Quais são os problemas que eles estão enfrentando? Como a pandemia os afetou? Analisar as necessidades do cliente é essencial para isso.
Veja aqui como implementar uma estratégia de Customer Success no seu negócio!
Esteja presente nas redes onde seu público está
Existem inúmeras maneiras de permanecer sempre conectado com o seu consumidor. Seja através de mídias sociais, blogs ou fóruns, existem milhares de comunidades espalhadas pela internet. Encontre os canais que funcionarão para os seus clientes e adapte o seu discurso a esses canais.
Inicie conversas com seu público
Não se concentre apenas na mensagem da sua marca. Os consumidores estão procurando conexões autênticas com as marcas e isso significa contar histórias que eles querem ouvir. Ao simplesmente perguntar como eles estão, você estará criando um ponto de partida perfeito para as pessoas se conectarem.
Junte-se à conversas
Seja proativo e participe das conversas que estão acontecendo em torno da sua marca. Use o monitoramento para encontrar as menções que você pode ter perdido e responder às perguntas que as pessoas estão fazendo. Tente envolver seus clientes em seus esforços de comunicação – o conteúdo gerado pelo usuário ou liderado por influenciadores deve fazer parte de sua estratégia.
Monitore a percepção do seu consumidor em relação à sua marca
O amor pela sua marca e a percepção do consumidor podem mudar a qualquer momento. Uma nova campanha pode lhe dar um impulso amoroso, enquanto uma crise em uma rede social pode derrubá-lo. Ao monitorar sua marca constantemente, você pode analisar essas mudanças e aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
Agora está na hora de colocar a mão na massa e aplicar as estratégias que mostramos aqui no seu negócio também! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de escrever um comentário aqui embaixo. E continue acompanhando os outros conteúdos do nosso blog que também te ajudarão a ter cada vez mais sucesso com seu negócio online! Até a próxima!