O crescimento do comércio eletrônico é proporcional à medida que mais e mais facilidades são disponibilizadas para a população e, exatamente por isso, as empresas que investem na integração do e-commerce com marketplaces tem avançado em um campo importante.
Os consumidores que procuram por soluções online estão espalhados pelos mais diversos cantos do planeta, com possibilidade de compras significativas, que vão desde um livro ou um quadrinho, até viagens, imóveis e automóveis.
Quem está inserido e se sente confortável no ambiente digital tem mostrado uma tendência de mudança na preferência entre realizar determinada compra em lojas físicas, ou mesmo uma pesquisa sobre preço de cirurgia, ou realmente qualquer pesquisa, e dar preferência para sites especializados.
É exatamente nesse ponto que a integração do e-commerce com marketplaces se mostra importante para qualquer modelo de negócio, desde o pequeno empreendedor até os grandes varejistas.
Uma das razões por trás da expansão do e-commerce são as ofertas e benefícios que se mostram muito vantajosos em diferentes aspectos, como:
- Facilidade de compra;
- Formas de pagamentos;
- Preços acessíveis;
- Variedade de produtos.
Soma-se a isso a possibilidade de integração de e-commerce com marketplaces, o que permite que muitos consumidores possam encontrar, em um mesmo espaço digital, uma grande variedade de produtos e serviços, e muito mais.
Dessa forma, qualquer empreendedor que não pensa em integrar a própria loja virtual a um marketplace pode perder a maioria dos leads online, ou seja, os clientes em potencial que estão à procura de um produto específico.
A importância dessa integração se dá por conta do tráfego direcionado e qualificado, isso sem mencionar a credibilidade que é ampliada pela imagem da administradora do marketplace.
Do que se trata e-commerce e marketplace?
Embora ambos sejam utilizados para fins comerciais online, o e-commerce e o marketplace possuem diferenças básicas e, por isso, vale a pena conhecer cada um deles.
- Marketplace é plataforma para lojas terceirizadas
O marketplace é uma plataforma online em que o proprietário do site permite que vendedores terceirizados vendam nesse ambiente virtual e faturem diretamente dos clientes.
Ao contrário do que muitos pensam, o marketplace é usado não apenas no ramo de roupas e acessórios tecnológicos, a indústria também costuma utilizar esse recurso.
Você pode encontrar nesse setor produtos como, gerador silenciado, válvulas, EPIs, peças para maquinário industrial e, até, máquinas inteiras.
Sendo assim, há vários vendedores de setores diversos que podem comercializar os próprios produtos para os clientes de forma direta, utilizando apenas uma plataforma centralizadora, o marketplace.
O proprietário do marketplace não possui o inventário, nem fatura o cliente. Na verdade, é uma plataforma para vendedores e compradores, semelhante ao que se encontra em um espaço físico como o shopping center.
- E-commerce tem marca única
Ao contrário de um marketplace, um site de comércio eletrônico, o e-commerce, trata de uma loja online de marca única, ou com várias marcas de produtos e serviços relacionados ou que firmaram parceria, dentro de um espaço virtual específico.
Isso significa que o inventário, nesse caso, pertence apenas ao proprietário do site. Assim, esse e-commerce também fatura o cliente que compra, por exemplo, uma câmara fria e paga o imposto sobre o valor agregado.
Não há opção de se registrar como vendedor, semelhante ao que se vê em uma loja de varejo. E é específico do cliente.
Um site de comércio eletrônico também é chamado de site de fornecedor único, no qual o proprietário de uma loja pode operar a plataforma para vender mercadorias.
5 diferenças entre e-commerce e marketplace
Para dizer de uma outra forma, um marketplace pode ser um site de e-commerce, mas nem todos os sites de e-commerce podem ser um marketplace.
Na verdade, o melhor lugar para vender online difere de fornecedor para fornecedor, dependendo dos produtos e serviços disponíveis, e as necessidades e objetivos de cada consumidor.
Dessa forma, para ficar mais explícito essas nuances, seguem abaixo 5 diferenças significativas de um marketplace e um e-commerce.
- Abordagem e segmentação de marketing
Enquanto o e-commerce precisa focar na segmentação de compradores, em um marketplace a atração deve ser não apenas de compradores, mas também de vendedores que serão a peça fundamental da plataforma.
No e-commerce, o empreendedor individual precisa investir mais para direcionamento de tráfego para o próprio site.
Uma vez que o consumidor encontra o que procura, o processo de compra é mais simples, pois a escolha do produto depende de apenas uma empresa.
Por outro lado, os marketplaces se beneficiam de vários usuários operando em uma mesma plataforma.
Como há muitos comerciantes concentrados em um só lugar, a conscientização de compra vai depender de outros fatores, como conhecimento da marca e preço.
Outro fator é que os marketplaces podem atuar em um ramo específico. Um site pode atender a empresas de segurança patrimonial e contar com produtos deste ramo, como uniformes, comunicação por rádio, câmeras, etc.
Assim, o usuário vai ter em mãos uma plataforma nichada para o que ele precisa, mas, ao mesmo tempo, com diversas opções de produtos.
- Tempo e dinheiro
Construir o próprio site de e-commerce pode ser simples ou complicado, de acordo com a facilidade de acesso a profissionais e parcerias empresariais que ajudam na formalização do e-commerce.
Sendo assim, é preciso empreender tempo, investimento financeiro e trabalho para proporcionar a melhor experiência para o usuário dentro do e-commerce.
No caso do marketplace, tudo está pronto, bastando um cadastramento, listagem de produtos e serviços, e vender, sem perda de tempo ou trabalho extra que exija elevadores de cargas, levando em conta que isso é responsabilidade da área de logística.
Um site de e-commerce conta com mais investimento inicial, e demora mais para atingir o ponto de equilíbrio quanto ao tráfego de consumidores.
Por outro lado, os marketplaces têm melhores margens de lucro, pois a receita é basicamente a porcentagem das transações.
Conforme o volume comercial, todo o dinheiro ganho geralmente pode ser reinvestido no desenvolvimento de produtos para acelerar o crescimento do próprio empreendimento.
- Público engajado
O engajamento do público é muito importante nos negócios online, seja um marketplace ou um e-commerce.
Os marketplaces sempre foram orientados para transações e o objetivo é combinar compradores e vendedores.
Assim, eles se beneficiam dos efeitos da rede mundial de computadores, ou seja, mais compradores atraem mais vendedores, e o inverso também é real.
No caso de um único e-commerce, engajar o público se mostra mais difícil, demorado e necessita de investimento a médio e longo prazo.
Mesmo após ganhar experiência, a estratégia de marketing digital pode apresentar falhas, mesmo que sejam fáceis de ajustar.
- Confiança
Construir a confiança, tanto em um e-commerce quanto em um marketplace, é essencial para uma empresa vender online.
Os usuários precisam confiar na plataforma, e as empresas precisam confiar nos consumidores. Muitos clientes confiam em uma compra em um marketplace conhecido. Da mesma forma quando estão em um e-commerce que já tenham tido uma experiência satisfatória.
- Navegação mais complexa
Em um marketplace, os produtos são organizados em um conjunto devidamente organizado, pois possui, de forma predominante, vários vendedores que disponibilizam as respectivas listas de produtos.
Em se tratando de um e-commerce, a disposição dos produtos é baseada em categorias. Existem filtros mais detalhados e, portanto, eficientes para a barra de pesquisa. Isso significa que o usuário pode refinar a busca com mais precisão.
Fácil integração do e-commerce com marketplaces
Para um e-commerce estar em vários mercados que a internet proporciona está além das possibilidades de um único empreendedor, a menos que as ferramentas certas sejam implementadas. Mas isso pode ser custoso e trabalhoso.
Dessa forma, para que a integração do e-commerce com marketplaces seja realizada da melhor forma possível, é preciso utilizar um software de gestão de varejo.
Esse programa digital conta com ferramentas que fazem tudo acontecer, aliando vários canais e sites sem qualquer comprometimento quanto à eficácia das operações, promovendo uma melhor visualização das vendas e informações como o estoque disponível.
- Gerenciamento de informações do produto
Essa ferramenta conhecida como PIM (Product Information Management) combina atributos e características do produto com requisitos de listagem específicos de cada marketplace e fornecedor.
Assim, as informações via conexão remota se mostram consistentes e precisas, de acordo com os produtos que estão disponíveis para os usuários.
- Análise de relatórios
Isso permite a avaliação de cada marketplace, e lista até mesmo o estilo, tamanho e cor para que a alocação e o reabastecimento de produtos se beneficiem da transparência do status do estoque.
- Gerenciamento e atendimento de pedidos
Aqui fica mais fácil entender o processamento de pedidos realizados dentro do marketplace com mais rapidez e precisão.
Além disso, é possível controlar todo o ciclo de pedidos, desde a solicitação do cliente até a entrega final.
- Gerenciamento de relacionamento com o cliente
A aplicação de um software de CRM (Customer Relationship Management) permite obter acesso instantâneo a dados de clientes em tempo real.
Isso permite disponibilizar ofertas e recompensas de forma personalizada, aumentando a fidelidade e a retenção dos clientes, ao mesmo tempo em que se toma decisões mais inteligentes em relação a preços e promoções.
Para setores em que a compra não é recorrente, como é o caso de decoração, essa estratégia é ainda mais importante. Personificar o atendimento para um cliente que quer comprar cortinas blackout, aumenta a chance de fidelizá-lo e de indicação.
A fidelização, de certo modo, compensa a falta de recorrência de compras.
- Gerenciamento de estoque ou inventário
O marketplace disponibiliza essa ferramenta para que seja possível lançar, rastrear e automatizar o estoque em todos os aspectos, com um status de inventário integrado em tempo real.
Dessa forma, fica mais fácil eliminar qualquer possibilidade de duplicatas ou vendas excessivas, o que pode levar à insatisfação dos clientes.
Conclusão
Vale a pena conhecer as diferenças e benefícios para entender a importância da integração de e-commerce e marketplaces, até mesmo antes de iniciar um negócio online.
O sucesso no desenvolvimento do marketplace vem crescendo de forma exponencial, enquanto a tendência de compras no e-commerce se mostra em constante evolução, mesmo no modelo B2B (Business To Business), que é encontrado na indústria.
Nesse tipo de setor, achava-se impossível vender por meio de marketplaces materiais de empresa para empresa, como filtros a vácuo e peças para máquina. Justamente porque nesse tipo de negócio a parceria é mais estreita, recorrente e envolve duas partes com conhecimentos técnicos profundos.
Sendo assim, o planejamento de um empreendimento no ambiente virtual deve levar em consideração muitos aspectos, como:
- Concorrência abrangente;
- Excelência no atendimento ao cliente;
- Experiência de compra eficaz;
- Gerenciamento e suporte logístico;
Dessa forma, todo empreendedor deve identificar as necessidades, preferências e qual o público-alvo que deseja alcançar.
Assim que estiver tudo pronto, fica mais fácil escolher se quer manter apenas a loja online, ou se vale a pena integrar um marketplace como solução mais eficiente e viável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.