O Google Trends é uma ferramenta gratuita que possibilita descobrir quais são as palavras, expressões, perguntas ou termos mais procurados no site de buscas.
Veja a seguir:
- O que é o Google Trends?
- Para que serve o Google Trends?
- Obtendo melhores resultados com o Google Trends
Você sabia que existe uma ferramenta totalmente gratuita que pode auxiliar na hora de definir suas estratégias de marketing e alavancar seus resultados? Criada pelo próprio Google, o Google Trends é o canal ideal para buscar dados para entender melhor o comportamento do seu público.
Dentre as inúmeras possibilidades que o Trends oferece estão as informações sobre os assuntos que estão sendo mais comentados na região em que você reside.
Se você ainda não conhece essa ferramenta, chegou a hora.
O que é o Google Trends?
Criado pelo Google em 2006, o Google Trends é uma ferramenta que possibilita descobrir quais são as palavras, expressões, perguntas ou termos mais procurados no site de buscas. Gratuito, ele está disponível em diferentes países.
O serviço consegue dar uma dimensão de quais são as principais tendências do momento, além de possibilitar o refinamento dos resultados por localização, tempo e tipo de busca (notícias, imagens, vídeos, etc), entre outros critérios.
Para que serve o Google Trends?
Já explicamos que o Trends é uma das ferramentas ideais para quem quer conhecer o interesse do seu público. Mas, se você faz uso de marketing digital, a plataforma se torna ainda mais importante para o seu negócio, uma vez que vai lhe ajudar na produção de conteúdo. Abaixo, compartilhamos alguns exemplos de estratégias que são beneficiadas pela ferramenta.
SEO
Todo e qualquer negócio que utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization) necessita conhecer o que seu cliente busca para garantir um bom posicionamento em sites de busca. Ao fornecer você quais os termos e palavras-chaves mais pesquisados pelo seu público-alvo, o Google Trends pode ajudar no planejamento e na assertividade do conteúdo de marketing digital da sua empresa.
Campanhas de anúncios
A ferramenta também é uma ótima aliada se você investe em tráfego pago na hora de criar o seu calendário de anúncios. Isso porque com o Google Trends você consegue analisar quando a busca por um termo cresce. Por exemplo, você vende chocolates artesanais e sabe que é um produto que tem mais saída no período da Páscoa. Ao monitorar o termo diariamente, você tem mais chances de colocar um anúncio no ar no período em que a procura pelo seu produto está crescendo.
Monitoramento da concorrência
Em tempos de concorrência acirrada, é importante lembrar que o Google Trends ainda pode lhe ajudar a monitorar o desempenho dos seus concorrentes. É só utilizar a plataforma para buscar pelas marcas, produtos ou serviços que competem com o que você oferece e comparar os resultados. Sem dúvidas, esses dados podem ser um acréscimo importante na hora de planejar suas estratégias de marketing.
Obtendo melhores resultados com o Google Trends
Já falamos sobre todos os benefícios que a utilização do Google Trends pode trazer para sua estratégia de marketing. Mas, conhecendo bem a ferramenta, você pode tirar ainda mais proveito e melhorar seus resultados. Trouxemos algumas dicas!
Encontre os termos populares no momento
Uma das diversas possibilidades de dados fornecidos pelo Google Trends leva você a conhecer quais são as palavras-chaves mais pesquisadas no momento. E mais, você pode buscar pelos termos mais populares do dia e em tempo real. A plataforma tem duas abas: Tendências em pesquisas diárias, que mostra os assuntos mais buscados do dia, e Tendências em pesquisas em tempo real, que apresenta as palavras mais buscadas naquele momento. Nessa opção, você tem acesso às categorias que os internautas estão buscando esse tema.
Procure pelos tópicos relevantes para você
Além dos assuntos mais populares, você pode procurar dados sobre as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. É só definir o termo que lhe interessa e fazer uma consulta. A plataforma vai gerar um gráfico com informações sobre o volume de busca por aquele termo ao longo do tempo. O Google Trends ainda revela o interesse da pesquisa indexada, ou seja, a relação de quantas pesquisas foram feitas para o tópico escolhido por você e o número total de buscas feitas no Google.
Compare termos de pesquisa
O Google Trends também permite a comparação simultânea de tópicos pesquisados. Se você tem um e-commerce voltado para venda de artigos para pet pode, por meio dessa comparação simultânea, descobrir que seus clientes estão mais interessados em rações super premium do que rações mais baratas. Com isso, você consegue direcionar melhor seus anúncios como já falamos anteriormente.
Refine a pesquisa por horário
Se você quiser entender ainda melhor os resultados sobre a busca de um tópico, é possível refinar a análise por horário. O Google Trends proporciona diversas opções de filtro de tempo para você analisar a evolução das buscas por uma determinada palavra.
Encontre buscas ou tópicos relacionados
Quando você define o tópico de interesse no Google Trends, tem também a opção de encontrar buscas por palavras relacionadas. Isso pode ser bastante útil para encontrar novas necessidades dos seus clientes. A ferramenta mostra os tópicos que foram buscados junto das palavras que você escolheu. Quando a busca por um termo associado cresce significativamente, ela aparece como “Em ascensão”.
Refine a pesquisa por localização
Você pode filtrar os resultados do Google Trends por localização. Essa é uma forma de ter acesso a dados mais estratégicos para o seu negócio e garantir a relevância do seu conteúdo para a sua área de atuação. Você tem a opção de usar os dados mundiais, de um país, estado, região ou cidade.
Ative os alertas do Google Trends
Além de oferecer todos esses recursos, o Google Trends permite que você configure alertas sobre os tópicos que lhe interessam. Você pode escolher os filtros mais relevantes para o seu negócio. A ferramenta entrega os insights diretamente na sua caixa de e-mail. Fácil, né?
Desenvolva sua estratégia com os resultados do Google Trends
Todas as informações que compartilhamos sobre o Google Trends neste artigo, comprovam que a ferramenta é uma ótima aliada na hora de planejar a estratégia de marketing do seu negócio e assim, alavancar seus resultados. Aproveite a plataforma e os dados gratuitos fornecidos por ela para entender a necessidade dos seus clientes.
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui que será um prazer conversar com você.