Hoje é muito fácil acessar qualquer conteúdo do mundo em segundos, isso só é possível porque contamos com um software altamente eficiente e com multifunções, o Google. Para o e-commerce, o Google é uma ferramenta indispensável. É com o Google que você consegue anunciar o seu produto, a sua startup, marca e conteúdo. É através do Google que uma boa parte dos seus clientes chegam até você e, claro, o Google otimiza todo processo de compra e venda além de te ajudar com as métricas certas para avaliar o seu e-commerce.
O Google é uma ferramenta completa. Além do seu objetivo central, facilitar a vida humana por meio do motor de buscas, o software oferece vários produtos altamente eficientes. Alguns exemplos são: Gmail, GoogleOne, YouTube, Drive e GooglePlay. Para o mundo corporativo, o Google gerou ferramentas de produtividade como: GoogleDocs, Classroom, GoogleOne, GoogleForms e o Google Ads. No mercado global de buscas, o Google lidera com crescimento de 86,64%, seguido do Bing com 7% e do Yahoo com 2,75%. A liderança do Google é expressiva desde o seu surgimento, em meados de 1997.
Neste texto vamos conhecer profundamente o Google Ads e como incluí-lo de vez no seu e-commerce. Antes de qualquer coisa, é importante entender que as ferramentas Google se entrecruzam, portanto, ao considerar o Google Ads, você está facilitando a busca do seu e-commerce, ou serviço dentro de outras plataformas, como, por exemplo, o YouTube e o Google Play, bacana, não é?
A proposta do Google Ads é vender o seu negócio, portanto, a função central dentro da plataforma é a criação de campanhas e anúncios. Com este investimento você redobra as chances do seu e-commerce e promove uma presença online inteligente.
Todo processo de criação de anúncios e campanhas é acompanhado pelo Google Ads. Neste caso, mesmo que a sua campanha não tenha sido bem-sucedida no início, o Google te ajuda a melhorá-la. A ferramenta te ajuda a entender todas as etapas; oferece os recursos de sucesso; ajuda a escolher o tipo certo de campanha; criar e gerenciar mais de um tipo de campanha, entre outros.
- O que é o Google Ads
- Benefícios de investir em uma campanha no Google Ads
- Tipos de campanha no Google Ads
- Como o Google Ads determina a posição do anúncio?
- Extensões de anúncios no Google Ads
- Criando sua primeira campanha no Google Ads
- Principais métricas para ficar de olho no Google Ads
O que é o Google Ads
Tudo começou com o antigo Google AdWords, gerado em 2000 com um número próximo de 350 anunciantes. Larry Page, CEO do Google e fundador do Google AdWords, garantiu na época que “o AdWords oferece os recursos mais avançados tecnologicamente disponíveis, permitindo que qualquer anunciante crie rapidamente um programa flexível que melhor se adapte às suas metas e orçamento de marketing online.” Anos depois, o AdWords já tinha alcançado diversas plataformas de anúncios diferentes, como textos para compra, display, instalações de aplicativo, vídeos e uma rede de parceiras: Google Pesquisa, YouTube, Maps, Gmail e outros.
O seu nome superou todas as metas. Segundo Sridhar Ramaswamy, chefe de anúncios e comércio do Google, o upgrade do Google AdWords para o Google Ads foi a representação mais direta de tudo o que a publicidade do Google poderia oferecer, ou seja, simplificar para que novos anunciantes entrassem no comércio online, favorecendo pequenas empresas que não têm tempo e recurso para investir diretamente no marketing do negócio. O resultado foi impressionante! O mundo registrou uma crescente adesão e permanência do comércio, venda de serviços e produtos, no mundo digital. Podemos dizer que o Google foi o expoente de tudo isso.
Em junho de 2018, o Google reformulou alguns serviços. Por exemplo, o Google Analytics 360 passou a pertencer ao Google Marketing Platform. O DoubleClick for Publishers e o DoubleClick Ad Exchange integraram uma plataforma unificada chamada Google Ad Manager e o Google AdWords se transformou em Google Ads. A mudança foi necessária para acompanhar o crescente número de aparelhos móveis em circulação. Por meio do Google Ads, a criação de anúncio e campanha se tornou mais acessível e diretamente conectada sem precisar concentrar muitos esforços. Basicamente, o Google Ads trabalha para que a sua campanha de anúncios ganhe o espaço do mercado online. A ferramenta possui mecanismos inteligentes que ajudam a chegar até o cliente certo na hora certa, mecanismos que fazem do Google Ads uma opção para o sucesso.
O Google Ads representa a maior fonte de renda da empresa Google hoje, o que mostra como o e-commerce está em alta. Segundo o site Statista, o Google Ads totalizou 146,92 bilhões de dólares em 2020 apenas com anúncios. No ano de 2019, o Google Ads totalizou a receita com 134,81 bilhões e, de 2017 até hoje, mostra um crescimento dobrado no setor de anúncios.
Benefícios de investir em uma campanha no Google Ads
Afinal, o que é uma campanha no Google Ads? No plural, campanhas são úteis para organizar serviços, ou os produtos que você vende. Uma campanha publicitária pode ser feita para TV, rádio, ou locais físicos. No e-commerce, as campanhas atuam principalmente no meio digital. Campanhas, de modo geral, são estratégias de marketing em ação, são usadas para informar o público sobre um serviço ou produto.
O ideal é que, antes de colocar uma campanha em prática, o seu e-commerce faça um planejamento publicitário estratégico. No final, quando você estrutura uma campanha, você tem um conjunto agrupado de anúncios que compartilham uma segmentação por local, orçamento e demais configurações. No Google Ads, você pode ter mais de uma campanha de publicidade em ação. Cada campanha é um ou mais grupos de anúncios e, em cada campanha, você pode definir o orçamento, idioma e localização diferentes, e outros serviços, quando necessário.
Separamos sete tópicos para você conhecer os principais benefícios do Google Ads para o seu e-commerce e para que você vire um expert e saiba aproveitar cada função desta ferramenta valiosa.
Resultados em pouco tempo
Saiba gerenciar o tempo. O investimento certo te poupa de uma espera prolongada. Estudar e planejar metas pode parecer difícil, mas estamos falando de um tempo investido que pode garantir retorno rápido e, na prática, é bem mais fácil do que parece.
Antes de aplicar no Google Ads procure estruturar metas, você pode alcançar resultados rapidamente se não chegar às cegas” na ferramenta. Se fizer isso, as chances de falhar são altas, além do tempo investido que será desperdiçado e o tempo que você futuramente levará refazendo o investimento de maneira certa. Aplicar em marketing leva tempo, mas não estamos falando de décadas, mas de um tempo justo para pensar metas realistas e atingíveis. Ao considerar o Google Ads, pense em estratégias para diminuir o seu tempo de espera para retornos. Por “natureza” o Google Ads otimiza o tempo, o que faz chegar resultados rápidos.
Maior alcance do que o tráfego orgânico
Os links patrocinados do Google Ads contam com uma estratégia de alcance que se difere do tráfego orgânico, é um indicador de “anúncios”. Antes, os links apareciam na cor amarela, o que entregava ao usuário logo de cara “a natureza” de um link como sendo um anúncio pago. Hoje esses anúncios aparecem na cor verde, o que faz a publicidade aparecer na busca como um outro link qualquer. Os ETA, anúncios estendidos, passaram por uma mudança em 2016 com a finalidade de melhorar ainda mais a visualidade e a experiência do usuário. Essa mudança permitiu que os clientes acessassem informações sobre a empresa ou serviço. Para o Google Ads, um clique no anúncio representa muita coisa.
Segmentação do público
Segmentar um público requer atenção para as interações. Atrás de cada aparelho celular, computador e rede social, encontramos uma pessoa com valores, crenças e vontades diferentes. O ideal é que o seu e-commerce abrigue o maior número possível de segmento de público, mas isso exige muito trabalho e muito investimento.
Pense o seu produto como único para cada um dos indivíduos que interagem com a sua publicidade. Considere os comentários e o feedback para seguir melhorando o seu serviço ou marca. Pelo Google Ads, você pode encontrar meios de mapear uma segmentação através da barra “conteúdo”. Por meio dela você chega em “tópicos”, “canais”, “palavras-chave” e “exclusões”, ferramentas que te ajudam a otimizar e gerenciar suas campanhas de anúncios.
Para encontrar o segmento ideal para o seu e-commerce, utilize a ferramenta “Planejador de palavras-chave” do Google Ads. A plataforma vai te ajudar a encontrar as melhores chaves e calcular como ajustar os lances em cada uma delas. Mais adiante neste texto vamos entender melhor como ajustar os lances e as “palavras-chave”.
Atração do público-alvo em qualquer estágio da jornada de compra
Você pode organizar cada segmento para um público-alvo específico. Neste caso, o Google Ads vai ajudar o seu negócio chegar ao público-alvo rapidamente de acordo com o mecanismo de busca que os usuários apresentam. Por exemplo, se uma determinada pessoa procurar por coleira de cachorro e a outra por gaiola de roedores, automaticamente as duas são enquadradas no perfil de pessoas que procuram e consomem artigos para pets. A segmentação do público-alvo para cada grupo de anúncios permite alcançar os interesses e os hábitos; como usuários estão pesquisando os produtos e como interagem com a compra (finalizando-a ou não). Uma campanha é impulsionada quando este público interage com o anúncio: acessando o site, usando o app ou assistindo a vídeos. O próprio Google Ads fornece as métricas necessárias para acessar os dados sobre o público-alvo e sua jornada de compra, como, por exemplo, histórico de visitas e pesquisas anteriores no Google.
Controle total sobre o orçamento
No Google Ads você tem total autonomia sobre o orçamento que pretende gastar. O orçamento é basicamente uma meta ou limite de cobrança para uma campanha específica. O Google Ads otimiza o seu investimento e você pode controlar as aplicações e dobrá-las nos dias com mais interações ou acesso no site e cliques em links de anúncio. Isso também significa que haverá dias em que você alcançará o orçamento diário médio e outros não. O Google Ads também se certifica de nunca cobrar mais do que o limite diário ou mensal aplicado.
Além do orçamento diário médio, você pode optar por outros tipos de orçamentos: um orçamento compartilhado, ou seja, aplicar um valor e dividi-lo em várias campanhas ou um orçamento total da campanha (específica para campanha de vídeo). Faça um planejamento de quanto quer gastar em toda campanha. Não é muito fã de número? Não tem problemas, a plataforma do Google Ads te ajuda a calcular o valor gasto x custo de faturamento. Você pode acompanhar cada investimento acessando o “Relatório do Orçamento”.
Pagamento por clique
O seu clique precisa gerar resultados? A métrica por clique, ou conversão, acompanha estratégias de uso de palavras-chave. No Google Ads, este espaço é muito mais disputado do que em outras plataformas, como, por exemplo, Instagram e Facebook, portanto, a conversão do clique é muito maior e garantida dentro do investimento do Google Ads. Digamos que você invista R$10,00 no Google e no anúncio pago do Facebook, dentro do Google Ads a conversão será maior. Isso é justificado pelo mecanismo de busca, o Google é uma plataforma para isso.
Análise precisa dos resultados
O Google Ads fornece relatórios de métricas de desempenho a respeito da trajetória de compra de cada usuário dentro do seu site, cliques e interações. As métricas de desempenho também mostram o crescimento do seu e-commerce, é possível chegar no ciclo de aquisição, comportamento e conversão (ACC) dos usuários, mostrando o passo-a-passo de como você adquiriu clientes e como os manteve. O Google Ads fornece as métricas de ACC, ou seja, os cliques, junto com o Google Analytics, que fornece a taxa de rejeição. Você também pode acessar os relatórios do Google Ads para acompanhar o desempenho das palavras-chave aplicadas e o relatório específico para acompanhar o melhor horário do dia para impulsionar a sua companha. Caso queira acompanhar o relatório de uma campanha específica, você só precisa clicar no logotipo do Google Ads ao lado da campanha.
Tipos de campanha no Google Ads
Separamos sete tipos de campanhas para você conhecer ainda mais a funcionalidade do Google Ads. Antes de tudo, é importante certificar-se de que o seu anúncio pode ser acessado por dispositivos móveis. Segundo a Cybersource e a PYMNTS, o Brasil teve um aumento de 20% no uso de aparelhos móveis para busca e finalizações de compras.
Campanhas de pesquisa
Uma determinada pessoa precisa comprar pratos. Ela quer um que combine com o estilo da cozinha e com o estilo pessoal dela. Primeiro a pessoa busca por pratos, em seguida por pratos na cor turquesa ou pratos decorados na cor turquesa. Caso o seu e-commerce atenda essa demanda, o seu anúncio será vinculado ao processo de busca deste usuário. Campanhas de pesquisa precisam ser persuasivas.
Procure detalhar o seu produto ou serviço, quanto mais informações você inserir mais performance de desempenho você alcança. As campanhas de pesquisas são excelentes para aumentar vendas, o tráfego do seu site e os leads. Campanhas de pesquisa são funcionais para quem quer comprar. O usuário vai até o anúncio. Produza uma campanha de pesquisa criativa e estratégica e, se o usuário se transformar em um cliente, certifique-se que voltará para comprar novamente.
Com auxílio do Google Ads, você pode otimizar as suas campanhas de pesquisa com a opção “campanhas inteligentes”. Neste caso, você deve inserir as informações comerciais, elaborar alguns anúncios e o próprio Google encontrará a melhor segmentação para o seu produto. A otimização do Google é prática e te poupa tempo.
Campanhas de display
Campanhas de display vão além do alcance das campanhas de pesquisa e são ótimas para manter a visibilidade do seu e-commerce sempre em alta.
A estratégia por display permite que você dispare anúncios do seu produto ou serviço dentro de sites. Lembra do usuário fã dos pratos turquesa? Então, agora imagine que este mesmo usuário procure pelo seu tão desejado produto mas não finaliza o processo de busca e também não chega a efetuar a compra, ele está apenas investigando se existe ou não o prato do jeito que ele quer.
Nas campanhas de display, este mesmo usuário encontrará diversos anúncios de artigos para casa quando entrar em algum site. Nesta modalidade, aconselhamos que você invista nos leads, insira um call-to-action atrativo e faça com que o usuário se sinta seguro e curioso para entrar no seu anúncio. Campanhas de display permitem que você amplie a segmentação do seu produto, portanto, inclua outros grupos de pessoas (público-alvo) além do que você já costuma dialogar. O Google Ads também oferece uma “Campanha inteligente de display”, seguindo a mesma funcionalidade que as campanhas de pesquisa. Insira as informações comerciais e elabore elementos básicos, como o título, imagem e logotipo. O Google Ads constrói os próximos passos. A ideia é otimizar e flexibilizar ainda mais os seus anúncios e descomplicar.
Campanhas de vídeo: anúncios no YouTube
Você pode optar por campanhas de vídeo. O YouTube é uma plataforma sempre em alta e, atualmente, conta com mais de 2 bilhões de inscritos e, segundo dados de 2021, cerca de 42,9% de todos os usuários de internet acessam o YouTube.
O seu anúncio é exibido segundos antes do usuário iniciar um vídeo no YouTube ou em outros sites. Para estruturar uma boa campanha de vídeo, você precisa estudar estratégias de como encaixar nos primeiros cinco segundos uma mensagem persuasiva com a finalidade de prender o usuário no anúncio. Essa campanha é ótima para ganhar reconhecimento e gerar conversões. Primeiro, você precisa gravar um vídeo e hospedá-lo no próprio YouTube, em seguida, defina as ações para a sua campanha. Não esqueça de gravar vídeos horizontais e verticais para atrair clientes que usam os dispositivos móveis.
Elabore um roteiro, uma arte e garanta que o usuário vai ouvir ou ler o nome do seu e-commerce nos primeiros segundos de vídeo. Com campanhas de vídeo você pode sequenciar os anúncios. “Sequência de anúncios em vídeo” é um subtipo de campanha que o Google Ads disponibiliza para gerar reconhecimento para a marca. Não esqueça de planejar metas, mas, caso não tenha feito isso, não se preocupe, o Google Ads otimiza o processo. Você pode gerar uma campanha sem metas, mas não esqueça de colocar um título ou nome para ela.
Campanhas do Google Shopping
O Google otimiza a experiência do consumidor. Quando você procura por um determinado produto no Google Shopping, ele oferece uma lista imensa de resultados, lojas e serviços. Para que o seu negócio chegue até o usuário, é importante detalhar minuciosamente o seu produto. Descreva a funcionalidade, o tamanho, a disponibilidade de cores, entre outros. Nesta modalidade de campanhas, o valor comercial do seu produto precisa ficar em evidência, portanto, certifique-se de ajustar preço.
A boa experiência e qualidade se convertem em boas avaliações e essa conversão é extremamente importante para garantir a visibilidade do seu produto. No Google Shopping, métricas como localidade e avaliações ajudam a direcionar o consumidor, então estude bastante isso no seu produto. Se um determinado usuário entrar no Google Shopping, as chances de conversão em compras são altas. Campanhas do Google Shopping precisam evidenciar a venda, não se preocupe em fazer uma publicidade muito detalhada, forneça informações sobre o produto, preço e uma boa imagem. Comece enviando os dados do seu produto no Merchant Center e, em seguida, crie a campanha no Google Ads. O segundo passo é com a equipe Google, eles usarão a sua campanha para gerar anúncios na plataforma e em toda Web. O Google Ads garante a conversão dos anúncios em leads, portanto, se preocupe apenas em formatar o seu produto dentro das normas adequadas para o padrão Google.
Campanhas para apps
O serviço que você vende é um aplicativo? Considerando as campanhas para app do Google Ads, a plataforma otimiza o seu serviço e faz com que ele chegue até o público-alvo rapidamente. Campanhas para apps são vinculadas às pesquisas, Google Play, YouTube, Rede de display e Discover. As campanhas para apps são um pouco diferentes das outras campanhas. Nesta modalidade você não pode criar anúncios individuais, é necessário que você forneça ao Google Ads textos, imagens vídeos e outros recursos para a própria ferramenta elaborar campanhas para a venda do aplicativo. O Google Ads também disponibiliza três modalidades de campanhas.
- Instalações: Exibir o anúncio e persuadir a pessoa a instalar o app.
- Engajamento: Atrair os usuários que já instalaram o app para uma página segmentada.
- Pré-registro: Exibir anúncios cativantes antes do lançamento no Google Play. É necessário que você abra um pré-registro no Play Console, os usuários interessados podem efetuar um pré-registro no Google Play para aquisição prévia do seu serviço.
Campanhas locais
Com campanhas locais você pode transformar a sua loja física em um e-commerce fácil e rapidamente. A ideia é disponibilizar presença online para a sua loja. Para elaborar essa campanha é importante que o seu negócio tenha um cadastro no Google Maps com um perfil da empresa. Defina a sua campanha com os seguintes recursos: título, descrição, call-to-action, URL final, Caminho de exibição e URL final para celulares. Nesta modalidade é obrigatório o título, a descrição, o canal para contato e o URL do anúncio. No título, cinco linhas é o suficiente para atrair os clientes, aproveite também para escrever mais algumas linhas na descrição da sua oferta.
Insira o logotipo da sua empresa para garantir a visibilidade da sua loja e para evitar problemas com plágio. Você também pode optar por vídeos nesta modalidade de campanhas. Garanta que o vídeo tenha até dez segundos de duração e um URL válido. O Google Ads também otimiza a experiência da sua loja física, fornecendo métricas interessantes para investir em melhorias e mapeando o número de clientes que encontram a sua loja através do Google Maps. Não esqueça de incluir um número de telefone, um endereço atualizado e monitore as avaliações. Assim você não deixa a “peteca cair” e pode melhorar com os feedbacks.
Campanhas inteligentes
Conhecemos o objetivo das campanhas inteligentes nos primeiros tópicos, mas é sempre produtivo reforçar a ideia. Na modalidade de campanhas inteligentes você fornece informações sobre o seu negócio, escolhe as palavras-chave que gostaria de segmentar e define o orçamento.
O seu anúncio é exibido ao público mais alinhado à sua proposta de venda. O objetivo das campanhas inteligentes é permitir que idealizadores de serviços ou donos de negócios aproveitem o Google Ads na sua versão mais acessível. Para impulsionar uma campanha inteligente, certifique-se de enviar o título (ele aparece em azul na parte de cima do anúncio) e uma descrição, considerando as vantagens do seu produto, o URL do site e Sitelinks (links gerados automaticamente para conduzir os clientes às páginas do seu site). Presença no mapa, telefone e endereço também são importantes.
Como o Google Ads determina a posição do anúncio?
O Google é responsável por alocar o seu anúncio. Antes de qualquer coisa é importante você saber que a posição de uma empresa no Google não determina a sua qualidade. Por exemplo, as grandes marcas e redes sempre ganham os primeiros lugares no campo de anúncios. Isso acontece porque esses grandes nomes investem muito em marketing e são referências para as outras que estão vindo logo atrás. Então, não fique triste se o seu anúncio não aparecer de primeira nas buscas, isso não determina a qualidade do seu produto ou serviço que, acredite, às vezes é até melhor do que das grandes marcas. Então como ganhar posição e gerar visibilidade? Aposte nos seguintes pontos:
Lance
Lançar um anúncio é saber como, quando e para quem ele vai aparecer. Para que isso aconteça, é importante ajustar os lances para mais ou menos exibições. Alinhe os ajustes de lance com as palavras-chave segmentadas. Caso você pague por cliques em palavra-chave, você precisa fazer um lance em cima da palavra escolhida, digamos que seja “caneca térmica” e esse lance vale R$ 5,00. Cada clique em cima da busca “caneca térmica” vai gerar uma conversão, portanto, dois cliques, você consegue R$ 10,00.
O valor médio de conversão depende muito do local para aplicar lances, por exemplo, pode acontecer de pessoas de Santa Catarina procurar mais por “caneca térmica” do que do Rio de Janeiro. Neste caso, o investimento médio no local onde se dobra o número de cliques também precisa ser dobrado. Os lances são ajustados o tempo todo, seguindo regiões demográficas, gênero, dias e horas da semana. Não esqueça de considerar os dispositivos. Para este campo também existem ajustes de lance. Por exemplo, -10% para quem estiver acessando por tablet, e por aí vai.
Qualidade dos anúncios e da página de destino
Para um e-commerce crescer ele precisa investir na boa experiência e qualidade. O Google Ads vai considerar os seus anúncios se ele atender aos fatores mencionados acima. É sempre bom reforçar, invista em um texto, imagem e estratégia de qualidade e forneça uma boa experiência ao cliente. Não se esqueça de que ele é responsável pela avaliação na fase final da compra e uma série de fatores podem influenciar nisso.
Para ganhar destaque nos anúncios você precisa passar pelo “filtro de qualidade” que o Google Ads estabeleceu.
Classificação mínima do anúncio
O preço médio investido no seu anúncio também determina a classificação. Por exemplo, se o lance for inferior, a classificação mínima não tem nenhuma chance de o anúncio ser exibido. Caso nenhum dos concorrentes esteja atendendo as qualidades para exibição, o preço de reserva ou limite será o preço que você costuma pagar no clique. A classificação mínima é definida no momento do leilão. Vários fatores determinam o desempenho do seu anúncio, como a qualidade do anúncio e posição. Os que aparecem na posição mais alta dentro dos resultados têm mais desempenho na classificação mínima, isso garante que os usuários vejam os melhores anúncios primeiro.
Concorrência do leilão
Quando você abre um lance, você precisa considerar a circulação do seu produto. Neste caso, ele está disputando com o da concorrência. O leilão do Google Ads vai “filtrar” anúncios para entregar ao usuário. Portanto, veja como a concorrência está trabalhando com os lances nas mesmas palavras-chave que você usa. Fazendo um cálculo aproximado do orçamento em cima das palavras-chave usadas pela concorrência você pode repensar o seu próprio produto, campanhas e lances.
Estude a estratégia da concorrência. Um ótimo exemplo é comparar o desempenho através dos dispositivos. Digamos que o seu principal concorrente sempre fecha o leilão com uma taxa de sobreposição inferior, ou seja, ele não tem um desempenho tão bom nos dispositivos móveis, isso faz com que ele aplique mais ajuste nos demais dispositivos. Neste exemplo, para você alavancar a sua visibilidade, seria necessário investir nos dispositivos móveis.
Contexto da pesquisa
Para ganhar o campo dos anúncios, a sua publicidade será cuidadosamente calculada nas seguintes variáveis: valor do lance, qualidade no leilão e classificação mínima, além do contexto da pesquisa. O contexto é simples, aqui o Google vai exibir os anúncios considerando a localização do dispositivo utilizado na busca, horário, as palavras-chave, demais anúncios exibidos em volta e o comportamento do usuário.
O contexto da pesquisa leva em consideração questões práticas e cabíveis, por exemplo, se o usuário procura por “bolo de cenoura”, a ideia é que o contexto da pesquisa entregue para este consumidor as padarias e docerias mais próximas, não faz muito sentido mostrar os melhores lugares para se comprar bolo de cenoura em Portugal, quando a localização do usuário indica que ele mora em São Paulo. Pode acontecer do usuário procurar por “bolo de cenoura em Portugal”, neste caso, o Google imediatamente entregará os resultados mais específicos para a tal busca.
Estimativa do impacto das extensões e de outros formatos de anúncio
Estimativas existem no Google Ads para garantir que o seu anúncio possa ser visto mesmo que não consiga ocupar os primeiros campos de anúncios. Para chegar no impacto esperado de extensões, o Google vai considerar fatores de relevância, como taxas de cliques, formato de página e anúncio no ato da pesquisa. Assim, o Google Ads garante que lances maiores do que os seus não interfiram na sua posição, podendo pegar uma boa classificação mesmo com baixo investimento em palavras-chave.
Sempre que um usuário faz uma nova pesquisa, o seu anúncio concorre a um novo leilão, a posição final vai depender do contexto da pesquisa e a qualidade do produto naquele momento da busca.
Extensões de anúncios no Google Ads
As extensões são úteis para te ajudar a alavancar as taxas de cliques. Veja como usá-las:
Extensões automáticas
A extensão automática funciona, na prática, quando o Google Ads percebe que pode melhorar o seu anúncio com uma extensão. Automaticamente a ferramenta elabora e executa isso. A maioria das extensões automáticas estão adaptadas para todos os tipos de anúncios, mas só algumas são compatíveis com computadores e laptops.
- Extensões de visitantes anteriores: buscas e resultados levantados por um usuário são automaticamente salvas no Google Ads, isso ajuda a ferramenta a rastrear o perfil do usuário e quais anúncios enviar. Essa extensão também mostra quais pessoas já entraram no seu site depois de iniciar uma busca no Google.
- Extensões de sitelinks dinâmicos: Seguindo as informações geradas pelo Google, essa extensão permite criar links diretos para a parte mais movimentada do seu site. É importante que o seu anúncio inclua sitelinks dinâmicos, caso combinado com o uso da campanha de display.
- Extensões Sociais: São extensões voltadas para as redes sociais. Essa extensão permite que o seu negócio fique ativo nas redes. Antes de desativar o Google+ em 2019, a ferramenta vinculava os anúncios gerados no Google Ads diretamente à página social, caso a empresa possuísse uma conta cadastrada.
Extensões manuais
Para as opções de extensões manuais ou extensões adicionadas no seu Google Ads encontra-se:
- Extensões de aplicativo: é ideal para quem está fornecendo um serviço ou aplicativo. A extensão faz com que gere um link na parte de baixo do anúncio, direcionando o usuário para a página de download. Lembre-se de garantir que essa extensão acompanhe as plataformas que sustentam o aplicativo anunciado.
- Extensões de chamada: essa extensão é ótima para quem está começando e ainda não conseguiu estruturar um site para o seu e-commerce. A extensão de chamada gera um link dentro do anúncio que direciona o usuário para um número de telefone. Vale lembrar que essa extensão é ideal para dispositivos móveis.
- Extensões de local: ótima para os donos de lojas físicas, restaurantes e prestação de serviço. A extensão de local permite que o usuário encontre o seu endereço apenas com um clique. Certifique-se de que essa extensão caiba para dispositivos móveis.
- Extensões de comentários: uma das mais importantes. As extensões de comentários permitem que seus clientes avaliem o seu produto. Novos compradores podem acompanhar cada comentário antes de se transformar em um comprador, de fato. Acompanhe os desempenhos de comentários para ajudar na conversão.
- Extensões de sitelinks: é estrategicamente utilizada por proprietários de e-commerce. Ela é responsável por gerar links através do uso de palavras-chave dentro do seu próprio anúncio. Permitindo que o cliente chegue mais facilmente até o seu negócio com um clique e que, quando ele já estiver por lá, ajude-o a encontrar com mais facilidade o produto ideal.
- Extensões de frase de destaque: essa extensão permite que o futuro cliente conheça um pouco mais sobre o seu negócio com uma frase estrategicamente elaborada. Por exemplo, essa extensão permite que o seu e-commerce forneça informações úteis para o cliente, como, “este produto é sustentável”, “se este produto não resolver o seu problema, devolvemos o seu dinheiro”, ou “cobrimos o frete”. São frases que não vão interferir diretamente no seu anúncio, mas vão ajudá-lo a conquistar o cliente.
Criando sua primeira campanha no Google Ads
Não deixe de aproveitar todas as vantagens que o Google Ads proporciona ao seu e-commerce. Siga as dicas a seguir para criar a sua primeira campanha e conseguir ótimos resultados.
Conheça bem o público do seu negócio
Pense no seu e-commerce como uma pirâmide, o público certo é a base. É o primeiro passo, senão o mais importante, para você alavancar o seu crescimento. Não faz muito sentido você criar um negócio sem antes descobrir quem precisa dele. Por exemplo, no ano de 2021, a Amazon, empresa que já oferece uma série de produtos e serviços, estruturou um novo público-alvo: pais, mães e crianças. O Amazon Glow é uma tela de oito polegadas exclusiva para transmissão de vídeo chamada. O seu benefício é garantir que o usuário não disperse em uma chamada, principalmente as crianças. O produto ainda é parceiro da Disney, que disponibiliza, jogos, livros, brincadeiras e entretenimento. O mesmo acontece para qualquer setor. Uma empresa que elabora um produto ou serviço esperando alcançar qualquer pessoa em qualquer situação tem grandes chances de dar errado.
Cada pessoa é única, com vontades diferentes e necessidades diferentes, mas é possível incluí-las dentro de alguns segmentos como, por exemplo, donos de pet pais de bebês, pessoas que praticam esportes radicais, os que são fãs de praia, o público consumidor de cultura geek, o campo científico, entre outros. São segmentos quase infinitos, senão infinitos, mas são fáceis de alinhar ao seu negócio. Posso te garantir que todos estão conectados no Google, o que já representa um grande passo para o começo.
Você não precisa “abraçar o mundo”, mas pode ter mais de um público-alvo delimitado. Claro, isso vai depender de alguns fatores como o tamanho do seu e-commerce, se ele oferece mais de um serviço ou produto e se ele consegue alcançar níveis como local, regional ou nacional.
Defina um objetivo claro para sua campanha
Definir o objetivo é colocar a sua ideia no papel, ou melhor, dentro das estatísticas. Para alcançar resultados com o marketing digital, você deve pensar em uma campanha de anúncios para alcançar resultados mais rápido, converter cliques em vendas, ou transformar o seu negócio conhecido. Separe uns dias para escrever sobre o seu produto. Ao traçar um objetivo, você consegue estruturar com mais clareza a sua campanha. O Google Ads vai te oferecer vários tipos de campanhas e como aplicar o seu dinheiro nelas. A ferramenta também permite você criar várias campanhas diferentes com estratégias diferentes, por tanto, chegue no Google Ads já com um projeto de venda.
Faça seu cadastro no Google Ads
Crie a conta do seu e-commerce no Google, em seguida, no Google Ads. A sua empresa vai transitar dentro das ferramentas Google, isso é prático e otimiza o seu trabalho. Primeiro passo, acesse o Google Ads, clique no ícone “começar agora” e automaticamente o Google Ads vai buscar todas as informações prévias se você já for um usuário do Gmail ou de qualquer outra ferramenta Google.
Escolha o formato de campanha mais adequado para seu objetivo
Você será redirecionado à página de definição de metas para publicidade, são elas: “receber mais ligações”, “obtenha mais vendas ou inscrições dentro do site”; “obtenha visitas na loja física”; “obtenha conhecimento para a marca com exibição de vídeos.”
Escolha a opção que mais se alinhe com o seu e-commerce e continue seguindo. Neste caso, as opções mais adequadas são: receber mais ligações, vendas ou inscrições dentro do site e conhecimento da marca através do YouTube.
Mostre o que seu negócio tem de melhor
Para você conseguir uma boa posição no leilão de anúncios não se esqueça de priorizar a qualidade da sua campanha. O ideal é que o seu negócio não seja só mais um do mercado, mas que ele seja o melhor do setor. É necessário investir em qualidade.
Outra maneira de mostrar a qualidade do seu negócio é reunindo boas avaliações e experiências. Você pode incluir um texto dentro do seu site contando a história do seu negócio, a importância dele para o mundo atual e os seus valores (não apenas valor de mercado, mas as convicções, a riqueza humana que o seu produto gostaria de ajudar a construir). Quando necessário, inclua nas metas do seu e-commerce uma missão, seja ela sustentável, ou de conscientização. Mostrar os valores do seu produto é tão importante quanto exibi-lo em um anúncio.
Crie um bom CTA
Dentro do marketing digital, algumas ferramentas são extremamente importantes, como o call-to-action (CTA). Ele pode aparecer no seu anúncio ou site como um botão ou um texto convidando o usuário para uma ação.
Inclua uma estratégia de CTA dentro do seu plano de metas e objetivos. Você não pode inseri-lo de forma aleatória, você precisa persuadir rapidamente o usuário, aplicando gatilhos mentais inteligentes, como o AIDA: atenção; interesse; desejo; ação. Agilize a experiência do usuário, você pode aplicar o CTA como: “compre agora”; “adicionar na lista de desejo”, ou “adicionar no carrinho”. Se você optou por usar CTAs, garanta que o seu cliente consiga fazer ações sem ficar confuso ou perdido.
Se certifique de que a Landing Page tenha qualidade
Depois de delimitar o público-alvo específico, garanta que a landing page atenda às necessidades dos clientes.
A landing page é uma página focada na conversão em leads. Com um CTA inteligente e estratégico, você direciona o cliente para uma ação imediata. Para isso, você precisa que a landing page não foque em textos grandes, não tenha diversos links inseridos ou qualquer outro elemento que vá distrair os clientes.
Use a landing page apenas para ações estratégicas e inclua dentro do seu site conteúdos, links e demais informações.
Faça testes e fique de olho nos resultados
Os testes são indispensáveis e acontecem naturalmente na trajetória do seu negócio. Você pode elaborar mais de um projeto e colocá-los em execução, isso permite comparar resultados, o que oferece “um norte” para o crescimento.
Os testes também te ajudam a encontrar o público-alvo, ou os próximos públicos-alvo, para o seu negócio. Os testes com palavras-chave te ajudam ajustar os lances a converter mais. Resumindo, você pode aplicar diversos testes em várias áreas da performance do seu e-commerce. Só não esqueça de gerenciar o tempo gasto, o orçamento aplicado e documentar todos os resultados. Especifique minuciosamente cada passo, escreva a metodologia usada em cada teste. Quando possível, faça reajustes dentro do próprio teste. Por exemplo, você percebeu que a prática é diferente da teoria, para não perder o projeto que você escreveu, faça alguns ajustes considerando o que você notou de errado ou perigoso.
Não se esqueça, o Google Ads oferece diferentes relatórios, aproveite cada um deles.
Principais métricas para ficar de olho no Google Ads
Agora, vamos entender como funcionam as principais métricas de taxa e custo do Google Ads.
Taxa de cliques
Taxa de cliques (CTR) corresponde ao número de cliques recebidos no anúncio dividido pelo número de vezes que foi exibido, neste caso: cliques em um anúncio ÷ impressões = taxa de cliques.
Por exemplo, se você recebe 10 cliques e registra em média 100 impressões, a CTRs do seu negócio são 10%.
Um bom CTR é aquele que atende ao maior número de usuários, ou seja, que esteja em alta. Como, por exemplo, a venda de um novo modelo de celular. Quanto mais pessoas existirem procurando por “novo smartphone” mais engajamento é aplicado na palavra-chave “novo smartphone”. Através do CTR, você pode chegar em uma lista de quais anúncios e quais palavras-chave aplicadas são mais relevantes e apresentam maior resultado.
Taxa de impressões
Essa métrica é simples, entrega o número de vezes que o seu anúncio foi exibido e visualizado. Por exemplo, você está vendendo uma nova marca de smartphone, se o número de pessoas alcançadas por ele foi 100 então você teve uma taxa de impressões de 100.
Custo por clique
O custo por clique (CPC) é o valor que você paga por cada clique no seu anúncio. Primeiro, você precisa definir um lance máximo de custo por clique (CPC máx.), referente ao valor máximo que você vai pagar. Depois que o seu anúncio foi exibido e cliques foram gerados, você paga, na verdade, o CPC real.
O custo por clique pode ser definido pelo Google Ads (lance automático) ou por você (lance manual). A ferramenta considera o orçamento aplicado.
Índice de qualidade
O Google Ads faz uma avaliação de 1 a 10 para levantar a qualidade de um anúncio. A métrica conceitua o texto fornecido, as palavras-chave, as avaliações, a qualidade da imagem e o desempenho do anúncio dentro do leilão de anúncios.
O Google Ads considera o anúncio com o maior Ad Rank o que dinamiza os resultados, fazendo com que diversas lojas e serviços apareçam nos primeiros colocados com as grandes marcas. O Ad Rank é a combinação do Índice de Qualidade (IQ) multiplicado pelo custo máximo de cliques (CPC máx.). Portanto, mesmo que a concorrência tenha um lance maior, você pode conseguir uma ótima colocação se apresentar um bom índice de qualidade. Você pode até dobrar o seu lance, mas a métrica de qualidade pode ser um entrave para o seu anúncio, portanto, invista no padrão Google de qualidade.
Taxa de conversão
A métrica a seguir, considera o número de conversões. A conversão é dividida pelo total de interações. Neste caso, se você apresenta uma taxa de conversão de 100 a partir de 5.000 interações, a sua taxa é de 2%. A plataforma fornece para você uma ferramenta para acompanhar as conversões geradas em diferentes anúncios.
Custo/conversão (CPA)
O Custo Por Aquisição (CPA) é calculado dividindo o “custo” total das conversões pelo total de conversões. Por exemplo, um anúncio específico gerou duas conversões, no valor de R$ 5,00 e outra de R$ 10,00. O CPA médio desta conversão foi de R$ 7,50. Assim, você consegue controlar o valor que gostaria de lançar e aproveita o seu orçamento melhorando os custos por aquisição.
O Google Ads faz o ajuste adequado para que o seu lance de CPA apareça para potenciais compradores no momento ideal. Configure o “Acompanhamento de Conversões” dentro da sua campanha.
Com estas informações, você já está pronto para potencializar ainda mais o seu e-commerce com a ajuda do Google Ads. A prática é ainda mais desafiadora do que a teoria, mas acredite sempre no seu produto, faça dos desafios a sua meta. O Google é uma ferramenta incrível para otimizar o seu marketing, com os demais parceiros (Gmail, YouTube, Google Maps e outros) você ganha o mundo digital investindo na presença online do seu negócio.