Facebook Business é uma plataforma destinada a páginas de empresas, marcas e empreendedores, que foi criada para centralizar o gerenciamento de negócios dentro do Facebook e do Instagram.
Confira a seguir:
- O que é o Facebook Business?
- Gerenciador de negócios x gerenciador de anúncios
- Benefícios do Facebook Business
- Como utilizar o Facebook Business?
- Como bombar o seu negócio com o Facebook Business
Manter uma página em uma rede social é praticamente uma obrigação de qualquer empreendedor. As redes sociais são capazes de aproximar clientes e empresas e ampliar os seus negócios. No Brasil, o Facebook e o Instagram estão entre as redes sociais mais utilizadas pelas pessoas. Sendo assim, nada como uma plataforma capaz de otimizar a sua presença nessas redes, certo? Então, este artigo é para você, pois nele vamos falar sobre o Facebook Business, uma ferramenta gratuita criada para empresas e negócios administrar os recursos do Facebook e do Instagram em um único lugar.
O que é o Facebook Business?
Para começar, precisamos esclarecer que o Facebook Business agora chama-se Meta Business Suite. Lembramos que o próprio Facebook não tem mais esse nome. Mas, calma, a rede social segue igual. Acontece que a empresa que controla o Facebook, o Instagram e outros serviços passou a se chamar Meta. Com isso, o Facebook Business também ganhou um nome novo. No entanto, a ferramenta continua igual.
A plataforma, destinada apenas a páginas de empresas, marcas e empreendedores, foi criada para centralizar o gerenciamento de negócios dentro do Facebook e do Instagram. Nela é possível visualizar notificações e responder a mensagens de forma rápida e simplificada, criar anúncios, programar publicações e acompanhar dados importantes. Todas essas funcionalidades estão disponíveis em duas ferramentas dentro do Meta Business Suite: o Gerenciador de negócios e o gerenciador de anúncios.
Gerenciador de negócios x gerenciador de anúncios
Em um primeiro momento, você pode ficar confuso sobre as funcionalidades e diferenças do gerenciador de negócios e do gerenciador de anúncios. Como já falamos, as duas ferramentas estão dentro do Facebook Business, ou Meta Suite Business. A diferença entre as duas é a seguinte: o gerenciador de negócios ajuda a organizar tudo que está relacionado às suas páginas no Facebook e Instagram. Nele é possível controlar postagens, comentários, informações e integrar funcionários do seu negócio.
Já o gerenciador de anúncios é onde você vai administrar suas campanhas de marketing dentro do Facebook, Instagram, Messenger ou no Audience Network. A ferramenta permite criar anúncios, definir o público-alvo, gerenciar quando e onde eles serão veiculados e acompanhar o desempenho das campanhas.
Benefícios do Facebook Business
O principal benefício em utilizar o Facebook Business é, sem dúvidas, a centralização de tudo que está relacionado às páginas do seu negócio no Facebook e Instagram. Mas existem outras vantagens em usar a ferramenta. Vamos conferir?
Confere maior credibilidade para o seu negócio
Ao transformar um perfil em uma página profissional, você passa a percepção de respeito, aumenta o valor da sua marca e gera credibilidade para os seus seguidores.
Proporciona maior segurança
O gerenciador de negócios do Facebook Business possui uma Central de Segurança que protege sua página e a sua empresa. Entre as funções desta ferramenta está a proteção de dados financeiros ligados à sua página.
Facilita o gerenciamento de alertas e notificações
O Facebook Business ou Meta Suite Business foi criado justamente para facilitar o gerenciamento das estratégias de comunicação de empresas. Acompanhar tudo que acontece na sua página em tempo real e ainda ser avisado disso é uma das vantagens da ferramenta. Você pode gerenciar os alertas de notificações, de acordo com os seus interesses.
Como utilizar o Facebook Business?
Quer começar a usar o Facebook Business? É só seguir o passo-a-passo abaixo:
Crie uma conta
O primeiro passo para utilizar o Facebook Business é criar uma conta na ferramenta. Se você já possui uma página da sua marca, a criação da conta é automática. É só acessar o link e fazer login com seu usuário e senha.
Adicione a sua página
Depois de criar sua conta no Facebook Business, a próxima ação é adicionar sua página ao gerenciador de negócios. Essa ação equivale a reivindicar a propriedade da página. Para isso, você precisa ser o administrador dela há pelo menos sete dias. Então, é só acessar as configurações do negócio, na barra lateral, ir até a sessão ativos comerciais, em seguida contas, depois páginas e clicar na opção adicionar e seguir os passos que aparecem na tela. É fácil.
Adicione uma conta para anúncios
No Gerenciador de Negócios, você pode adicionar as suas contas para anúncios ou solicitar acesso às contas de outras pessoas ou empresas. Uma das maneiras de adicionar uma conta de anúncios ao seu gerenciador de negócios é criar uma conta de anúncios dentro do seu gerenciador de negócios. Se você já possui uma conta é só adicionar ao gerenciador. Em ambos os casos, a ação não pode ser desfeita.
Apesar de não ser possível adicionar uma conta de anúncios que pertença a outro gerenciador de negócios, você pode solicitar acesso a outra conta. Nesse caso, o administrador deste gerenciador precisa lhe fornecer permissão para você trabalhar nela.
Para adicionar uma conta de anúncios é só acessar as configurações do negócio, clicar em contas, em seguida em contas de anúncios e no botão azul Adicionar do menu suspenso. Escolha uma das três opções: Criar uma conta de anúncios, Adicionar uma conta de anúncios ou Solicitar acesso a uma conta de anúncios.
Conecte sua conta do Instagram
Você pode adicionar contas comerciais do Instagram ao seu gerenciador de negócio e associá-las às contas de anúncio. Para isso, você precisa ter as credenciais de acesso da conta do Instagram, ser administrador da página e caso ela esteja vinculada a uma página do Facebook, precisa adicioná-la também ao seu gerenciador. Para associar uma conta de anúncios a uma conta comercial do Instagram, a conta de anúncios e a conta comercial do Instagram já devem estar no mesmo Gerenciador de Negócios. Não é possível associar contas de anúncios a contas comerciais do Instagram em um Gerenciador de Negócios diferente.
O passo a passo é quase o mesmo das opções anteriores: acesse as configurações do negócio, clique em contas, depois em contas do Instagram e em adicionar.
Configure o Pixel do Facebook
O pixel do Facebook é um trecho de código Javascript que vai ajudar você a analisar o sucesso das suas campanhas. Ele fornece dados valiosos sobre seu público-alvo e auxilia na segmentação dos seus anúncios. Para usar o pixel do Facebook é preciso configurá-lo. Acesse a aba ferramentas, pixels, criar um pixel, escolha um nome e pronto, seu pixel está criado. Depois disso, é preciso integrar o código ao seu site e o gerenciador de negócios do Facebook Business oferece algumas opções, como: Integrar com a Plataforma de um Parceiro (como o Wix), Instalar Manualmente o Código do Pixel por Conta Própria ou Enviar as Instruções por Email para um Desenvolvedor.
Como bombar o seu negócio com o Facebook Business
Até aqui, explicamos como funciona o Facebook Business e demos algumas dicas para você começar a usar a plataforma. Agora, vamos explicar alguns macetes que vão fazer seu negócio bombar.
- Descubra qual o melhor horário para publicar seu conteúdo: entre as informações relevantes para o seu negócio que o Facebook Business oferece estão os dados sobre o horário que seus seguidores se conectam à rede social. Com isso, você consegue escolher o melhor momento para publicar seu conteúdo e atingir mais pessoas.
- Programe suas publicações com antecedência: você pode planejar seu conteúdo com antecedência e com isso ganhar tempo com o Facebook Business. É só programar os seus posts de acordo com a data e horário que você quer que eles sejam publicados.
- Interaja com seus fãs: o Facebook Business permite que você veja instantaneamente toda atividade que acontece nas suas páginas no Facebook e no Instagram. Sabemos que o cliente gosta de atenção. Aproveite essa funcionalidade para interagir com os seus fãs, curtindo e respondendo comentários, por exemplo.
- Busque receber o selo “responde rapidamente às mensagens”: responder rapidamente às dúvidas e questionamentos dos seus seguidores pode lhe ajudar a conquistar novos clientes, afinal, todo mundo gosta de eficiência. Por isso, o selo “responde rapidamente às mensagens” é um diferencial que você precisa buscar. Para isso, durante um período de 7 dias, você precisa responder no mínimo 90% das mensagens que recebe em menos de 15 minutos. Não é complicado, né? Mas, fique ligado! Para não perder o selo, o retorno precisa seguir sendo ágil.
- Impulsione posts relevantes: aumente o engajamento das suas publicações impulsionando aquelas que são mais estratégicas para o seu negócio. Assim, você tem mais chance de atingir o público que precisa. Lembramos que ao impulsionar um post, você pode definir o público-alvo que deseja atingir.
- Menos texto e mais imagens nos seus posts: tanto o algoritmo do Facebook como o do Instagram priorizam a distribuição orgânica de posts com menos texto e mais imagens. Lembre-se disso quando estiver planejando o seu conteúdo.
- Coloque um botão de CTA na sua página: os botões Call To Action (CTA), ou chamada para ação, em português, são ótimas ferramentas para ajudar o seu negócio e estão disponíveis no Facebook Business. Você pode direcionar os seus seguidores para uma compra, cadastro ou download de algum conteúdo específico, como um e-book.
- Adicione marcos importantes na sua linha do tempo: sempre que algo de importante acontecer ao seu empreendimento, como atingir um determinado número de seguidores ou completar aniversário, é legal compartilhar com os seus seguidores. Com isso, você cria uma linha do tempo e divide a história do seu negócio com eles, ampliando o relacionamento com seus fãs.
- Crie abas personalizadas: com o Facebook Business você pode criar abas personalizadas na sua página. A ferramenta oferece quase 30 opções de guias, que vão direcionar seus clientes para opções como apresentação sobre seus serviços ou produtos, destaque de fotos, endereços, entre outras.
- Utilize o Facebook Insights: por fim, uma das ferramentas mais interessantes do Facebook Business ou do novo Meta Suite Business é o Facebook Insights. A seção oferece dados valiosos sobre seus seguidores. Por meio dela, é possível conhecer quem são seus fãs: sexo, origem e idade, por exemplo. Além disso, o Facebook Insights oferece informações sobre o desempenho da sua página e das suas publicações. Com esses dados, você tem o mapa do tesouro na mão. É só analisar o que está dando certo ou não e em cima disso, desenvolver conteúdo para atingir quem você precisa e fazer seu negócio bombar.
Mãos à obra?