Você pode até não ter ouvido falar em marketing de conteúdo, mas ao final desse texto vai se dar conta de que já sabia o que era só não conhecia por esse nome.
Digamos que, atualmente, nenhuma estratégia de marketing digital é bem sucedida se não estiver pautada no marketing de conteúdo.
Sim, porque, atualmente, utilizar a internet sem propósito é só para amadores. Desde o impulso que ela tomou nos anos 1990 vem se transformando cada vez mais em ferramenta para alavancar negócios. E, claro, sempre de forma estratégica.
Como as relações que os consumidores estabelecem com as empresas mudaram muito, o marketing de conteúdo se transformou em tendência e vem entregando excelentes resultados. E a gente pode provar!
- O que é marketing de conteúdo?
- Qual é o objetivo do marketing de conteúdo?
- Passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo
- 10 exemplos de marketing de conteúdo que deram certo
O que é marketing de conteúdo?
Já se viu envolvido com alguma marca de um jeito que você nem se lembra por onde começou esse relacionamento? Quando percebeu já estava comprando sem se sentir assediado por nenhum vendedor, apenas porque confia na autoridade da marca?
Assim é o marketing de conteúdo, uma estratégia com foco na criação de conteúdo de valor e comprometida em entregar soluções para o público-alvo. É também muito eficaz em promover atração e gerar encantamento no cliente de forma espontânea.
A grande sacada do marketing de conteúdo é conduzir o consumidor com leveza por todo o processo de compra. Tirar o foco dos produtos e serviços e pensar na necessidade do cliente. Despertar desejos inexistentes, fazê-los perceber que possuem alguma dor que era até então inconsciente.
Educando a audiência conquista-se autoridade na área e vai ser natural influenciar na decisão de compra.
Qual é o objetivo do marketing de conteúdo?
O objetivo do marketing de conteúdo é ampliar a rede de consumidores de determinado serviço ou produto e estabelecer um relacionamento duradouro e fiel entre o usuário e a marca, por meio da geração de valor.
Vamos conferir o que um marketing de conteúdo bem feito pode fazer pelo seu negócio?
Ampliar a visibilidade
Marketing de conteúdo é sinônimo de qualidade e influencia diretamente nas estratégias de SEO. Já não é suficiente para um bom rankeamento encher os conteúdos de palavras-chave sem muito tratamento na qualidade do material.
Portanto, se você produz algo relevante para o usuário, os buscadores tendem a te posicionar melhor. O que vai fazer seu conteúdo ser mais facilmente encontrado.
Aumentar o engajamento
Aqui não se trata somente de curtidas e compartilhamentos em posts de redes sociais, mas de qualquer forma de interação com a marca.
Através de comentários em blogs, centrais de ajuda, envio de sugestões, contatos telefônicos ou qualquer outra forma que o cliente se comunique com você.
Criar uma comunidade em torno da sua marca
Aqui se trata de arrebatar o coração e a razão dos clientes. Uma vez confiantes e engajados tendem a propagar e indicar o seu produto e serviço espontaneamente.
Gerar Leads
É sempre bom ter uma base de contatos ampla. Afinal, eles estarão em diferentes momentos de compra. Enquanto o lead não é convertido em cliente você pode ir aquecendo a sua audiência até chegarem ao momento mais favorável para adquirir o seu produto.
Diminuir o CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
Se você consegue com o marketing de conteúdo melhorar o tráfego para seus canais de comunicação, naturalmente, estará diminuindo a média de gasto para adquirir um cliente novo, o CAC.
Passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo
Para começar a colher bons resultados com o marketing de conteúdo é bom lembrar que ele sempre será estratégico.
E o ponto de partida para pensar estratégias de marketing de conteúdo será mapear as etapas que são necessárias para montar um conteúdo relevante para o seu público-alvo, que respondam suas dúvidas e solucionem suas dores.
Esse fluxo consiste basicamente em:
1. Traçar objetivos
Pensar o que se quer alcançar com aquele conteúdo.
– Aumentar a sua percepção de marca?!
-Gerar oportunidade de negócios através da captação de leads?
-Conversão em vendas no seu e-commerce?
-Criar reputação na sua área?!
-Educar a audiência?!
2. Definir a persona
No processo de definição da persona do seu negócio, você irá criar perfis reais e detalhados com a finalidade de unificar e personalizar a mensagem para atingir com sucesso seu público potencial.
3. Distribuir o conteúdo
São infinitos os recursos para estreitar relações com a sua audiência. Porém, é preciso saber onde eles estão, quais são as plataformas e as mídias favoritas. Um estudo preliminar será decisivo para uma boa escolha.
Será que o seu melhor canal de comunicação com o cliente são as redes sociais? Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn.
Ou são aplicativos de mensagens instantâneas? Whatsapp, Telegram, Whatsapp Business.
Talvez majoritariamente pelos mecanismos de busca? Google, Yahoo, Bing, Youtube
Provavelmente, mais de um canal até. Desde a criação de um site, passando pelas redes sociais, até campanhas de anúncios e e-mail marketing, todos os caminhos podem funcionar de maneira muito eficiente.
4. Avaliar os resultados
Sem acompanhar os resultados não há como validar as estratégias.
Acompanhe periodicamente independente da campanha ter chegado a data final. Ficar de olho na evolução do processo para perceber o que está funcionando e o que precisa ser refeito.
Lembrando que é importantíssimo ter rigor em cada uma das etapas estratégicas, evitando erros que comprometam a jornada de compra e impactem negativamente no relacionamento da sua marca com o consumidor.
Algumas ações vão contribuir para melhorar a qualidade do seu conteúdo e torná-lo mais assertivo. Vamos lembrar duas às quais você deve se dedicar?
5. SEO (Search Engine Optimization)
Antes de começar a produzir o seu material é importante ter pesquisado sobre os termos e palavras mais buscados pela sua audiência quando quer encontrar o tipo de serviço ou produto que você oferece, utilizando um buscador de palavras-chave.
E garantir que essas palavras-chave aparecem no seu conteúdo. Esse cuidado vai otimizar o seu ranqueamento nos buscadores.
6. Conteúdos para diferentes etapas do cliente com a marca
A fidelização do cliente é a etapa seguinte ao encantamento. Se ele acabou de descobrir a sua marca ou de adquirir o seu produto ou serviço, mostre a ele que a sua empresa oferece uma gama de soluções para outras situações.
Se você vende joias ou semijoias, por exemplo, pode produzir e distribuir material informativo de como cuidar, limpar e conservar as peças.
Vai despertar a sensação de que você não está apenas interessado em vender, mas em cuidar da experiência do consumidor.
10 exemplos de marketing de conteúdo que deram certo
É sempre valioso conhecer uma boa história de sucesso, não é mesmo?! Vamos te inspirar com 10 cases de marketing de conteúdo que deram certo.
Red Bull
A gigante em bebida energética eternizou o slogan “Red Bull te dá asas” e se tornou indissociável da ideia de energia e disposição.
Originária da Tailândia, foi levada para a Áustria e adaptada ao mercado ocidental. Contendo substâncias estimulantes na composição foi consumida, desde as suas origens, com o intuito de manter o usuário em estado de alerta para garantir um alto desempenho.
A sacada do marketing então foi garantir a marca em eventos esportivos para criar a associação entre um estilo de vida cheio de disposição e alta performance.
O sucesso foi tão estrondoso que a Red Bull tem hoje de times de futebol a equipes de fórmula 1 e eventos esportivos próprios. Além de gravadora, editora e outros empreendimentos de segmentos variados.
Aí você pode estar se perguntando, como diversificar tanto sem perder o foco da identidade de marca? É só observar que para todos os segmentos levou a sua essência, o conceito de energia, movimento e ação, se baseou no estilo de vida.
Nestlé
Ela vem fazendo com maestria marketing de conteúdo desde o offline. Desde a sua chegada ao Brasil, em 1921, vem valorizando as interações com o consumidor, das cartinhas escritas de próprio punho até o monitoramento de reclamações e sugestões via internet.
Nos primórdios, começou a colocar nos rótulos receitas de sobremesa para preparar com o carro chefe da empresa, o leite condensado Moça. Donas de casa colecionavam os rótulos e isso as conectava diretamente com a marca.
Houve um tempo em que enviava revistas de receitas para os clientes interessados, sem nenhum custo e com impecável qualidade do material. Como é que o consumidor não vai se envolver emocionalmente e ser fiel a esse cuidado e carinho da marca com sua família?!
Na era digital, passou a oferecer uma área de conteúdo com assuntos que interessam aos seus usuários, desde nutrição à responsabilidade social.
Magazine Luiza
Tem muita influenciadora de carne e osso que não tem a quantidade de inscritos em seu canal do Youtube que tem a Lu, a digital influencer da Magazine Luiza.
Humanizar a marca foi uma jogada de marketing arrebatadora e que elevou a Magalu a um outro patamar de relacionamento com o cliente.
Uma das maiores redes de varejo do Brasil conquistou o consumidor através de um personagem fictício que descomplica termos técnicos, auxilia os usuários do site, dá apoio aos compradores, espalha mensagens motivacionais e fala sobre desejos e necessidades do seu público sem ser invasiva.
E mais, há uma vasta oferta de conteúdo nos canais Portal da Lu, Blog da Lu, Canal da Lu e redes sociais sendo oferecidos gratuitamente com assuntos que geram bastante conexão com o consumidor.
Guia Michellin
Não é à toa que o Guia Michellin existe há mais de um século.
Surgiu com o objetivo de ser um guia de serviços para os motoristas de carro, na França do final do século XIX, e se consolidou como um guia sofisticado e de credibilidade com sua consagrada pontuação por estrelas.
Um lançamento visionário, a mais de 100 anos atrás, cujo objetivo era mostrar os recursos de uso de um produto recém lançado e ainda pouco usual, os pneus para carros.
Aparentemente um item (pneus para carros) sem muitas possibilidades de ser explorado. Mas se tratando de um guia bastante útil e que estimulava o desejo de viajar passou a gerar demanda para seu ainda tímido produto.
Como funcionou o raciocínio dos criadores? Despertar o desejo de conhecer os lugares que apareciam no guia turístico e gastronômico. Os deslocamentos seriam feitos por automóveis e, consequentemente, o desgaste dos pneus aumentaria a procura pelo que eles comercializavam.
Starbucks
Pensar em café e não lembrar da Starbucks só mesmo se a pessoa não conhecer a maior rede de cafeterias do mundo.
Com uma estratégia de marketing muito focada na experiência em loja, essa gigante presente em mais de 80 países usou a tática de educar o cliente para a escolha dos melhores sabores de acordo com a sua preferência.
Comprar um saco de café é também mergulhar em uma história impressa na embalagem. Com o compromisso de apresentar a origem do produto e explicar porque ele é tão diferenciado em relação ao produto da concorrência, ela segue entregando valor agregado e arrebatando uma legião de fãs.
Em um momento de queda nas vendas percebeu a necessidade de trazer o consumidor de volta e apostou na criação de um canal de comunicação na internet que abria espaço para a livre expressão de ideias, sugestões e dicas de melhoria.
Também investiu pesado no gerenciamento estratégico de redes sociais de maneira tão envolvente que tornou-se uma das marcas mais amadas e com engajamento espontâneo.
Hellmann’s
Tradicionalmente conhecida como a marca da melhor maionese, a Hellmann ‘s decidiu agregar ainda mais valor ao seu produto e lançou uma ação muito poderosa, que fez aumentar o consumo do produto em 44% no primeiro mês da campanha.
Com o objetivo de ampliar as possibilidades de uso da maionese, muito associada somente a hambúrgueres e junk food, a marca passou a veicular nos rótulos das embalagens receitas com as quais a maionese não era associada normalmente, como pratos leves e refeições do dia a dia. E educou o usuário para esclarecer que a maionese Hellmann ‘s tem nutrientes e pode ser amplamente usada na culinária.
Em outra ação explorando o marketing de conteúdo escolheu um ponto de vendas para pôr em prática o “Receita na Notinha”. Em um supermercado da cidade de São Paulo a empresa instalou softwares nos caixas que identificavam quando as compras tinham um pote de Hellmann´s e associavam a outros itens do mesmo carrinho para imprimir uma receita com todos os ingredientes que o consumidor estava levando pra casa.
Não é demais essa ação?! Lúdica e gera imediatamente conexão com a marca!
Adidas
A fabricante de artigos esportivos aplica altos investimentos em pesquisa e preza pelo rigor na qualidade de tudo que leva a sua assinatura.
Não economiza em empregar tecnologia em seus produtos e persegue sempre um design inovador, o que acaba ditando tendências também no segmento da moda.
A comunicação da empresa acompanha essa filosofia arrojada. Muito focada na experiência do consumidor nos pontos de venda, os conteúdos em loja são informativos, com interatividade e emoção, aproximando ao máximo o usuário da energia de um torcedor em uma arena esportiva.
No Brasil, a Adidas mantém o Blog Originals, um canal de notícias sobre o mundinho fashion e o universo da arte.
Tem também um site altamente interativo e oferece um canal de vídeos – Adidas TV – com nomes internacionais do esporte.
Com exclusividade para os brasileiros, mantêm o Adiblog, sobre notícias do esporte e lançamentos de produtos.
Percebe o quanto o esporte está no DNA da Adidas?! Mesmo inovando em outros segmentos, o estilo de vida e a filosofia da autenticidade estão em toda a comunicação.
Samsung
O que dizer de uma proposta de intervenção para lançar um aparelho novo?
A Samsung promoveu uma ação interativa em uma estação de trem desafiando os participantes a olharem, durante 60 segundos, para um ponto fixo sem desviar o olhar. O objetivo? Chamar atenção para a função que detecta a direção do olhar do usuário.
Aparentemente simples, não é mesmo?! Porém, fazia parte da atração criar muitas situações que atrapalhassem a concentração do participante e o fizesse, quase que involuntariamente, desviar o olhar.
A recompensa? Quem conseguisse completar o desafio ganhava um Galaxy S4.
O poder de mobilização foi incrível e a atenção em torno do lançamento foi espontânea.
Em 2018, no Brasil, a empresa apostou em alguns lançamentos de Branded Content. Foram 3 webséries com temáticas que reforçam o posicionamento global da marca de superação de barreiras.
Em todas elas a empresa lembra que a tecnologia que a Samsung disponibiliza será aliada na transposição de todo e qualquer obstáculo.
Coca Cola
Muito lembrada pela emoção que desperta nas pessoas, a Coca Cola conseguiu elevar uma marca de refrigerantes a outro patamar no mercado.
Indiscutivelmente assertiva em suas grandes criações publicitárias, a empresa passou a investir pesado na criação de conteúdos atraentes para as plataformas digitais.
E, como sempre, à frente do seu tempo, lançou ainda em 2011 o projeto Coca Cola 2020, recalculando os investimentos em mídia tradicional e redirecionando para o digital.
Entendeu que precisava levar a expertise de criar conexões emocionais para o marketing digital e virou uma máquina de criar histórias fascinantes.
Quem não se lembra das garrafas e latinhas de refrigerante com o nomes de pessoas?! O envolvimento foi tão grande, fez tanto barulho nas redes sociais, que muitos queriam dar de presente e as latas viraram objeto de decoração.
Hoje vemos novamente uma ação semelhante com protagonismo das embalagens. Trazem no rótulo letras que junto a outras unidades ajudam a formar palavras e o incentivo é montar frases e palavras positivas.
3MIND Jurídico
A agência de marketing jurídico aceitou o desafio de se especializar em marketing digital na área jurídica e vem acumulando cases de sucesso no segmento.
Muitas são as restrições do código de ética da categoria e a OAB determina que publicidade não é permitida. Imaginar que não seja possível se promover é o que acaba passando pela cabeça de muitos profissionais da área.
Mas a 3MIND foca na produção de conteúdo relevante para oferecer a melhor solução para os escritórios de seus clientes. Diante de um cenário bastante competitivo, com vasta oferta de advogados, se diferenciar no mercado é de suma importância.
A aposta passou a ser o marketing de conteúdo. Com uma comunicação ágil e descomplicada, com o objetivo de educar e informar. Portanto, sem nenhum apelo de divulgação ou propaganda. Apenas gerando confiança e construindo autoridade.
Imagina estar buscando solução para algum problema jurídico na internet e encontrar um escritório que fale sobre o seu problema, oferecendo conteúdo que responde às suas objeções, ficará muito fácil o cliente pensar em você na hora de escolher o serviço.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre como fazer marketing de conteúdo com várias autoridades no assunto, já pode se inspirar e começar a construir a sua autoridade na internet.
Comments 1