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Enquetes para Instagram

Redator 3MIND Content by Redator 3MIND Content
5 de maio de 2022
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Enquetes para Instagram
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As enquetes para Instagram são para você, que usa o Instagram, seja ele para uso pessoal ou profissional, sabe como algumas estratégias dentro da plataforma podem te ajudar a gerar bastante engajamento com o seu público.

Assim como as hashtags para o Instagram, as enquetes para o Instagram tem como objetivo gerar engajamento com seu público-alvo específico, portanto planejar e implementar ações que pensem nesses processos é essencial para garantir o crescimento do seu Instagram.

Essas enquetes para o Instagram normalmente são postas nos stories dentro da plataforma e são uma forma de “brincar” com seus seguidores e amigos, é uma das principais estratégias quando pensamos em engajamento e notoriedade dentro da plataforma.

Caso você não saiba, o Instagram não é compreendido apenas como uma rede social comum, mas também como uma espécie de ferramenta de negócios para grande parte dos empreendedores no mundo.  

Isso se dá pelo fato da plataforma contar como um recurso poderoso para gerar engajamento e insights sobre os usuários globalmente, como é o caso das enquetes para Instagram.

E, ainda que pareça só uma brincadeirinha de stories para descontrair, as enquetes para Instagram precisam ser utilizadas da forma correta, mediante as estratégias mais adequadas caso você busque crescer o seu Instagram pessoal ou profissional.

Uma vez que você faz uso das enquetes para o Instagram de forma direcionada e usando as perguntas corretas, a consequência desses atos é um amontoado de informações estratégicas que se convertem em resultados mais do que satisfatórios.

Essa é a chave perfeita para que você consiga conhecer melhor o seu público, extraindo informações importantes que podem mudar o rumo dos seus planos profissionais, gerando soluções que de fato conversem com a sua audiência.

Se você ficou curioso sobre como utilizar as enquetes para Instagram da forma correta, pegue o seu bloquinho de notas e comece suas anotações pois no decorrer deste artigo iremos te mostrar como e porque é necessário utilizá-las no seu Instagram profissional, além de te mostrar as melhores ideias de enquete para o seu Instagram.

Como e por que fazer enquetes para Instagram?

Desde a criação do Instagram tivemos a oportunidade de ver a evolução acelerada da plataforma, que fez sucesso rapidamente e cresceu ainda mais rápido.

O suporte aos vídeos, Instagram ads, mensagens diretas e os stories foram novidades que pararam o mundo digital, já que todo mundo precisava imediatamente entender aquela novidade e aplicar em seus perfis o quanto antes.

E, há alguns anos atrás, em 2017, foi a vez das enquetes para Instagram. Elas são um recurso feito dentro dos stories no Instagram, que cada vez mais conta com várias formas de deixá-los mais interativos e atraentes para os mais diversos públicos, como gifs, stickers, caixa de textos e filtros.

Além de ser uma ótima forma de brincar com os amigos e interagir com seus seguidores, as marcas não deixaram passar despercebida a chance de coletar informações de forma estratégica sobre seus produtos, serviços, propostas ou projetos, afinal, o céu é o limite.

Todos os dados coletados são gerados por usuários que acompanham e seguem o perfil dessas marcas, portanto as informações que eles irão receber terão mais relevância quando falarmos de resultados.

Pense por esse lado, não estamos falando de um público genérico respondendo a perguntas aleatórias na internet, mas se trata de uma estratégia direcionada de forma específica com o objetivo de coletar respostas que, por sua vez, serão usadas para tomar decisões importantes dentro das empresas.

Mas afinal, como fazer as enquetes para Instagram?

  • O primeiro passo para criar uma boa enquete é ter um conteúdo base já planejado, podendo ser uma imagem, um vídeo ou até uma animação, contanto que tenha uma conexão com a temática da sua enquete.
  • O segundo passo é você de fato adicionar o recurso de enquete ao seu story. Isso pode ser feito arrastando a tela do seu celular para cima, dentro do story, para ver a página de recursos dos stories, entre eles estará a enquete para Instagram, podendo ser facilmente no lado esquerdo da lista de recursos.
  • O terceiro passo se resume no tema da sua enquete, é nessa parte em que você vai escolher a pergunta a ser trabalhada. Essa pergunta deve ser definida por você durante o planejamento daquele story, para manter conexão com a imagem/vídeo/animação base escolhida.
  • O quarto passo nos leva para a parte da publicação, é só clicar no botão de publicar e a sua enquete estará disponível em sua aba de stories no Instagram. Ela permanecerá ativa pelo mesmo tempo dos stories normais, por 24 horas, e até esse período se encerrar você precisa tomar medidas para engajar os usuários para que você consiga captar o máximo de respostas possíveis.
  • O quinto passo, provavelmente o mais excitante do processo, é onde iremos acompanhar e analisar os resultados obtidos com essa enquete para Instagram. Para que você faça essa análise basta clicar no número de pessoas que viram o seu conteúdo – normalmente fica na parte inferior da tela – e analisar o direcionamento das respostas, e claro, também é possível ver quem votou em qual opção.

Ideias de enquetes para Instagram

Surfe na onda dos memes e virais nas enquetes para Instagram

As enquetes para Instagram, como já mencionamos, é uma das melhores formas para conseguir gerar engajamento com o seu público, portanto, por que não aproveitar e desenvolver conteúdos próximos ao que eles gostam e costumam acompanhar?

Quando você for criar suas enquetes para Instagram, fique de olho nas redes sociais e veja se algum meme ou vídeo está tendo muito destaque na rede, se tiver, aproveite para publicar algo relacionado e engaje naquele conteúdo.

Essa é uma forma de você se mostrar uma pessoa bem antenada e aumentar as chances dos seus seguidores interagirem, já que essa enquete no Instagram se tratará de um assunto sobre o qual muitos dos seus seguidores estão comentando.

Aposte na originalidade

A originalidade é hoje uma das melhores formas de se conquistar cada vez mais seguidores no Instagram, essa proposta de um conteúdo único e criativo desperta o interesse dos usuários da plataforma mais do que um post copiado da concorrência e que eles já estão acostumados a verem.

Busque por inspirações na internet e utilize-as como base para produzir conteúdos originais e criativos, que com certeza chamarão mais a atenção.

Um bom exemplo quando falamos de originalidade, tanto nas redes sociais como nas enquetes para Instagram é a abordagem que a Netflix, provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, tem com seus usuários, interagindo e optando por uma forma de diálogo original e que gera proximidade.

Prepare jogos para enquetes para Instagram

As pessoas adoram participar de brincadeiras e joguinhos pela internet, e essa, com certeza, é uma ótima opção para você conseguir captar a atenção desses usuários.

Crie uma enquete, por exemplo, em um estilo de batalha de likes e peça aos seus seguidores para escolheres o item favorito deles entre dois produtos que você vende, dessa forma você consegue engaja-los com o seu conteúdo, além de obter uma opinião sincera de qual dos seus produtos é o melhor na visão deles.

Outra opção que ajuda a gerar engajamento e proximidade com o seu público é pedir a ajuda deles para escolher o slogan de alguma campanha ou o nome de um novo produto, você expõe duas opções e vê qual a opinião do seu público sobre isso.

Não foque apenas nas suas mercadorias

No fim, a principal finalidade das enquetes para Instagram, para grande parte das empresas, é vender, porém não faça com que seus conteúdos sigam apenas para esse lado.

Para que você consiga de fato vender, você precisa criar uma conexão com o seu público-alvo, por isso, faça enquetes que conversem com eles, optando por abordar outros assuntos e temas que não sejam apenas os produtos que você quer vender.

Busque publicar enquetes para Instagram sobre perguntas que te ajudem a entender o que os seus clientes pensam, aposte em assuntos com os quais as pessoas possam se identificar, para que você realmente consiga estabelecer um vínculo com elas.

Use os dados a seu favor

Como tudo no marketing é uma questão de testes, não seria diferente para as enquetes para Instagram, ou seja, não vai ser da noite pro dia que você irá conseguir obter os resultados esperados durante o planejamento de suas publicações.

Faça com que suas primeiras enquetes para Instagram sejam como testes para o seu planejamento, faça perguntas e observe as respostas dos seus seguidores.

Essas informações vão te dar a base para melhorar o seu conteúdo, analisando o que deu e o que não deu certo em sua postagem para buscar melhorar em suas futuras publicações.

Incentive a participação

Uma boa forma de conseguir com que seus seguidores engajem em suas publicações é fazer com que eles se sintam incentivados a participarem das interações nos seus stories.

Normalmente oferecer descontos costumam estimular a participação dos seguidores, busque utilizar estratégias que usem gatilhos mentais de urgência e escassez, como por exemplo “as primeiras 10 pessoas que responderem ganham até 10% de desconto na loja”, ou algo semelhante.

Como medir os resultados nas enquetes para Instagram

Assim como todo teste que fazemos no marketing, para o Instagram não seria diferente, além do mais, precisamos analisar esses resultados para que possamos ver o que deu ou não deu certo e assim desenvolver ações para melhorar nossas propostas.

O Instagram possui uma ferramenta que pode auxiliar na hora de mensurar esses resultados, sendo ela o:

Instagram Insights

Para medir os resultados obtidos em sua enquete para Instagram você pode usar essa ferramenta chamada Instagram Insights. Onde, para acessar suas métricas basta você arrastar os stories para cima.

As primeiras métricas que o Instagram Insights mostra são os perfis dos usuários, que optaram por seguir o seu perfil e assim ter acesso constante aos stories que você publicar, e é onde você acessa os resultados da enquete do Instagram.

E os dados ainda ficam salvos, mesmo que o seu story já tenha saído do ar. Dessa forma você pode analisar as métricas e os resultados da sua enquete para Instagram em até 48 horas após o seu story estar fora do ar, já que a ferramenta mantém esses dados armazenados e arquivados.

Conclusão

As enquetes para Instagram são uma ótima forma de criar conexão com o seu público, onde você pode abordar assuntos mais sérios, assim como assuntos mais leves, como uma brincadeira, por exemplo.

Essa é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento dos usuários com o seu perfil, e assim elevar os seus índices de crescimento, já que o seu perfil vai ser visto pelo Instagram como algo mais relevante.

As enquetes para Instagram também permitem que você alimente, de forma leve, os seus seguidores com os assuntos relacionados a sua marca, assim como também permitem que você desenvolva o seu marketing com o apoio dos seus clientes.

Já imaginou desenvolver um produto e todo o processo de marketing do mesmo, como o slogan de uma campanha, na companhia dos seus seguidores? Isso ajuda a gerar proximidade e mostra aos usuários que você busca ouvir o que eles têm a dizer.

Enquetes para Instagram também servem como uma forma de pesquisa de satisfação do usuário com um retorno mais rápido que qualquer outra ação de pós-vendas, onde você consegue saber a opinião de determinados clientes sobre determinados produtos.

O ponto é, você não pode apenas jogar informações desconexas em sua enquete para Instagram, você precisa pensar em um bom conteúdo, que seja relevante e de qualidade para o seu público-alvo, além de pensar na forma que você irá divulgar esse conteúdo, seja por imagem, vídeos ou animações.

Após isso é só deixar a sua criatividade rolar e ser original, busque se aproximar dos seus seguidores com enquetes para Instagram que brinquem com eles, que mostre a eles que o seu perfil, dependendo da sua área de atuação, não é tão sério.

Se chegou até aqui você aprendeu um pouco mais sobre como usar as enquetes para Instagram, além de uma boa forma para realmente conhecer melhor o seu público-alvo, então que tal começar a colocar essas dicas em prática?

Ah, e não se esqueça. O marketing está em constante adaptação e você precisa se prontificar a isso também, busque manter os olhos atentos às tendências e sempre inovar suas estratégias. Nem todas as ações tradicionais do marketing poderão ser eficazes para o seu negócio, por isso inove, crie e compartilhe coisas boas que mostram quem você é e quem é a sua empresa, dando uma cara nova para o mercado que conhecemos atualmente.

Tags: 3minde-commerceenquetes para instagramInstagrammarketing de conteúdomarketing digital
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Redator 3MIND Content

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