Blog 3MIND Content
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato
No Result
View All Result
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato
No Result
View All Result
Blog 3MIND Content
No Result
View All Result
Home Ecommerce

Cross selling: como essa estratégia pode aumentar o faturamento do seu e-commerce

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
5 de janeiro de 2022
1
Cross Selling
Compartilhe no Facebook

Com um mercado cada vez mais competitivo, toda estratégia para atração de clientes e aumento de vendas é válida. Você certamente já entrou em uma loja ou acessou um e-commerce com a intenção de levar um produto, mas acabou impactado pela oferta de outro e acabou fechando a compra. Pois essa é uma ação de cross selling e ela tem exatamente essa função: oferecer produtos similares ou complementares ao que o cliente está buscando. Tudo para ampliar as vendas.

Se você tem uma loja virtual ou física deve investir em cross selling. Uma pesquisa revelou que 35% das vendas feitas no site da Amazon são resultado de cross selling. Neste post, vamos explicar tudo sobre essa metodologia para que você possa aplicar no seu negócio imediatamente.

  1. O que é cross selling?
  2. Principais benefícios da estratégia de cross selling
  3. Como implementar uma estratégia de cross selling no seu e-commerce
  4. Diferenças entre cross selling e up selling
  5. 4 exemplos de cross selling eficientes

O que é cross selling?

O cross selling é um termo em inglês que significa venda cruzada. A estratégia consiste em oferecer ao cliente produtos similares ou complementares, com o objetivo de refinar a experiência de compra, gerando mais vendas e aumentando o lucro.

O cross selling acontece depois que o cliente seleciona um produto. Ao visualizar o carrinho de um e-commerce o cliente recebe sugestões de produtos semelhantes. Por exemplo, ao adquirir um tênis em um site de artigos esportivos, o cliente recebe a sugestão de levar também outros itens, como meias, bermudas, etc, com alguma vantagem.

Principais benefícios da estratégia de cross selling

Aumentar as vendas é, com certeza, o principal benefício de aplicar a estratégia de cross selling, mas existem outros.

Fidelização dos clientes

Ter clientes satisfeitos é um dos principais vetores para o sucesso de um negócio, independente do setor. A verdade é que quando gostamos de um serviço, dificilmente trocamos de fornecedor, certo? E o cross selling pode ser um aliado neste processo. 

No entanto, para fidelizar clientes com a estratégia é fundamental conhecer muito bem o consumidor do seu produto. Para ter sucesso nesta missão, você precisa entender bem qual é o desejo do cliente para oferecer exatamente aquilo que ele precisa. Com isso, é possível agregar valor ao seu negócio e criar um diferencial de mercado.

Redução dos gastos com aquisição de novos clientes

Estratégias de aquisição de clientes são caras e a redução de custos com essa etapa do negócio é uma das principais vantagens do cross selling. 

Como já falamos antes, a ideia desta metodologia é vender mais para um mesmo cliente. Sempre que você consegue atingir esse objetivo precisa se preocupar menos com a atração de novos clientes, ou seja, vai reduzir seus investimentos em aquisição e com isso, reduzir gastos.

Aumento da receita

Investir em cross selling pode ser um ótimo caminho para aumentar seus lucros. Geralmente, a maioria das estratégias de cross selling oferece ao cliente algum desconto na compra de produtos complementares. De certa forma, a oferta de itens mais em conta poderia reduzir o lucro do seu negócio. Mas é importante lembrar que muitos produtos têm mais força de venda em conjunto do que separados. 

Além disso, o desconto pode servir de incentivo para o consumidor levar um produto que está parado no seu estoque. E por fim, mesmo com a oferta, o ticket médio de compra aumenta e a sua receita também.

Como implementar uma estratégia de cross selling no seu e-commerce

Já falamos sobre algumas vantagens que o cross selling pode trazer para o seu negócio. Agora, é hora de explicar o passo-a-passo para você implementar a estratégia e começar a colher os resultados.

Conheça bem as etapas da jornada de compra

Em primeiro lugar, é fundamental que você conheça o caminho que o seu cliente faz para adquirir um produto, ou seja, a jornada de compra. Geralmente, ela é dividida em quatro etapas e cada uma delas, leva à seguinte:

  1. Aprendizado e descoberta: é a fase em que o cliente ainda não sabe claramente que tem um problema a ser resolvido ou que precisa do produto que você vende. Para despertar a atenção do consumidor, a dica é apostar na produção de conteúdo, com listas e perguntas e respostas.
  2. Reconhecimento do problema: essa etapa pode ser comparada com diagnóstico. É quando o cliente identifica que tem um problema e começa a cogitar a possibilidade de adquirir um serviço ou produto para solucionar a situação. Nesta fase, a informação segue sendo a melhor forma de conversar com o consumidor.
  3. Consideração da solução: depois de identificar o problema e conhecer quem pode ter a solução, o consumidor começa a buscar com mais efetividade produtos ou serviços que resolvam o seu caso.  Neste momento, se ele já sabe que o seu negócio existe, a chance dele procurar por você é muito maior.
  4. Decisão de compra: chegamos à etapa mais importante da jornada de compra, a hora de realmente fechar negócio. Aqui, é a hora de colocar o cross selling para jogo e não perder a chance de fazer uma boa venda.

Entenda as necessidades do seu cliente

Para que o seu cliente perceba o diferencial do seu negócio, é preciso que você entenda profundamente as necessidades de quem consome o seu produto ou serviço. Colete dados sempre que possível e observe as compras que cada consumidor faz em seu e-commerce. Isso deixará claro que a sua preocupação não é apenas com o lucro e vai fortalecer a relação com o seu cliente.

Ofereça algo que faça sentido

Depois de entender bem as necessidades do seu cliente, você estará pronto para oferecer a ele produtos que façam sentido. Para isso, existem softwares especializados em análise de compras e identificação de oportunidades. Você deve evitar oferecer produtos que não tenham nada a ver com o seu cliente. Isso afasta os consumidores.

Pense sempre no sucesso do cliente

O sucesso do cliente acontece quando ele tem suas necessidades identificadas e é colocado à frente daquilo que ele precisa, ou seja, quando ele tem suas expectativas em relação a uma compra ou experiência atendidas. Isso demonstra que a empresa está preocupada em satisfazer o seu consumidor e você deve sempre ter isso em mente.

Evite oferecer produtos mais caros

Na hora de programar as ofertas para os seus clientes é importante observar o valor dos produtos que ele costuma adquirir e não oferecer opções mais caras. O ideal é que a oferta adicional tenha mais ou menos a mesma faixa de valor que ele já está gastando.

Realize testes

Quando falamos em aplicar estratégias como o de cross selling nem sempre temos a certeza de que vai dar certo. Nossa dica para aumentar as chances de acerto é testar. Veja o que dá certo para o seu negócio.

Diferenças entre cross selling e up selling

Outra estratégia que também pode ser utilizada na venda de produtos é o up selling. Bastante confundido com o cross selling, o up selling segue quase a mesma metodologia. No entanto, ao invés de oferecer um produto complementar, ela oferece um produto com mais atributos.

Vamos usar novamente o exemplo do e-commerce de itens esportivos. Ao aplicar uma estratégia de up selling não vou oferecer meias como itens complementares ao tênis para o meu cliente, mas sim, um tênis mais moderno e mais confortável com uma pequena diferença de preço. 

O objetivo, neste caso, é aumentar o ticket médio do cliente.

4 exemplos de cross selling eficientes

Agora que já explicamos como o cross selling funciona e todas as suas vantagens, você já deve ter lembrado de inúmeras vezes em que foi abordado pela estratégia. Mas, trouxemos alguns casos que são emblemáticos e ótimos exemplos de como aplicar bem a metodologia.

  1. Apple: A gigante norte-americana é um exemplo de negócio que aplica a estratégia de cross selling. Hoje, os smartphones da marca já não vem mais com fones de ouvidos e carregadores de bateria, sendo quase impossível adquirir apenas o celular. É uma forma, um tanto forçada, é verdade, de usar a metodologia.
  2. McDonalds: quem nunca chegou em um restaurante do McDonalds querendo apenas um hamburguer e saiu de lá com batata frita grande, refrigerante e quem sabe até um sorvete porque valia mais a pena financeiramente do que levar somente o sanduíche? Pois bem, isso é cross selling puro.
  3. Amazon: Já falamos que 35% das vendas da Amazon são originadas por estratégias de cross selling, certo? Sabe quando você adiciona um livro no carrinho e na hora de fechar a compra aparece aquela sugestão “Quem se interessou por esse livro também comprou” com itens que também lhe interessam? Essa é a magia acontecendo.
  4. Audible: o site de audiolivros também trabalha com uma estratégia de cross selling parecida com a da Amazon. Eles analisam o histórico de audição dos seus usuários e com base nisso, sugerem novos audiolivros.
Tags: cross sellingcustomer experiencecustomer successe-commerce
Share
Redação 3MIND Content

Redação 3MIND Content

Next Post
Inside Sales

Inside Sales e e-commerce: qual a relação entre os dois?

Comments 1

  1. Pingback: E-mail Marketing para e-commerce: por onde começar?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Como o marketing de relacionamento te ajuda a fidelizar seus clientes

Como o marketing de relacionamento te ajuda a fidelizar seus clientes

27 de abril de 2022

Você sabe me dizer ou definir o que é marketing de relacionamento? Neste texto você vai aprender tudo o que...

Hashtags para Instagram

Melhores hashtags para Instagram: como crescer em 2022

18 de abril de 2022

Você conhece as melhores hashtags para o Instagram? Entenda a importância de utilizar, como encontrar e construir as melhores hashtags!

Objeções dos Clientes

Objeções dos clientes: saiba como revertê-las

15 de abril de 2022

As objeções dos clientes são obstáculos colocados diante de uma proposta de negócio. Entenda como superá-las e realizar mais vendas!

A 3MIND Content Blog é uma extensão da 3MIND Content que tem como objetivo trazer informações relevantes para quem pretende chegar a primeira página do Google, com informações sobre tráfego de dados na internet, dicas e esclarecer dúvidas nas mais variadas frentes.
Linkedin
Instagram
Youtube
Copyright 2021 – 3MIND Content.
No Result
View All Result
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato

© Copyright 2021 – 3MIND Content