Blog 3MIND Content
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato
No Result
View All Result
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato
No Result
View All Result
Blog 3MIND Content
No Result
View All Result
Home Ecommerce

Copywriting para e-commerce: onde e como aplicar

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
27 de outubro de 2021
0
Descubra como o copywriting para e-commerce pode te ajudar a vender mais
Compartilhe no Facebook

Saber onde e como aplicar a Copywriting para e-commerce pode ser um desafio. Mas você precisa saber mais sobre essa técnica de escrita e como a persuasão pode te ajudar a vender muito mais.

Se você não utiliza textos persuasivos para atrair e gerar mais conversão na sua loja virtual, pode estar deixando de ganhar muito com isso, pois a copywriting é uma excelente forma de atrair, envolver e engajar o seu cliente.

Em um cenário de vendas tão competitivo, buscar formas de se destacar da concorrência é sempre importante. Ou melhor, é essencial.

Então se você quer saber mais sobre copy, onde e como aplicar, e o porquê dessa técnica de conversão ser tão eficaz, siga lendo este conteúdo.

  1. O que é Copywriting
  2. A importância do uso da Copywriting para e-commerce
  3. Onde e como aplicar Copywriting no e-commerce
  4. Dicas essenciais de Copywriting para ecommerce

O que é Copywriting?

Copywriting é um termo em inglês que quer dizer “redação publicitária”. 

Você pode encontrar muitos textos se utilizando apenas da palavra “copy”. Ela tem o mesmo significado. É apenas uma forma de encurtar a pronúncia.

No Brasil, é usado tanto o termo copywriting quanto o redação publicitária, mas para se referir a coisas um pouco diferentes. 

A redação publicitária é todo e qualquer texto utilizado em publicidades e propagandas. Já copy, é usado única e exclusivamente para se referir a textos focados em conversão.

Ela é uma forma de escrita criativa e, principalmente, persuasiva, que tem o intuito de fazer o leitor tomar uma determinada decisão. Pode ser uma ação de compra, de baixar um material, ou até de se inscrever em uma newsletter.

A Copywriting no e-commerce pode ser aplicada em diversos lugares, seja em um site, em uma landing page, anúncio, e-mail, vídeo de vendas, entre outros.

A importância do uso da Copywriting para e-commerce

O principal artifício de um processo de vendas é a persuasão, então usar a copy no e-commerce é uma excelente estratégia para vender mais. 

Isso porque, como bem dissemos, ela é uma escrita persuasiva. Sendo, assim, muito bem vinda em um e-commerce que tem como maior objetivo vender.

Usar textos meramente descritivos não costumam resultar em vendas, já que não causam o efeito rápido de tomada de decisão por parte do consumidor.

Onde e como aplicar Copywriting no e-commerce

Agora, sabendo o que é copy e a sua importância, fica mais fácil de você enxergar as possibilidades de aplicação em um e-commerce.

Bom, a copywriting pode ser aplicada em diversos lugares, seja na sua loja virtual, na sua estratégia de marketing, entre outros. 

Porque ela é uma escrita com foco em conversão, você pode aplicá-la em todo e qualquer lugar que seja necessário a tomada de ação por parte do leitor.

Veja abaixo onde você pode aplicar:

Anúncios

O anúncio é o lugar mais comum para se aplicar a copywriting de um e-commerce. Isso porque eles não funcionam, nem trazem resultados se não tiverem um texto persuasivo, voltado para a conversão.

Afinal, este é o sentido de se investir em anúncios. E como para a circulação deles é preciso investir dinheiro, a copy deve ser bem forte para que o resultado aconteça.

  • Use frases de impacto para chamar a atenção;
  • Tenha um texto direto para que a pessoa entenda imediatamente;
  • Seja emocional quando quiser envolver;
  • Seja claro na mensagem ou oferta.

Landing Pages

Vale citar que a copy pode ser fortemente aplicada em landing pages de ações promocionais que você possa vir a realizar.

A Black Friday, por exemplo, é uma data de lançamento de promoções. E é comum que a atração de clientes seja feita a partir de anúncios que direcionam os consumidores para uma landing page exclusiva.

Essa página vem carregada de texto persuasivo para gerar conversões em vendas para o seu e-commerce.

Pode ser aplicado um título chamativo, de impacto, acompanhado de um subtítulo explicativo. Auxiliar o texto com artes visuais, o que o deixa ainda mais atrativo. E vale caprichar em cada pedacinho da página.

Site institucional

Você pode utilizar a copy ainda no seu site institucional. Pois é, dá para usar também! 

Uma dica é aplicar na parte “quem somos”. Conte a história da sua empresa utilizando-se de um texto envolvente, que encante o cliente. 

Pode ainda adicionar chamadas para ação, para que o usuário entre em contato com a empresa. Isso também é copy!

Loja virtual

Na sua loja virtual a copy pode ser adicionada em banners na página inicial. 

Isso pode ser feito através de texto criativo e chamadas para produtos em promoção. Também através de uma promessa de satisfação, frases de impacto, entre outras coisas.

Descrição dos produtos

Na descrição de produtos da loja virtual a copy pode ser fortemente usada. Afinal esse é um espaço para persuadir aquele cliente que já está analisando o produto, mas ainda indeciso se leva ou não.

Você pode adicionar uma descrição criativa e envolvente; pode usar storytelling; apresentar ainda benefícios, situações em que o produto pode ser usado, entre outras coisas. 

Call To Action

Call To Action (CTA) é um termo em inglês que significa “chamada para ação”. Ela é parte importante de uma copywriting para um e-commerce porque é o fechamento, é a conclusão, é quando você chama o consumidor a realizar o que você deseja.

Então, jamais esqueça de determinar ações para o possível comprador. Como fazer? Simples! Diga para ele o que você quer que ele faça, qual o próximo passo que deve ser dado.

Exemplos: “Clique no link”; “Se inscreva”; “Baixe nosso e-book”.

E não deixe de dar um lugar de destaque para essas chamadas, seja no site institucional, seja na loja virtual, em redes sociais, e-mails, anúncios.

Perfil da rede social

O seu e-commerce tem redes sociais? Então use copy por toda a parte, seja na descrição do perfil, seja em posts promocionais, ou em postagens que você desejar levar o leitor a alguma ação. 

E várias coisas que já falamos por aqui se aplicam as redes sociais também.

Emails promocionais

Nos e-mails também há lugar para se aplicar textos persuasivos! Afinal eles precisam ser atrativos desde o título. 

Eles tem o intuito de gerar uma conversão, seja em vendas, em abertura de links, em acessos ao blog ou ainda em simplesmente abrir o e-mail e consumir o conteúdo presente nele.

Dicas essenciais de Copywriting para e-commerce

Algumas dicas são essenciais para que você não erre na hora de escrever toda a copy do seu e-commerce. Listamos algumas para te auxiliar.

1. Seja simples e direto

Não dificulte o entendimento do texto. O seu cliente precisa ler e entender para que seja assertivo. A copy precisa ser simples, sem ambiguidade ou palavras difíceis. 

Não deixe que o cliente perca tempo interpretando o que você quer dizer.

Seu negócio precisa vender, então se certifique que o seu cliente entenderá cada palavra do que está sendo dito. Ser persuasivo não é o mesmo que escrever textos com palavras difíceis.

2. Dê destaque aos benefícios

Deixar bem claro na copy os benefícios do produto que você quer vender é muito importante. Diga o porquê que ele é para o cliente.

Isso não é besteira! Gaste um tempinho para elencar estes benefícios e destaque cada um deles no texto. Isso pode ser justamente o que vai convencer o cliente a comprar.

3. Storytelling na sua copy

As pessoas costumam se conectar com histórias, então use isso ao seu favor!

Quando for fazer a descrição dos seus produtos, ou contar a sua história, ou ainda escrever um e-mail para a sua base, por que não acrescentar um pouco de história nelas? Por que não adicionar um tom de voz mais humano e contar um pouco de narrativa ?

É totalmente possível fazer isso!

Tanto nas imagens quanto nas palavras você pode pôr o storytelling. Nas imagens da sua loja virtual, por exemplo, pode ser incluído cenários, o produto aplicado em uma cena. Já nos textos você pode contar a forma como aquele produto pode ser usado, em quais momentos, e assim irá criar uma magia em torno disso.

4. Insira gatilhos mentais

Certamente você já ouviu falar deles. Gatilhos mentais são estímulos dados ao cérebro para que uma pessoa tome determinada decisão ou faça uma ação.

Pode parecer estranho, mas é bem comum o seu uso. Existem vários gatilhos que podem ser usados em textos. O da urgência, escassez, prova social, antecipação, entre tantos outros, podem ser postos em uma copy.

Um exemplo do gatilho da escassez é o uso do número de peças restantes na sua loja virtual. Você pode deixar junto ao produto a quantidade de unidades restantes e isso vai fazer a pessoa se apressar na compra.

A prova social, por exemplo, pode ser usada na sua loja virtual através de comentários dos clientes. Eles comprovaram que o seu produto é bom e que chega até o comprador.

Um último exemplo, o gatilho da urgência que pode ser claramente representado por “só hoje!” ou “somente esta semana!”, são frases que fazem a pessoa se apressar na compra. 

5. Utilize imagens

A Copy não precisa estar sozinha!

Em algumas situações as imagens vão desempenhar um papel muito importante na criação de sentido. 

Na loja virtual, por exemplo, não adianta escrever uma descrição belíssima, utilizando técnicas de copywriting no seu e-commerce e não usar imagens para reforçar o que está sendo dito.

Então, em vários momentos, texto e imagem vão se complementar.

Agora que você já sabe o que é copy, sabe onde e como aplicar no seu e-commerce, já pode partir para a ação e aplicar a copywriting no seu e-commerce.

Este artigo foi desenvolvido em parceria com a Agência Método, uma agência de e-commerce especialista em implantação para operações robustas de varejo, rede de lojas, distribuidoras e indústrias.

Tags: copywritingcopywriting para e-commercee-commerce
Share
Redação 3MIND Content

Redação 3MIND Content

Next Post
Veja quais são as etapas da jornada do cliente e quais estratégias de Marketing de Conteúdo usar.

Entenda o que é a Jornada do Cliente

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Como evitar carrinhos abandonados em sua loja online?

Como evitar carrinhos abandonados em sua loja online?

25 de maio de 2022

A taxa de carrinhos abandonados representam os clientes que selecionam produtos para compra no e-commerce, mas não finaliza o processo....

Vendas B2B: dicas e melhores práticas!

Vendas B2B: dicas e melhores práticas!

18 de maio de 2022

Empresas B2B (Business to Business, ou seja, aquelas que realizam vendas ou prestação de serviços para outras empresas) possuem peculiaridades...

Tecnologias para e-commerces: em quais investir e por quê?

Tecnologias para e-commerces: em quais investir e por quê?

11 de maio de 2022

Tecnologias para e-commerces vieram para otimizar o varejo online, porém preciso compreendê-las e ver o que mais funciona para o...

A 3MIND Content Blog é uma extensão da 3MIND Content que tem como objetivo trazer informações relevantes para quem pretende chegar a primeira página do Google, com informações sobre tráfego de dados na internet, dicas e esclarecer dúvidas nas mais variadas frentes.
Linkedin
Instagram
Youtube
Copyright 2021 – 3MIND Content.
No Result
View All Result
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Contato

© Copyright 2021 – 3MIND Content