A busca por rankear uma página ou site na primeira página do Google se tornou cada vez mais acirrada nos últimos tempos. Para que esse objetivo seja alcançado com todo o sucesso e excelência, é importante que seja estabelecida uma ótima estratégia de conteúdo, de modo a potencializar as ações de inbound marketing.
Assim sendo, para que essa estratégia atinja os resultados esperados, é preciso pensar e analisar as maneiras corretas de fazer a distribuição desse conteúdo. Afinal de contas, o Marketing de Conteúdo significa muito mais do que a produção de conteúdos para blogs, sites e redes sociais.
Além da produção de assuntos interessantes e capazes de monopolizar a atenção das pessoas interessadas, é importante que se estabeleçam metas para aumentar a audiência, além de caminhos precisos para que sejam mensurados os resultados dessas estratégias.
Portanto, para que você consiga estabelecer a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa, é importante seguir alguns pontos essenciais e importantes, que lhe ajudem nos momentos em que for preciso colocar em prática as estratégias da sua marca ou empresa.
No artigo abaixo, você pode conferir dicas importantes para saber exatamente como criar o melhor planejamento de produção, além de elaborar checklists, para que eles sirvam como uma fonte de insight e de referência na hora de criar a sua estratégia de conteúdo. Confira abaixo!
O que é uma estratégia de conteúdo?
A estratégia de conteúdo consiste em uma composição específica de trabalhos, que passam por diversas fases. Elas se desenrolam desde o levantamento de informações sobre o mercado de atuação de uma determinada área, chegando aos métodos de planejamento e desenvolvimento do conteúdo.
Dessa maneira, será preciso colocar um foco especial na criação da persona para quem o conteúdo será direcionado (cuja definição você poderá conferir, logo mais, abaixo). Os questionamentos levantados por essa persona serão especialmente importantes para o sucesso de sua estratégia.
Mas é importante saber que todo esse planejamento não servirá apenas para responder as perguntas aos anseios da persona, mas também para o estabelecimento da construção do relacionamento entre a marca e o seu público-alvo (no caso, entre o profissional de advocacia e seus clientes e potenciais parceiros).
Uma das características mais importantes da estratégia de conteúdo consiste na promoção da qualidade de vida do consumidor, assim como a busca de resultados extremamente positivos para a empresa responsável pela produção dos mesmos, de modo a torná-la uma autoridade naquele nicho.
Dessa maneira, a estratégia de conteúdo consiste em obter as informações necessárias para que ações precisam possam ser desenvolvidas, elaborando espaços específicos para melhorar a qualidade de vida do consumidor.
Mas, além da construção do relacionamento entre o consumidor e a marca consumida, o Marketing de Conteúdo serve para a construção de um espaço especial dentro da trajetória da própria empresa, ao fazê-la assumir o papel de produtora de conteúdos específicos, construindo a imagem de autoridade necessária para a divulgação de seus negócios, de modo não explícito.
Como criar uma estratégia de conteúdo de sucesso?
É importante que a estratégia desenvolvida seja pensada com todo o cuidado possível, pois se ela vier a apresentar erros, isso pode prejudicar a jornada de compra e de informação da sua persona, além de afetar seriamente o relacionamento do consumidor com a sua marca ou empresa.
Por ser um movimento passível de acontecer em qualquer etapa do processo da estratégia de conteúdo, é importante que a atenção seja redobrada em todas as etapas, desde o levantamento das informações necessárias, até o planejamento das ações.
Deve-se ficar bastante atento ao levantamento de informações pois, se elas estiverem desatualizadas ou forem falsas, a execução da estratégia de conteúdo ficará seriamente comprometida, podendo levar tudo a cair por terra.
É importante não realizar os cálculos errados, prestando bastante atenção na base de dados utilizada, para que isso não cause um abalo considerável na estratégia, fazendo com que todo o planejamento acabe desmoronando por conta de detalhes que poderiam ter sido averiguados com maior atenção.
Mas o passo mais importante a se tomar cuidado, e a se analisar, é o do planejamento. Mesmo que as informações tenham sido levantadas com toda a precisão possível, todo cuidado é pouco na hora do desenvolvimento do conteúdo. Lembre-se: o mais importante é não perder a confiança estabelecida entre o público e a sua marca.
Abaixo você confere um passo a passo para criar uma estratégia de sucesso para a sua empresa:
Definição de objetivos
O marketing de conteúdo exige que se trace um trajeto específico entre dois pontos, estabelecendo onde fica a chegada e a saída. Portanto, analisar e compreender a situação real da empresa que está anunciando, além do caminho que ela deseja alcançar, são os pontos essenciais para desenvolver cada ação da estratégia.
Desenvolvimento de personas
É essencial saber o público com quem você está se comunicando. Ter essa informação é o caminho certo para desenvolver o melhor conteúdo possível. Assim sendo, definir as personas é o ponto-chave para se compreender todas as dores e as necessidades do público-alvo da sua empresa. É com base nisso que as abordagens mais certeiras poderão ser desenvolvidas, de modo a tornar mais eficaz a conquista do seu objetivo.
Definição de KPIs
Existem diversos meios para saber se a estratégia criada por você está surtindo resultados. Eles são conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de performance), que podem ser mensurados através de diversos métodos de mensuração de resultados. A definição deles se dá através dos hábitos de consumo do conteúdo da sua persona, e também pelos objetivos da estratégia.
Vale citar que somente curtidas no Facebook, visualizações de vídeos no Youtube ou comentários no blog, por si só, não correspondem à criação de KPIs. Esses indicadores precisam de uma análise mais profunda para compreender se os resultados obtidos estão sendo satisfatórios.
Planejamento de conteúdo
Após essas primeiras etapas, o próximo passo a ser desenvolvido dentro da sua estratégia é o planejamento de conteúdo. Dessa maneira, estabelecer o levantamento de um cronograma com objetivos específicos, para saber quais são os assuntos a desenvolver. É importante estabelecer prazos para desenvolvimento, as etapas que serão abordadas dentro do funil de vendas, além da revisão e aprovação dos textos.
Desenvolvimento e promoção
Depois de se construir a definição dos conteúdos a serem desenvolvidos, é chegada a hora de colocar as ideias de conteúdo em prática, ou seja, colocar a mão na massa e produzir. Depois que as peças de conteúdo estiverem prontas, elas devem ser promovidas nas mídias sociais, de olho na performance dos mecanismos de busca para que o público-alvo seja atingido, e os resultados esperados venham a ser conquistados pela sua empresa.
Resultados mensurados
Com os KPIs definidos nas fases anteriores, chegou a hora de mensurar os resultados obtidos. Depois que as peças de conteúdo que foram desenvolvidas estiverem aplicadas, é importante fazer a verificação da eficácia dessas estratégias. Para buscar essas informações, os parâmetros determinados anteriormente devem ser utilizados, com o intuito de atingir essa medida.
6 passos de um planejamento estratégico matador
Criar um planejamento estratégico para a sua empresa pode ter uma importância gigantesca no sucesso dos planos de ação para a sua empresa. Por ser um método que ajuda a definir os diferenciais estratégicos de uma organização, muito se fala sobre ele atualmente.
O planejamento estratégico, na verdade, é o grande responsável pelo sucesso dos planos de ações práticas que podem ser implementados em sua empresa, para garantir não apenas o impulsionamento, mas a garantia do sucesso.
Porém, antes de sair traçando qualquer objetivo, é importante refletir e chegar à conclusão do que se trata a definição do planejamento estratégico. O ato de planejar significa criar um plano, com a intenção de alcançar um determinado objetivo.
Dentro desse planejamento, encontra-se a estratégia desse plano. Ela é responsável por trazer à tona as melhores condições para que o objetivo da empresa (conquistar clientes, aumentar o fluxo de negócios, tornar-se autoridade na sua área de mercado) seja atingido com louvor.
Mas como o planejamento estratégico pode ser efetivamente aplicado dentro de uma empresa? Vejamos: ele é responsável por fazer o tratamento de todo o processo de criação e execução de uma estratégia. A partir disso, são delimitados os objetivos que deverão ser alcançados dentro da organização.
Assim sendo, a definição das metas, as tomadas de decisão, mobilizações dos funcionários e as ações efetivas que conduzirão a empresa a alcançar o que foi proposto, estão dentro dessa delimitação, cujo maior objetivo é alcançar o sucesso empresarial.
Dessa maneira, o planejamento é a ação que entra com a metodologia, ou os meios, e a estratégia se encarrega de aparecer com a parte criativa, oferecendo os elementos necessários para aplicar as ações de análise e de decisão.
A empresa pode aplicar esse plano de três maneiras: ele pode ser feito anualmente; de três a cinco anos, caso seja necessária a aplicação de uma proposta com um prazo maior; ou um plano mensal. Essa definição depende unicamente do objetivo que a organização deseja alcançar naquele momento.
É importante perceber como está a movimentação do mercado e das empresas que atuam na sua área, para saber se você está ficando para trás, ou se a concorrência está se aproximando dos seus métodos de ação. Se caso as respostas forem afirmativas, quanto mais cedo o planejamento estratégico for aplicado, melhor.
Portanto, se a sua real intenção é alavancar suas vendas, se diferenciar com a apresentação de um novo produto, tornar-se uma empresa respeitada e admirada pelos clientes, ou gerar autoridade, o planejamento estratégico deverá ser utilizado o mais rápido possível.
Abaixo, você pode conferir elementos específicos para estratégia de conteúdo, e que são certeiros para garantir a construção da autoridade da organização e do sucesso do seu planejamento estratégico matador. Confira:
Persona
Para que a elaboração da sua estratégia de Marketing de Conteúdo atinja os resultados esperados, é importante que a sua organização se dedique a fazer a elaboração da sua persona, levando em conta todos os conhecimentos da área de mercado.
A persona é muito mais do que uma simples delimitação demográfica do público-alvo de uma marca. Ela deve ser encarada como um perfil realmente detalhado da pessoa que consome, ou que você gostaria que consumisse, os seus conteúdos.
Assim sendo, é importante você pensar a persona não como um grupo de mulheres casadas e de uma determinada faixa etária. Você deve criá-la imaginando alguém com nome, idade definida, com planos específicos, ambições, desejos e que busca saciar dores e problemas através do consumo de sua marca.
Esse passo é importante para que todos aqueles que estarão trabalhando lado a lado na estratégia de conteúdo sejam guiados da melhor maneira, com o intuito de criar uma mensagem única e personalizada, com todos os elementos que o Marketing de Conteúdo pode proporcionar.
A persona, desde que seja definida com toda a precisão possível, será capaz de gerar os resultados mais eficazes, não apenas para a sua estratégia de conteúdo, mas também para a sua empresa. Quando ocorrer o seu desenvolvimento, certifique-se de que ela captou todas as necessidades possíveis.
Esse resultado será obtido através de informações relevantes, tanto a respeito da sua marca ou de um produto, mas principalmente acerca do assunto que será abordado na estratégia de conteúdo, elevando sua organização ao patamar de autoridade nos assuntos daquela área.
Jornada de compra
A jornada de compra é definida como o caminho que todo cliente em potencial percorre, antes de se tornar um de fato. Todos os compradores passam por essas etapas, mas a grande maioria nem imagina que participa de todo esse processo, antes de finalizar uma compra.
Conhecida no inglês como “buyer ‘s journey”, a jornada de compra oferece algumas características específicas, que são conhecidas como os três principais estágios do processo: conhecimento (awareness), consideração (consideration) e decisão (decision).
Porém, a jornada de compra também pode ser dividida nas seguintes etapas:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Solução a ser considerada;
- Decisão de compra.
A jornada é essencial para que se possa mapear em qual etapa a persona se encontra. Para que o resultado da estratégia, e da própria jornada de compra, atinja o esperado, deve-se ter em mente que cada persona está em um estágio e maturidade diferentes, no processo todo.
Briefing de conteúdo
Documento que reúne todas as ideias para a realização de um determinado projeto, o briefing pode ser classificado como uma espécie de manual de instruções, direcionado exclusivamente para que a equipe saiba o que deve fazer.
Dessa maneira, o briefing possibilita que o profissional ou a sua empresa atinja resultados satisfatórios, fornecendo todas as informações necessárias para os assuntos que deverão ser abordados e informados ao cliente.
Dentro do Marketing de Conteúdo, a construção do briefing serve para abordar as necessidades que o cliente aponta, construindo textos com informações precisas e essenciais, de modo a passar toda a informação possível para que se construa um conteúdo de qualidade.
Os conteúdos a serem produzidos devem resolver as dores ou falar sobre algum assunto específico do público que a sua empresa atinge. Para isso, além de se definir a persona, é importante que a pessoa responsável pela produção do conteúdo compreenda alguns passos.
O produtor de conteúdo deve conhecer problemas, hobbies e desafios da persona, produzindo conteúdos personalizados e certeiros e que, além de se tornarem realmente úteis para o público a quem é direcionado, transformem a sua empresa em autoridade naquela área.
Pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é o processo que vai definir quais expressões são as mais importantes para o seu negócio. Esse estudo vai possibilitar a criação de diversas estratégias de conteúdo que serão úteis para melhorar o posicionamento orgânico do site, assim como a classificação dele dentro do Google.
Toda estratégia de SEO que busque o sucesso deve ter, como ponto de partida, a identificação de palavras pelas quais você quer brigar. Ou seja, mesmo para aqueles sites mais antigos e que já estejam consolidados,
é praticamente impossível competir, de maneira orgânica, por todas as palavras relacionadas ao negócio.
Para os sites que estão no início, esse processo tende a ser muito mais complicado. Desse modo, é importante escolher os termos de busca que você considera mais adequados e que você deseja utilizar em seu site, para que ele seja listado entre os primeiros resultados do Google.
Assim sendo, ao fazer a pesquisa de palavras-chave mais condizentes com as intenções e objetivos de sua empresa, mais fácil será para definir e estabelecer as estratégias certas para alcançar o objetivo de rankear o site entre os primeiros resultados do Google.
De toda forma, é preciso ter a visão de que o Google utiliza as palavras-chave buscadas de modo a identificar os conteúdos da internet que podem servir para atender melhor os anseios dos usuários. Portanto, as empresas devem produzir conteúdos que consigam ir ao encontro daquilo que as pessoas buscam na internet.
Calendário de publicações
Cronograma para organizar todos os conteúdos produzidos e que ainda serão realizados, o calendário de publicações (ou calendário editorial) é uma das etapas mais essenciais para a gestão de conteúdo do seu negócio ou estratégia.
No Marketing de Conteúdo, o calendário de publicações será responsável pela organização das publicações. Assim sendo, é importante que ele seja um dos primeiros passos a serem tomados para que a estratégia se torne algo prático e essencial para a busca de resultados.
O calendário possui diversas funções, mas entre as principais estão as datas de postagem, os prazos para entrega, as pautas e os temas, além dos métodos de divulgação nas redes sociais dos seus conteúdos. Ele pode ser utilizado para todos os tipos de conteúdo produzidos, ou ainda existe a possibilidade de criar um calendário diferente para cada um dos formatos.
Entre as principais vantagens da elaboração de um calendário de publicações, estão:
- Organização do conteúdo;
- Ajuda a não repetir temas;
- Diversificação dos tipos de conteúdo;
- Deixa o time responsável pelo conteúdo alinhado aos mesmos temas.
Ferramentas de tração
As ferramentas de tração são utilizadas para desenvolver habilidades de atrair os clientes certos através dos canais certos. Elas são responsáveis pela empresa adquirir clientes de uma forma mensurável, fazendo a empresa crescer consideravelmente.
Desse modo, essas ferramentas são utilizadas para que a empresa estabeleça estratégias certeiras, de modo a saber chegar nos seus clientes, estabelecendo elementos de distribuição que sirvam para alavancar os resultados e a buscar a criação de melhores conteúdos.
A seguir, você pode conferir as principais ferramentas de tração para angariar melhores resultados:
Marketing viral
Ele é responsável por ampliar a base de clientes de uma empresa, fazendo com que as ações estabelecidas para as marcas e produtos pelo marketing viral sejam recomendadas, por essa base, para outras pessoas.
Marketing pago
O marketing pago em buscadores permite o alcance de usuários, enquanto eles estão na busca por palavras-chave. Essa estratégia é denominada como SEM (ou Search Engine Marketing), que consiste em pagar anúncios em buscadores como o Google, para que sejam conseguidos cliques de potenciais usuários.
Anúncios sociais e displays
Os displays são banners que podem ser visualizados nos sites visitados por potenciais clientes, enquanto os anúncios sociais são aqueles que aparecem na timeline do Facebook ou de outras redes sociais. Os anúncios PPC são direcionados para satisfazer interesses de consumidores despertados através de uma busca, enquanto os displays e anúncios sociais geram demandas para assuntos que os usuários nem imaginavam que precisavam.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é responsável por construir um conteúdo relevante para o público de uma área em potencial. Por favorecer o engajamento com as pessoas, os usuários podem vir a se tornar clientes de uma empresa. Entre as ferramentas mais populares do Marketing de Conteúdo, está o blog.
SEO
O Search Engine Optimization (conhecido como SEO) otimiza as páginas de sites para que eles apareçam nos resultados do Google, durante as buscas dos usuários. É uma das ferramentas mais utilizadas e populares na produção de conteúdo.
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