O ROI no marketing de conteúdo é um indicador utilizado por muitas empresas para garantir um excelente retorno financeiro sobre os seus investimentos, de modo a saber exatamente quanto é o custo de um lead da sua organização.
Quando as empresas decidem anunciar, seja em uma revista ou em outro veículo de comunicação, a intenção é de que o valor pago em anúncios acabe sendo revertido em potenciais clientes. De todo modo, quando uma organização opta por seguir esse método, é esse o seu objetivo claro.
Entretanto, por se tratar de uma comunicação denominada como offline, a ação de fazer um anúncio possui, em sua estrutura, um problema considerado sério: a possibilidade de realizar um cálculo exato do retorno financeiro que aquela estratégia poderá gerar para a empresa é muito difícil.
Afinal de contas, o aumento nas vendas pode ser ocasionado por diversos fatores. Através do “boca a boca”, quando alguém consome a sua marca ou serviço, e indica para outras pessoas, ou através da busca consciente de um lead por aquele assunto, em específico.
Dessa maneira, não estamos desestimulando o uso de publicidade, afinal de contas ela é essencial para a divulgação de sua marca ou produto nos mais variados canais de comunicação. Porém, é importante que as diversas estratégias sejam avaliadas de maneira separada, para que a empresa descubra aquelas que geram os melhores resultados.
Assim sendo, quando algumas ações não apresentarem bons índices de ROI, fica mais fácil descartar a utilização delas em campanhas futuras, ou até mesmo no seu início, de modo a economizar tempo e economia, para que eles não sejam gastos em estratégias desnecessárias.
O marketing digital, ao contrário do marketing tradicional, permite que seja realizado um cálculo bem preciso do ROI, de modo a auxiliar não só o gestor, mas a sua própria equipe de marketing, direcionando os investimentos de maneira mais direta e concisa.
Por ser uma análise considerada bastante precisa, o uso do ROI garante com que a economia e os seus posteriores resultados financeiros se tornem satisfatórios. A possibilidade de gerar relatórios de maneira periódica facilita com que os resultados sejam acompanhados da melhor forma possível.
Dessa maneira, por conta de existirem diversas opções, tanto de fidelização de clientes quanto de táticas, é difícil saber exatamente qual é a melhor escolha, no sentido de gerar os melhores resultados. Mesmo que todas elas sejam excelentes escolhas para que maiores lucros sejam obtidos.
Existem algumas empresas que consideram o procedimento muito complexo, e acabam optando por terceirizar este serviço. Mas apesar dessa complexidade, você mesmo pode calcular o ROI, principalmente se desejar desenvolver táticas específicas para os resultados que forem obtidos.
No texto abaixo, você confere todas as informações necessárias para saber como calcular o ROI nas estratégias de conteúdo de sua empresa, e com isso possuir todos os elementos necessários para alcançar os melhores resultados!
O que é ROI?
A palavra ROI significa “Return on Investiment”, ou, em bom português, retorno sobre investimento. Esse procedimento é caracterizado pela relação entre os resultados positivos e negativos dos investimentos realizados por cada empresa.
Esse termo é encontrado, com uma frequência muito maior, em ações de publicidade online. Nesse sentido, o cálculo do ROI é realizado utilizando o valor investido na publicidade sendo considerado como base, e com a comparação do retorno gerado pelas vendas e leads.
Por ser uma das métricas mais concretas e precisas utilizadas nos dias atuais, o ROI precisa de muita atenção. É importante que a pessoa (ou empresa) que desejar utilizá-lo, não menospreze nem desenvolva pânico pela matemática, afinal de contas, ela é o ponto essencial para saber os resultados corretos.
Objetivos do marketing de conteúdo
Para quem decide optar pela publicidade tradicional, deve saber que a verba utilizada para atingir o maior número de pessoas, utiliza meios específicos como anúncios, comerciais, flyers, outdoors, entre muitos outros.
Já quem opta pelo marketing de conteúdo, conta com elementos que produzem resultados de maneira orgânica e relevante, através de técnicas de SEO, para impulsionar as ações do público alvo, dentro dos estágios de processo de uma compra.
Assim sendo, o marketing de conteúdo é estruturado de maneira a fazer a empresa alcançar seus ideais de aumento de lucro. Porém, existem alguns objetivos específicos que facilitam o processo e devem ser utilizados de maneira concisa para que eles sejam atingidos. Confira:
Marca e vendas com autoridade
A estratégia de marketing possui, como primeiro passo, fazer com que a marca ou produto se torne conhecido no mercado, para o maior número de pessoas possível. A intenção é torná-la uma referência, de modo a aumentar consideravelmente o número das vendas.
Conversão de leads
Através de conteúdos interessantes, e que sejam extremamente interativos e informativos, a organização pode mostrar as suas qualidades e os seus diferenciais, além de ganhar a confiança do cliente. Com isso, pode convencê-lo a realizar uma compra ou a contratação de algum serviço.
Fidelização
O próximo passo a ser tomado, após conquistar os clientes, é mantê-los sempre próximos à sua empresa. O mais importante é transformá-los em clientes ativos, pois esse processo é muito mais fácil e intuitivo do que a busca por captar novos consumidores.
Dessa maneira, as estratégias de marketing precisam ser aprimoradas ao máximo, sem esquecer a mais importante de todas nesse processo: a do relacionamento. Ao conseguir manter os seus clientes satisfeitos, eles continuarão fiéis à sua marca, além de se tornarem potenciais divulgadores do negócio com outras pessoas, fazendo a propaganda “boca a boca”.
Suporte e atendimento
Quando sua empresa produz conteúdos relevantes, ela utiliza uma ferramenta importante no sentido de prestar atendimento e suporte após a realização das vendas. A produção desses materiais informativos servem como uma forma de deixar o cliente informado sobre um determinado assunto, ou até mesmo explicar a utilidade de um determinado produto, caso a empresa atue no ramo de vendas.
Métricas do marketing de conteúdo
As métricas do marketing de conteúdo são maneiras absolutamente importantes de otimizar o trabalho realizado, além de garantir a realização de todos os objetivos da empresa, dentro dessa área. Garantir o planejamento estratégico precisa de um olhar privilegiado para a análise de informações, com a intenção de identificar e resolver possíveis obstáculos, sugerindo as melhores soluções.
Mesmo assim, as métricas ainda despertam dúvidas nas empresas, pois nem sempre é fácil ter a percepção sobre quais delas é importante utilizar. Apesar da Tecnologia da Informação ter oferecido diversas possibilidades de metrificar resultados, muitos números podem causar confusão durante essa busca.
Pensando nisso, listamos abaixo algumas das principais métricas do marketing de conteúdo, para que elas sirvam de exemplo e de norte na hora de você estabelecer os seus próprios critérios na busca pelo melhor resultado dentro de sua empresa. Confira!
Tráfego do site
É a métrica responsável por medir a quantidade de visitantes de uma página num período específico. Com ela, é possível buscar os resultados acerca do tráfego diário, semanal e até do mensal. Além de entregar números acerca da identificação de padrões do comportamento do lead.
A análise dos diversos espaços de tempo que compõem o tráfego do site entregam informações muito importantes como datas comemorativas que o impactam de forma específica, horários em que o site recebe mais acessos e os períodos do mês com maior fluxo e possibilidade de conversão.
A análise da informação desses dados possibilita a busca de resultados eficientes para que as ações do Marketing de Conteúdo sejam mais eficientes. Isso possibilita um maior alcance para a realização de estratégias mais diretas.
De planejamentos de horários para postagens, passando por um estudo detalhado dos períodos que se apresentam mais interessantes para a criação e divulgação de campanhas promocionais, as métricas do tráfego do site podem ser criadas com o uso de ferramentas específicas, como o Google Analytics, por exemplo.
Tempo de permanência
O tempo que cada visitante passa em cada página é um elemento importante para se analisar, tanto quanto o próprio tráfego. A verificação desses detalhes pode fornecer ideias para conteúdos com potencial para engajamento.
Da disposição do texto na página, passando pela sua formatação e o tipo de conteúdo, tudo passa pelo crivo das métricas do marketing de conteúdo, podendo ter a sua importância mensurada com as informações repassadas pelo Google Analytics.
Progressão do número de inscritos
Funcionando como um ótimo indicador de engajamento, a inscrição para receber informações e os novos conteúdos publicados no site acaba tornando-se um excelente método para analisar o engajamento. Ela funciona como um dos passos mais importantes para o estabelecimento de relações comerciais mais estruturadas.
A partir disso, pode-se contabilizar o número de inscritos, e daqueles que cancelaram a sua inscrição para o recebimento de novos conteúdos. Com isso, pode-se chegar a uma média de cálculo específica entre os dois valores, para atingir a análise certa sobre o impacto positivo ou negativo que o resultado oferece.
Mecanismos de busca
Os profissionais da área do marketing de conteúdo buscam constantemente o posicionamento na primeira página do Google. Dessa forma, por ser uma tarefa não muito fácil, por conta da concorrência acirrada, é importante que alguns passos sejam seguidos.
Dessa maneira, a seleção de keywords efetivas e que ofereçam uma menor concorrência, além de conteúdos otimizados, utilizando técnicas relevantes de SEO, são passos importantes para que essa conquista seja alcançada com a maior relevância.
Mas vale lembrar que o rankeamento não é uma garantia exata de sucesso. Os resultados das métricas precisam estar associados diretamente ao fluxo do tráfego. Ou seja, é importante que o conteúdo em si consiga gerar tráfego, e transformá-lo em uma conversão exata para os resultados da empresa.
Existem alguns passos importantes que são obrigatórios na hora de buscar esses procedimentos. São eles:
- O aumento do tráfego orgânico;
- O crescimento de links externos;
- O número total de impressões orgânicas;
- CTR das páginas nos buscadores.
Click Through Rate e Taxa de Abertura
Os conteúdos encaminhados através do e-mail marketing e do fluxo de nutrição devem ser verificados, para analisar o seu acesso. As mensagens enviadas devem corresponder a assuntos interessantes e relevantes, sem que essa estratégia seja desperdiçada com informações irrelevantes.
Essa métrica de verificação permite que a empresa consiga identificar quantos e-mails foram abertos a partir da caixa, e quantos deles resultaram em cliques nos links disponibilizados. Analisar esses dados permitirá saber se os leitores foram direcionados para os conteúdos mais desejados.
Existem alguns mecanismos de verificação para essas informações, como softwares de automação de marketing (entre eles, o RD Station), com versões gratuitas e compactas, tendo o Mailchimp como a mais popular.
Autoridade e links
A presença de links inseridos no conteúdo colabora fortemente para alcançar melhores resultados dentro das estratégias de SEO. Essa possibilidade pode ser aplicada tanto nos links oferecidos para outros sites e páginas, quanto para os links recebidos.
Dessa maneira, é importante que a sua empresa consiga estabelecer boas parcerias para trocar links. Além de estabelecer vínculo com outros produtores de conteúdo, essa estratégia facilita com que a sua organização crie bastante autoridade em relação ao direcionamento dos sites, aumentando a pontuação recebida.
Para verificar a relevância dessas páginas, é importante utilizar ferramentas específicas, como o Mozbar Chrome, que é uma extensão. O uso desses elementos podem ser extremamente úteis para aplicar diretamente nas estratégias de link building.
Análise de redes sociais
Não é segredo para ninguém que as redes sociais se tornaram uma ferramenta indispensável para a divulgação de sites. Como o aumento do número de usuários e a facilidade de alcance das publicações, conseguir novos visitantes é um processo natural para quem consegue estabelecer uma boa estratégia.
Assim sendo, toda empresa que possuir interesse em estabelecer estratégias eficientes de marketing digital precisa criar seu espaço nos ambientes sociais, pois não existe método mais eficiente e seguro de atrair novos clientes, e fidelizar aqueles que já realizaram a conversão.
Algumas das métricas mais importantes no marketing de conteúdo podem ser mensuradas pelas redes sociais, como por exemplo:
- Quantidade de seguidores;
- Número de interações na postagem;
- Quantidade de compartilhamentos;
- Taxa exata de conversão em acessos ao site (CTR).
Vale citar que todas as redes sociais, já de olho no uso profissional que as empresas fazem de suas redes, oferecem ferramentas específicas para a medição dos índices, de modo a oferecer os melhores resultados possíveis.
Além disso, os KPIs e as métricas utilizadas no Marketing de Conteúdo são elementos importantes para que o controle das estratégias de Inbound Marketing seja mantido com o máximo controle possível. A qualidade do panorama oferecido por elas é importante para a tomada de decisões, no sentido de escolher as melhores decisões para aplicar nos desempenhos da empresa.
Por que calcular o ROI no marketing de conteúdo?
Documentar as estratégias de marketing de conteúdo e fazer o cálculo do ROI são caminhos importantes para descobrir quais são os passos que melhor funcionam para a sua empresa, na hora de estabelecer métodos para direcionar os esforços de métricas e resultados.
Como fazer o cálculo do ROI?
A métrica que surge através do cálculo do ROI no marketing de conteúdo pode ser conseguida com o uso da fórmula ROI = (Faturamento total – Investimento total) / Investimento Total. Assim sendo, o faturamento total é conseguido através do faturamento bruto que resulta da estratégia de marketing de conteúdo.
Sobre o investimento total, ele pode ser obtido através de todos os valores investidos pela empresa durante a realização da estratégia de marketing de conteúdo. Dentre eles, estão o salário dos funcionários e a produção de produtos destinados à venda.
Diferenças do ROI de marketing de conteúdo e do tradicional
O marketing de conteúdo e o tradicional reúnem algumas características específicas sobre a avaliação do desempenho de resultados. Mas, em se tratando do ROI, existe uma diferença bem específica entre eles, como podemos verificar abaixo.
Diferença de custos: o ROI do marketing de conteúdo tende a oferecer um custo menor do que o marketing tradicional, pois o seu foco está na produção de conteúdo e na conquista de tráfego e leads orgânicos.
Diferença de monitoramento: a mensuração oferecida pelas mídias digitais tende a ser maior do que as mídias off-line. As ferramentas de análise utilizadas no meio digital tendem a apresentar melhores resultados e dados do que o marketing tradicional.
O que é considerado um bom ROI no marketing de conteúdo?
O ROI no marketing de conteúdo, para ser considerado bom (ou excelente) deve oferecer condições, dentro da estratégia estabelecida, que ofereçam maior probabilidade de ganho de resultados. Ou seja, que valha a pena tanto na parte financeira (oferecendo os menores custos possíveis), além de um monitoramento efetivo e que seja capaz de converter os leads em clientes, sem contar o aumento no número de tráfegos e de vendas.
Como aumentar o ROI do marketing de conteúdo
Existem algumas maneiras práticas de conseguir aumentar o ROI do marketing de conteúdo, e de forma bem simples. São elas:
- Sempre escutar a opinião dos leitores;
- Melhorar a produção de conteúdo, de acordo com os sinais (devidamente mensurados) enviados pelo público;
- Aumentar a frequência de publicações;
- Aumentar o tamanho das postagens, para gerar mais tráfego e compartilhamentos;
- Revisar e otimizar os custos, de modo a alterar o valor investido em determinados pontos da estratégia.
Se ficou alguma dúvida sobre o assunto, mande uma mensagem para que possamos esclarecer a questão!
Comments 1