Comunicações nas redes sociais, por e-mail marketing, anúncios em seus mais diferentes formatos.
Quando acompanhamos empresas por diversos canais, é comum que, em determinados momentos, vejamos comunicações específicas e que dialogam entre si. É um mesmo conceito criativo, às vezes um mesmo argumento ou uma ideia semelhante, mas que se desdobra em diferentes formatos.
Como consumidores, é assim que identificamos uma campanha de marketing digital.
Quer entender como uma campanha de marketing digital pode contribuir para vários objetivos da sua empresa e quais são as frentes que podem ser exploradas? Neste artigo, você confere como criar uma campanha de marketing digital para o seu negócio e como gerar leads e potenciais clientes com ela.
O que é uma campanha de marketing digital?
É um conjunto de ações digitais desenvolvidas por uma organização para alcançar um objetivo específico e que estão dentro de um único conceito – que pode ser identificado pelo argumento usado nas comunicações, a identidade visual ou mesmo o conceito criativo.
Uma campanha de marketing digital tem um público específico para estabelecer a comunicação e é desdobrada nos canais em que a empresa atua, sejam eles redes sociais, e-mail marketing, mídia paga, entre outros.
Qual é o objetivo de uma campanha de marketing digital?
Dois principais critérios são fundamentais para a definição do objetivo de uma campanha de marketing digital. O primeiro é o público-alvo selecionado e o segundo é a etapa do funil de marketing que esse público está.
Se as pessoas que serão impactadas pela comunicação estão em um estágio de topo de funil, por exemplo, o objetivo da campanha pode ser de gerar awareness, ou seja, que elas conheçam a marca. Caso o público esteja em um estágio intermediário do funil, a campanha pode ser criada para acelerar a consideração, fazendo com que elas decidam pela compra do seu produto ou serviço.
Uma campanha de marketing digital tem como propósito a venda do produto ou serviço, mas é fundamental considerar o público que será impactado por ela. Isso porque não seria assertivo criar uma campanha que trata exclusivamente do seu produto, por exemplo, para pessoas que nunca ouviram falar da sua marca.
É preciso criar uma sequência de campanhas orientadas para o funil de marketing, assim você potencializa seus resultados em vendas por falar com as pessoas certas e no momento mais adequado.
A importância do briefing para uma campanha de marketing digital
O briefing é um documento criado com todos os detalhes, desde especificidades técnicas até estratégicas de uma campanha de marketing digital. É uma ferramenta que otimiza as etapas de desenvolvimento da campanha, já que centraliza informações relevantes para as pessoas que trabalharão com o projeto.
Além de ser um importante aliado como ferramenta de gestão de projetos, o briefing documenta toda a pesquisa e análise feita no planejamento da campanha. Dessa forma, as informações não são perdidas e podem ser facilmente consultadas ao longo do processo de criação e veiculação da campanha.
Por isso, é fundamental ter um briefing completo, que inclua todas as informações necessárias para o desenvolvimento da campanha, centralizando especificidades. Dessa maneira, é evitado eventuais retrabalhos e que a campanha saia diferente daquilo que se foi planejado.
Como fazer uma campanha de marketing digital
O planejamento de marketing digital é a ferramenta que direciona as ações e estratégias a serem desenvolvidas. Para isso, existem 4 elementos fundamentais e que precisam ser definidas antes de iniciar as ações da campanha:
- Público-alvo;
- Canais que serão utilizados;
- Período em que a campanha será veiculada;
- Investimento.
A partir dessas definições, são criados os conceitos criativos e que serão desdobrados de acordo com o posicionamento estabelecido para cada um dos canais. Assim que a campanha estiver preparada, ela é colocada ao ar e constantemente mensurada.
Passo a passo para uma campanha de marketing digital de sucesso
- Estabeleça o objetivo da campanha: aumento nas vendas, impulsionar o alcance da marca ou acelerar a tomada de decisão dos potenciais clientes são alguns exemplos de objetivos.
- Conheça seu público-alvo: saiba quais são seus hábitos, perfis de consumo, interesses e quais critérios são considerados na tomada de decisão.
- Defina quais serão os canais de marketing digital: de acordo com o perfil do seu público-alvo, escolha as melhores alternativas e aposte em conteúdos e formatos específicos para cada um deles.
- Faça alinhamentos com sua equipe: gerencie a equipe que estará envolvida na campanha, desde os responsáveis pelo marketing até o time comercial, e mantenha todos os responsáveis alinhados com o objetivo da campanha.
- Crie um plano de ação e um cronograma: documente todas as etapas da campanha e qual é o prazo para elas serem realizadas.
- Mensure os resultados: acompanhe diariamente todos os KPIs da campanha e verifique se todos eles estão seguindo o planejamento.
O que não pode faltar em uma campanha de marketing digital
Agora que você já sabe como criar uma campanha de marketing digital, separamos 3 itens que não podem ficar de fora na sua próxima campanha de marketing digital.
Diagnóstico organizacional
Citamos a importância de ter objetivos claros para o desenvolvimento de uma campanha de marketing digital. Para defini-lo, entretanto, existe uma etapa muito importante e que garante mais assertividade no momento de entender as necessidades da empresa: o diagnóstico organizacional.
Além de ser uma importante metodologia para entender todo o negócio e seus processos, um diagnóstico ajuda a entender pontos de melhoria e que podem ser otimizados a partir de uma campanha de marketing digital.
Benchmarking
As práticas de marketing digital são constantemente otimizadas, assim como surgem novas mídias que podem otimizar suas campanhas. Por isso, acompanhe outros setores de atuação, o que as empresas de referência estão utilizando como canais e entenda como essas boas práticas podem ser aplicadas ao seu negócio.
Relatório com resultados
Assim como o briefing é um importante documento para o início da campanha, é muito importante registrar todos os resultados ao final. Além de servir como referência para futuras campanhas, um relatório com resultados deve conter os principais aprendizados da campanha.
3 erros comuns em uma campanha de marketing digital
Não escolher a segmentação correta
Como já citamos neste artigo, é fundamental escolher a audiência ideal para uma campanha de marketing digital trazer os resultados esperados. Uma grande vantagem do marketing digital é que os testes podem ser feitos rapidamente. Caso sua campanha não esteja performando da maneira que você esperava, faça ajustes nas segmentações e encontre seu público ideal.
Não ter um objetivo claro
Sem um objetivo específico e claro para todos, a campanha pode ser desenvolvida de qualquer maneira. Por isso, especifique qual é o propósito dela e garanta que todas as etapas de desenvolvimento estão de acordo com o objetivo inicial.
Mensurar apenas conversões
Uma das métricas mais importantes para as empresas é o número de vendas. Uma campanha de marketing digital, entretanto, pode trazer outros resultados expressivos e que não necessariamente impactam diretamente o volume total de vendas. Por isso, entenda quais serão os KPIs da campanha e faça a mensuração constantemente – assim, você tem dados significativos para criar análises mais completas.
Como gerar leads a partir de uma campanha de marketing digital
De maneira geral, a jornada de compra do seu cliente pode ser desenhada como um funil. São diferentes etapas em que ele conhece mais sobre sua empresa, seu produto ou serviço, e a partir das necessidades reais dele, ele compreende que você tem uma solução a oferecer.
A decisão de compra pode demorar mais ou menos tempo, mas independentemente desse prazo, é fundamental que uma campanha de marketing seja projetada considerando o tempo da jornada de compra. Dessa maneira, você vai atrair novos leads durante a campanha (por mídia paga nas redes sociais, por exemplo), além de fornecer mais informações sobre o seu produto para acelerar a tomada de decisão (com o envio de e-mail marketing, por exemplo).
Existem diferentes maneiras de conseguir novos leads. Eles podem começar a seguir seus perfis nas redes sociais, conseguir o contato de e-mail e começar uma comunicação via e-mail marketing ou entrar na sua base de dados. É fundamental entender quem são esses leads, proporcionar uma comunicação personalizada para assim torná-los clientes da sua marca.
Ferramentas de uma campanha de marketing digital
Uma campanha de marketing digital alcança um grande potencial quando é desdobrada em diferentes canais, de acordo com o comportamento e preferências do seu público-alvo. Conheça alguma das possibilidades:
Redes Sociais
O brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Estar presente nas redes sociais é fundamental para uma marca ser vista e lembrada. Identifique em qual plataforma o seu público é mais ativo, e desenvolva conteúdos que permitam a interação e a proximidade com eles.
Blog
Os blogs atuam como bibliotecas dos seus conteúdos, sejam blog posts ou materiais ricos. A partir de otimizações técnicas e de conteúdo, como SEO, as suas páginas passam a ser classificadas por mecanismos de busca e são entregues para usuários que ainda não conhecem sua marca. Essa é a principal vantagem do blog: ele facilita o acesso de novos leads a partir de buscas orgânicas.
Landing page
As landing pages são páginas criadas com o objetivo de conseguir informações sobre o lead, desde e-mail até detalhes sobre necessidades relacionadas ao seu produto. Ao fazer o envio de um formulário, o lead recebe algo em troca, que pode ser um conteúdo, participação em um evento gratuito ou mesmo fazer parte de um grupo que recebe informações antes que os demais.
Ebook
O exemplo mais conhecido de conteúdo fornecido de forma gratuita em troca das informações em uma landing page é o ebook. É um formato de conteúdo que traz informações de valor para o público-alvo e que está relacionado ao seu produto ou serviço, ou mesmo com o problema do seu potencial cliente que pode ser resolvido com a sua marca.
E-mail marketing
Mesmo que muitas pessoas desacreditem na eficiência do e-mail marketing, esse é um canal que traz resultados significativos. São mais de 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usando e-mail como ferramenta no dia a dia, portanto, apresenta um potencial muito grande para as empresas. Sejam em e-mails de conteúdo que sirvam para a consideração do cliente, ou mesmo e-mails de venda, é importante entender a maneira que o seu público prefere receber as informações da sua empresa.
Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro, o WhatsApp é um canal que garante mais agilidade e proximidade na comunicação. Pode ser utilizado como canal de atendimento, responsável por tirar dúvidas dos seus potenciais clientes, como canal de venda ou até mesmo como canal de conteúdo, criando grupos de discussão ou como distribuição dos seus conteúdos.
Tipos de automação de marketing digital
Automações de marketing digital são os processos que podem ser feitos de maneira automática, de acordo com critérios previamente estabelecidos. Isso dá mais inteligência e agilidade para as equipes de marketing, que não precisam fazer processos manuais constantemente.
Um exemplo de automação de marketing digital é o envio de e-mails marketing. Em plataformas de automação de marketing como RD Station ou HubSpot, existe a opção para configurar critérios de início da automação. Ao baixar um ebook, por exemplo, a automação identifica essa ação do lead e na sequência dispara um e-mail com mais informações relacionadas ao tema do ebook.
Esse tipo de recurso pode ser utilizado em ações de venda, ou seja, o lead que finaliza uma compra recebe um e-mail de confirmação, ou mesmo um e-mail para retomada de compra quando ele faz o abandono do carrinho. Além do exemplo que já citamos, as automações podem ser ativas nos e-mails relacionados a conteúdos e nas ações de inbound marketing.
Exemplo de uma campanha de marketing digital bem sucedida
O mês de novembro já é reconhecido como o mês da Black Friday. Empresas dos mais diferentes setores de atuação criam campanhas de marketing digital para divulgarem seus descontos exclusivos para a data, fazendo com que novos clientes cheguem até a empresa e aqueles que já conhecem aproveitem os preços reduzidos.
Mesmo sendo mais comum em lojas de varejo como Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio, outras empresas também aproveitam a data para divulgar as condições comerciais em todas suas frentes de comunicação.
Empresas como MadeiraMadeira repaginam todos seus canais – site, redes sociais, e-mails marketing, entre tantos outros – com a mesma identidade visual criada para a campanha, e assim tornam sua comunicação integrada.
Na Black Friday de 2020, por exemplo, o Brasil registrou um aumento de 467% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a plataforma PayU. Foram 5 mil transações no período, e um ticket médio de R$ 753,70.
Nesse sentido, podemos observar que desenvolver campanhas de marketing digital trazem resultados: uma empresa que oferece descontos na Black Friday e não comunica para seu público certamente não alcançará resultados expressivos.