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Bio para Instagram: como ela afeta os resultados do seu negócio?

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
11 de novembro de 2021
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Bio

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As redes sociais vêm transformando a rotina e até mesmo os hábitos de muitas pessoas. Antes de comprar um produto, por exemplo, você costuma acompanhar o perfil nas redes sociais das empresas e verificar os comentários que os demais seguidores fazem nas publicações? Ou até mesmo o processo inverso, você adquire algum produto ou serviço a partir de publicações em redes sociais?

Esses dois exemplos que parecem genéricos demonstram a importância das redes sociais nas estratégias de venda da sua empresa. Muito mais do que conectar as pessoas com seus amigos, familiares e conhecidos, atualmente as mídias sociais representam um canal de vendas fundamental para empresas dos mais diferentes portes e setores de atuação. 

E a tendência é que as redes sociais cresçam cada vez mais enquanto canais de venda. Com o uso cada vez mais frequente, as plataformas das redes sociais têm desenvolvido soluções que oferecem possibilidades de vendas facilitadas tanto para os usuários quanto para as empresas que desejam fazer vendas pelas redes sociais.

O brasileiro passa, em média, 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, segundo a pesquisa Global Digital Overview 2021, feita pelo site We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite. Além disso, as vendas por e-commerce realizadas através de redes sociais saltaram de 22% para 34% em 2020.

Com usuários passando cada vez mais tempo nas redes sociais e realizando suas compras por meio delas, usar as mídias sociais nas suas estratégias de venda se torna bastante atrativo. E com mais de 110 milhões de usuários somente no Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas para vendas. 

E você sabe como garantir que o seu potencial cliente consiga fazer uma compra por meio do Instagram?

Uma das soluções mais recorrentes é a utilização da bio do Instagram. Neste artigo, você vai conhecer boas práticas para potencializar os resultados em vendas e alcançar os objetivos da sua empresa com uma bio estratégica no perfil do Instagram. Confira o artigo completo!

  1. O que é a bio para Instagram?
  2. Qual a importância da bio no Instagram?
  3. O que deve ter na bio para Instagram
  4. Além da bio: como o Marketing Digital contribui para seus resultados em vendas
  5. Exemplos de bio para se inspirar

O que é a bio para Instagram?

Com o objetivo de descrever seu perfil de maneira objetiva, a bio do Instagram é uma descrição objetiva do perfil, seja ele de uma empresa ou mesmo de uma personalidade. Ela  tem o limite de 150 caracteres e, por isso, tem a missão de convencer o usuário, em poucos segundos, a continuar navegando pelo perfil. 

Entre as informações que devem estar na bio, estão as principais como nome, interesses, dados de contato e links relacionados com a empresa. Além disso, é possível incluir diferentes recursos como hashtags, emojis, links para site da empresa e demais redes sociais, categoria da sua empresa, opções de contato como telefone e e-mail, além de botões de ação, que podem especificar o tipo de compra que o visitante pode fazer (como pedir refeição, fazer reserva etc.)

A bio pode fazer a diferença entre ganhar ou perder mais seguidores e clientes em potencial, e o efeito de primeira impressão do perfil – que é responsabilidade especialmente da bio -, faz toda a diferença nesse processo. Esse é apenas um dos aspectos relevantes da bio e que você vai entender com mais detalhes ao longo deste artigo. 

Qual a importância da bio no Instagram?

Desenvolver uma estratégia assertiva de vendas no Instagram é um processo complexo e que inclui diversos cuidados para a otimização dos seus resultados comerciais. A bio do Instagram é um elemento fundamental para sua estratégia e pode ser considerada um dos principais pontos de conversão dentro do perfil da sua empresa na rede social. 

Para entender mais sobre a importância da bio do Instagram, listamos 4 motivos para você garantir uma bio que resume as atividades da sua empresa e qual é o seu mercado de atuação. 

É o primeiro contato com o seu negócio

Ao acessar seu perfil no Instagram, o usuário consegue visualizar, já no primeiro momento, o nome da sua empresa, o segmento de mercado em que você atua, um breve resumo sobre a marca e o link que pode ter diferentes direcionamentos. É importante também, sempre ter um link na bio direcionando para o seu WhatsApp, ou até mesmo para a sua loja virtual facilitando a conversão do cliente em seu site de vendas. Crie seu link através de um bom gerador de link WhatsApp.

Com essas informações, o visitante já consegue entender a empresa, sua proposta e sua atuação. Esse contexto pode fazer toda a diferença na tomada de decisão do usuário: caso ele se interesse pela sua empresa, certamente ele vai continuar a navegação e acompanhar seu conteúdo. Caso contrário, haverá desinteresse e, consequentemente, esse usuário não vai manter o contato com a sua empresa, o que é negativo e vai refletir na redução das suas vendas. 

Pode converter visitantes em seguidores e, consequentemente, em clientes

Seja através de posts patrocinados ou orgânicos que tenham hashtags específicas, novos usuários podem acompanhar os conteúdos do seu perfil. Assim como citamos que a bio é o primeiro contato que um visitante tem com o seu perfil, ele é capaz de chamar a atenção do usuário. 

Dessa maneira, um visitante começa a seguir seu perfil e, depois da sua jornada no funil de vendas, ele pode se tornar um cliente ao tomar a decisão de consumir o produto ou serviço. Por isso, além de ser explicativa, a bio também precisa ser atrativa o suficiente para que o visitante opte por seguir sua conta no Instagram. 

Pode gerar tráfego para o seu negócio

Mesmo com a funcionalidade de e-commerce e lojas virtuais habilitadas no Instagram, é importante prever o tráfego no seu site dentro da sua estratégia de vendas online. Isso porque o tráfego de um site impacta diretamente nos seus resultados em vendas, já que mais pessoas podem acompanhar seus produtos e serviços no seu próprio domínio. 

Além disso, ter um site é uma maneira estratégica de garantir suas vendas online e diversificar seus canais. Em casos em que o Instagram esteja fora do ar, por exemplo, como já aconteceu em determinados momentos, sua empresa consegue dar sequência às vendas através do seu site. De qualquer maneira, sua empresa pode facilitar o trânsito entre um canal e outro, garantindo que o usuário tenha fácil acesso a todos eles e possa fazer a compra naquele que for sua melhor opção. 

Melhora a otimização do seu perfil

Muitos usuários fazem pesquisas no Instagram assim como são feitas em buscadores como o Google. E assim como nas buscas orgânicas, é preciso estar atento às otimizações necessárias para aparecer nas primeiras posições dentro do Instagram. 

Entre os critérios utilizados para a otimização dos resultados de busca está o uso de palavras-chave, incluindo na sua bio. Mas lembre-se: é importante ter palavras-chave na bio, mas ela deve ser construída para o usuário, ou seja, deve ser amigável e explicativa para os visitantes do seu perfil. 

O que deve ter na bio para Instagram

Mesmo com apenas 150 caracteres, criar a bio do Instagram ainda é um desafio para muitas empresas. Isso porque é importante causar uma primeira impressão positiva para o usuário que visita o seu perfil no Instagram, além de garantir que a sua conta esteja otimizada para o mecanismo de busca da rede social. 

Independentemente da área de atuação da sua empresa, existem elementos que precisam ser previstos na bio do seu perfil, para que assim ela seja estrategicamente criada e cumpra plenamente com os seus objetivos. 

São eles:

Apresentação do seu negócio

Perfis otimizados no Instagram costumam ter uma descrição resumida sobre o perfil da empresa. Para isso, descreva seu negócio com palavras e termos que caracterizam seu perfil, como o produto ou serviço oferecido, ou mesmo o slogan ou frase característica da sua empresa. 

Palavras-chave

Como já citamos, as palavras-chave são fundamentais para o buscador do Instagram identificar seu perfil e entregá-lo nas primeiras posições para aqueles que estejam pesquisando por termos específicos e que estejam relacionados com o seu negócio. Garanta que os termos mais estratégicos da sua empresa estejam na bio, mas lembre-se de criar o conteúdo otimizado para o usuário, e não tente “enganar” o algoritmo apenas repetindo as palavras. 

Informações para contato

Seja por meio de e-mail, telefone ou até mesmo WhatsApp, os meios de comunicação disponíveis para seus potenciais clientes e consumidores devem estar facilmente acessíveis na bio do Instagram. É importante ter diferentes possibilidades de canais de contato porque isso impacta diretamente na experiência do usuário: ele pode selecionar qual é o melhor meio de comunicação e assim garantir um contato mais eficiente com o seu negócio. 

Além disso, se a sua empresa atende em um local físico, como uma loja ou ponto de venda, pode-se incluir o seu endereço na bio do Instagram. Em perfis corporativos é possível, inclusive, criar um endereço clicável. Quando o usuário clicar no link, ele pode abrir o endereço em aplicativos de GPS, como Google Maps, o que representa uma excelente oportunidade de tornar seus visitantes em potenciais clientes que irão até o espaço físico da sua empresa. 

Call to Action (CTA)

Utilizados em diferentes frentes de Marketing Digital, o Call to Action (CTA) é a chamada para ação, ou seja, qual é o movimento que você deseja que o usuário realize. Ele pode ser baixar um material, acessar um site, entrar em contato por meio do WhatsApp, entre tantas outras possibilidades. 

Esse elemento pode ser ajustado de acordo com a sua estratégia principal. Caso você esteja em uma campanha de venda, por exemplo, o CTA da sua bio pode ser o contato do seu time comercial, que está disponível para tirar eventuais dúvidas. Agora se a sua ação envolver a divulgação de um material como um ebook, o CTA pode ser o de fazer o download. 

Links

A bio é, por enquanto, o único local fixo e permanente em que você pode incluir um link no seu perfil no Instagram. Por isso, a bio representa uma boa oportunidade para sua estratégia de marketing na rede social, já que é possível direcionar o usuário para páginas externas ao Instagram, como o seu site, por exemplo. 

Destaques

Para prolongar a vida útil dos stories que são compartilhados por 24h, o Instagram criou o recurso de destaques. Com eles, é possível agrupar histórias em categorias, o que torna o visual da rede social mais atrativo e facilita para que visitantes do seu perfil consigam acompanhar os conteúdos previamente compartilhados.

Por ocuparem uma posição de bastante destaque no Instagram, logo abaixo da biografia de cada perfil, os destaques são um importante fator para chamar a atenção de novos visitantes. Por isso, garanta que o conteúdo que esteja ali faça sentido para novos visitantes, com informações atualizadas do seu negócio e que sirvam como uma verdadeira vitrine para seus novos seguidores e potenciais clientes. 

Além da bio: como o Marketing Digital contribui para seus resultados em vendas

Agora que você conheceu os elementos importantes na construção de uma bio estratégica no Instagram, é importante destacar que apenas isso não trará resultados em vendas: os resultados surgem por meio de Marketing Digital que deve ser desenvolvido de maneira estratégica. 

Isso significa que todo e qualquer conteúdo criado e distribuído pela sua marca precisa cumprir com um objetivo prévio e deve fazer sentido para o seu cliente em potencial: sempre crie seu conteúdo pela perspectiva do seu lead e desenvolva suas ações para atender às necessidades e demandas do usuário que pode ser seu cliente no futuro. 

Esse é um passo fundamental para a consolidação de uma estratégia sólida de Marketing Digital. Além disso, é muito importante que você tenha o apoio de profissionais da área, que saibam desenvolver conteúdos tecnicamente assertivos e que possam ser encontrados pela audiência que o seu negócio precisa. 

Para isso, você pode desenvolver uma área de comunicação na sua empresa ou até mesmo contar com uma agência especializada em marketing de conteúdo. Afinal, não é só sobre criar uma bio no Instagram, e sim elaborar aquilo que o seu cliente precisa e busca, entregando conteúdos relevantes e nos formatos adequados – o que vai contribuir para uma experiência cada vez mais positiva e que, no final, refletirá nos seus resultados de vendas.

Entenda o que seu público procura

Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, sua empresa precisa estabelecer uma comunicação empática e que agregue valor para seu cliente em potencial. Esse fator pode se tornar um grande diferencial na tomada de decisão do consumidor ao optar por sua ou qualquer outra empresa.

Para isso, entenda quais são os canais que o seu potencial cliente mais acompanha, quais são os problemas a serem resolvidos, como ele interpreta seu negócio. Para conseguir essas respostas, nada melhor do que ouvir seus consumidores: seja acompanhando o que estão dizendo sobre sua empresa nas redes sociais, em feedbacks ao longo do processo de compra ou mesmo com entrevistas formalizadas, é fundamental entender a visão deles. 

Produza conteúdos relevantes

Gerar conteúdo de valor para os usuários e, com as estratégias adequadas, transformar um visitante do seu site ou rede social em um comprador do seu produto ou serviço. Essa é a essência do marketing de conteúdo. É construir conteúdos relevantes para as pessoas que têm um problema real, buscam a solução e que ainda não conhecem sua empresa como resposta para essa dor inicial.

E a grande vantagem de convidar o seu potencial cliente para essa jornada de conteúdo é que ele está conectado. E isso faz muita diferença na hora de vender: um levantamento da Ironpaper diz que 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. Agora imagine o potencial de venda quando o argumento é utilizado em conteúdos relevantes para sua audiência!

Exemplos de bio para se inspirar

Fazer benchmarking é uma ótima prática para entender os pontos fortes de outras empresas e verificar o que faz sentido para sua realidade e a sua audiência. Por isso, separamos alguns perfis de negócios que estão ativos no Instagram e que têm pontos fortes que podem ser aplicados no seu perfil. Confira:

Americanas

Uma das principais empresas do varejo brasileiro, as Americanas têm mais de 6 milhões de seguidores no Instagram. A bio da empresa é bastante dinâmica, já que usa referências diretas das campanhas que estão ativas. 

Para fortalecer as marcas e slogans, o perfil também conta com referências combinadas com as chamadas para a campanha atual. A bio tem o link do site em evidência, além do Call to Action em um botão de “ver loja”. 

Clique aqui para ver o perfil no Instagram das Americanas

Nubank

Assim como as Americanas, o Nubank atualiza sua bio de acordo com a campanha ativa. O perfil conta com o recurso do Link Tree, ou seja, árvore de links que organiza uma série de páginas em botões, que estão localizados em um único link. 

A marca também explora os ícones dos destaques: eles são padronizados e estão de acordo com a identidade da empresa, usando o roxo em todos os seus elementos visuais. 

Clique aqui para ver o perfil no Instagram do Nubank

Méliuz

O Méliuz traz a descrição do seu produto na bio do Instagram, além de uma hashtag criada pela marca e emojis para a facilitação da leitura. Além disso, a Méliuz também utiliza um Link Tree para organizar suas páginas de destino e, entre elas, estão os perfis em outras redes sociais, que permite que o usuário transite entre diversos canais da empresa. 

Clique aqui para ver o perfil no Instagram do Méliuz

Darkside Books

Explorando elementos institucionais, a DarkSide Books se apresenta tanto como seu setor de atuação quanto uma apresentação relacionada com o tom de voz da marca.  

Com ícones padronizados, os destaques têm capas harmônicas e que facilitam a navegação de novos usuários e seguidores do perfil, além do uso de emojis nos textos da bio.

Clique aqui para ver o perfil no Instagram do Darkside Books

Adidas

Com uma apresentação mais institucional, a bio do perfil da Adidas no Instagram tem a frase que representa o propósito da marca. Mesmo com essa característica mais inspiracional, a bio também conta com o link do site oficial da marca, direcionando para a página inicial. Além do botão de “ver loja”, a bio da Adidas oferece a possibilidade do contato via e-mail, que está sinalizado em um botão. 

Clique aqui para ver o perfil no Instagram da Adidas

PicPay

O PicPay utiliza frases curtas e que descrevem o produto com bastante objetividade. Para trazer mais dinamicidade para a bio, a marca utiliza emojis para cada uma das linhas utilizadas na bio, que estão diretamente relacionados com os conteúdos seguintes, o que torna a leitura ainda mais escaneável. 

Clique aqui para ver o perfil no Instagram do Nubank

KaBum!

Com uma descrição mais técnica da empresa, a KaBum! se posiciona dessa maneira na sua bio do Instagram. O perfil ainda conta com um link que reúne diversos outros, com destaque para a página de ofertas do dia. 

Além do botão de “ver loja” facilitando a tomada de decisão do visitante, o perfil conta com destaques específicos de stories de clientes. Isso é um recurso bastante interessante como gatilho mental de prova social, ou seja, as pessoas se sentem mais seguras ao comprar com a marca ao ver que os clientes tiveram uma boa experiência. 

Clique aqui para ver o perfil no Instagram do KaBum

Gostou de conhecer mais sobre a bio do Instagram e a importância que ela representa para o seu negócio? Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar nos comentários abaixo.

Tags: bio para instagrammarketing digital
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