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Biblioteca de Anúncios: entenda a estratégia dos seus concorrentes

Redação 3MIND Content by Redação 3MIND Content
28 de fevereiro de 2022
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Biblioteca de Anúncios

Biblioteca de Anúncios

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Acompanhar o que a concorrência está fazendo é uma estratégia que pode trazer resultados positivos para o seu negócio. Em se tratando de marketing digital, a biblioteca de anúncios do Facebook é uma das ferramentas que pode lhe ajudar na hora de monitorar seus concorrentes. Isso porque ela permite que você conheça todos os anúncios que estão em veiculação nos aplicativos e serviços do Facebook e do Instagram. Assim, você fica a par de todas as campanhas e anúncios dos seus concorrentes e consegue otimizar a sua própria estratégia.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a biblioteca de anúncios e ao chegar ao final dele, você estará pronto para começar a usar essa ferramenta a seu favor.

  1. O que é a biblioteca de anúncios
  2. O que dá pra ver na biblioteca de anúncios?
  3. Por que acompanhar os anúncios da concorrência?
  4. Encontrando anúncios

O que é a biblioteca de anúncios

A biblioteca de anúncios do Facebook é uma plataforma que reúne todas as campanhas veiculadas dentro do Facebook Ads. A ferramenta pode ser acessada por qualquer pessoa, mesmo que não seja usuário de nenhuma dessas redes sociais.

A biblioteca de anúncios foi criada depois de diversas polêmicas envolvendo o uso indevido de dados dos usuários nas eleições de 2016, nos Estados Unidos. Desde então, informações como a data de criação da página, o histórico de nomes, o país dos administradores, bem como se a página foi incorporada a outra estão disponíveis. Tudo isso para dar mais transparência e evitar “pessoas malintencionadas”, segundo o próprio Facebook.

O que dá pra ver na biblioteca de anúncios?

Em resumo, a biblioteca de anúncios lhe permite encontrar todos os anúncios ativos no Facebook. Ao pesquisar pelo nome da marca que você deseja monitorar, você tem acesso à informações como:

  • data de início da veiculação do anúncio;
  • as diferentes versões de anúncios dinâmicos;
  • as plataformas em que o anúncio é veiculado;
  • os criativos do anúncio (textos, imagens, links).

São informações básicas da estrutura das campanhas que lhe possibilitam entender o caminho que o cliente de determinada empresa fará ao clicar na publicação patrocinada.

Mas o Facebook não entrega todo o ouro. Informações como segmentação, ou seja, para qual público aquela campanha foi criada, não estão disponíveis. Vale destacar que quando se trata de anúncios relacionados a temas sociais, eleições e política, a plataforma também revela o quanto foi investido no impulsionamento.

Por que acompanhar os anúncios da concorrência?

Mesmo que nem todas as informações sobre os anúncios da concorrência estejam disponíveis, vale a pena acessar a plataforma. Vamos explicar melhor.

Encontrar referência

A biblioteca de anúncios do Facebook é uma ótima ferramenta para encontrar referências. Já falamos, mas vale repetir. A plataforma fornece informações sobre o tempo que um anúncio está no ar, por exemplo. Isso pode ajudar na hora de entender que produtos estão vendendo mais.

Entender como os concorrentes se posicionam

Conhecer o formato dos anúncios, o tom da voz da marca, a tipografia e o formato do anúncio é uma forma de entender como seus concorrentes se posicionam perante seu público. Analisando essas variáveis, é possível identificar qual é o público-alvo da concorrência, por exemplo.

Planejar as próximas campanhas de anúncios

Com as referências que a biblioteca de anúncios lhe oferece, você pode planejar melhor suas campanhas. Use as referências criativas da concorrência e de marcas que inspiram o seu negócio para pensar melhor sobre cada anúncio que você pretende colocar no ar. Com certeza, isso vai ampliar a assertividade das suas campanhas.

Identificar CTAs que engajam mais

O call to action (CTA) é um aspecto fundamental da estratégia de marketing digital de todo empreendedor que está no Facebook. Definir o melhor CTA para o seu anúncio é uma tarefa que exige esforço. E a biblioteca de anúncios é uma ótima opção para aumentar a eficiência dos seus CTAs. Verifique o formato, os gatilhos utilizados e como as chamadas estão alocadas nos anúncios e se inspire nos anúncios que estão mais tempo no ar.

Extrair feedback dos consumidores

Acessando a biblioteca de anúncios do Facebook você consegue visualizar o post completo. Com isso, é possível ver quantas curtidas aquela campanha já conquistou. Isso é fundamental para entender quais anúncios do seu concorrente tiveram sucesso. É um feedback importante para levar em consideração na hora de planejar as suas campanhas.

Desenvolver novas técnicas de copywriting

Quando se trata de criar uma campanha de sucesso no Facebook, você deve utilizar imagens de qualidade. Isso é um entendimento comum. Mas o texto também precisa ser levado em consideração. Um copywriting bem feito faz toda a diferença. Na biblioteca de anúncios você consegue analisar as técnicas aplicadas pelos seus concorrentes. Compreender como outras marcas estão se comunicando pode fazer a diferença na hora que sua campanha for para o ar.

Encontrando anúncios

Utilizar a biblioteca de anúncios do Facebook não é uma tarefa complicada. Mas vamos dar algumas dicas para lhe ajudar nessa tarefa.

Como pesquisar na biblioteca de anúncios?

Todos os anúncios publicados nos produtos do Facebook estão disponíveis na biblioteca de anúncios. Basta acessar o link https://www.facebook.com/ads/library.

Você pode pesquisar por todos os anúncios disponíveis em um país, procurar pela página da marca ou empresa que deseja analisar ou até mesmo por uma palavra-chave.

Quem pode pesquisar na biblioteca de anúncios?

Qualquer pessoa pode pesquisar na biblioteca de anúncios do Facebook, mesmo não sendo usuário de nenhuma das redes sociais do grupo. Agora, se você quiser denunciar alguma publicação irregular deverá ter uma conta ativa.

Categorias de pesquisa na biblioteca de anúncios

A biblioteca de anúncios é dividida em duas categorias, basicamente. São elas: geral e temas sociais, eleições e política. O que difere uma da outra é a quantidade de informações oferecidas sobre as campanhas. Quando se trata de temas relacionados a eleição e política, você tem acesso ao valor investido em cada campanha. O que não acontece na categoria geral.

Indiscutivelmente, a biblioteca de anúncios do Facebook é uma plataforma estratégica para quem utiliza os produtos do Facebook como parte da sua estratégia de marketing digital. Mas, só ela sozinha não dá conta do recado. Além de analisar o que a concorrência está fazendo, sugerimos estudar o tema, sempre. Afinal, os algoritmos de Mark Zuckerberg estão sempre mudando e o que dá certo hoje, amanhã já não funciona mais. O negócio é estar sempre de olho. 

Tags: biblioteca de anúnciose-commercefacebookfacebook adsfacebook businessfacebook business managerInstagrammarketing digitaltráfego pago
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